A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

MULTIPLICANDO A EDUCAÇÃO PARA O CONSUMO ATRAVÉS DA TECNOLOGIA Programa de educação para a prática do consumo consciente e defesa dos direitos do consumidor.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "MULTIPLICANDO A EDUCAÇÃO PARA O CONSUMO ATRAVÉS DA TECNOLOGIA Programa de educação para a prática do consumo consciente e defesa dos direitos do consumidor."— Transcrição da apresentação:

1 MULTIPLICANDO A EDUCAÇÃO PARA O CONSUMO ATRAVÉS DA TECNOLOGIA Programa de educação para a prática do consumo consciente e defesa dos direitos do consumidor Liliane Fonseca Promotora de Justiça Coordenadora do CAOP-Consumidor (MPPE)

2 ESCOLA & MPPE Programa de educação para a prática do consumo consciente e defesa dos direitos do consumidor. PÚBLICO-ALVO: Crianças, adolescentes, professores e gestores da rede pública de educação. PERÍODO DE REALIZAÇÃO: Setembro de 2011 a dezembro de ÁREA DE ABRANGÊNCIA: Pernambuco, com foco prioritário em Recife e RMR. Programa de educação para a prática do consumo consciente e defesa dos direitos do consumidor (CAOP-Consumidor/MPPE)

3 OBJETIVO: Preparar os jovens para o exercício de sua cidadania através do consumo consciente, abrangendo conhecimento de direitos e órgãos de defesa, assim como implicações sociais inerentes à decisão de consumo. OBJETIVOS ESPECÍFICOS: Estimular o uso da tecnologia na educação; Levar educação para o consumo às escolas; Promover discussão sobre o consumismo e suas consequências ambientais e sociológicas; Divulgar órgãos de defesa do consumidor, Formar multiplicadores de informação; Fortalecer comunidades mais desfavorecidas; Divulgar a cartilha (impressa e digital) e o jogo eletrônico A escolha certa. Programa de educação para a prática do consumo consciente e defesa dos direitos do consumidor (CAOP-Consumidor/MPPE)

4 VERTENTES DE ATUAÇÃO: 1.ESCOLA NO MPPE Eventos com alunos de escolas públicas no Ministério Público de Pernambuco, com o objetivo de conhecerem a instituição e sua atuação em defesa do consumidor, assim como a cartilha e o jogo eletrônico A Escolha Certa, os quais visam à educação para o consumo. O evento prevê ainda dinâmicas pedagógicas e veiculação de vídeo sobre o capitalismo e o consumo A história das coisas. Programa de educação para a prática do consumo consciente e defesa dos direitos do consumidor (CAOP-Consumidor/MPPE)

5 2. TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO 2.1 Veiculação de banner, linkado à cartilha e game A escolha certa, nos computadores dos laboratórios das escolas municipais do Recife, assim como sensibilização dos profissionais da área de Tecnologia na Educação para que desenvolvam dinâmicas educativas utilizando o jogo eletrônico. 2.2 Veiculação do banner no portal dos professores da rede municipal de educação (educar.recife.pe.gov.br). 2.3 Veiculação de banner no site da SEDUC assim como nos sites das escolas do Estado. Programa de educação para a prática do consumo consciente e defesa dos direitos do consumidor (CAOP-Consumidor/MPPE)

6 3. MULTIPLICANDO EDUCAÇÃO 3.1 O Promotor de Justiça de cada comarca em Pernambuco receberá cópia do Programa ESCOLA & MPPE junto a um KIT DE APOIO, o qual servirá como instrumento de mobilização de educadores dos seus municípios de atuação. 3.2 Os Promotores de Justiça poderão proferir palestras na comunidade e escola sobre o consumo consciente e defesa dos direitos do consumidor. 3.3 Os Promotores de Justiça poderão ainda desenvolver em suas comarcas a vertente 1 deste Programa: Escola no MPPE. Programa de educação para a prática do consumo consciente e defesa dos direitos do consumidor (CAOP-Consumidor/MPPE)

7 4. CONSUMO EM SALA DE AULA 4.1 Palestras do MPPE nas escolas e em eventos de educação, juntamente com a exposição de material através de stands. 4.2 Distribuição de cartilhas para as bibliotecas das escolas municipais do Recife e sensibilização dos mediadores de leitura do Programa Manuel Bandeira. 4.3 Distribuição de cartilhas nas bibliotecas de escolas estaduais. 4.4 Inserção da pauta "Educação para o Consumo" como temática para projetos trimestrais de escolas municipais. Programa de educação para a prática do consumo consciente e defesa dos direitos do consumidor (CAOP-Consumidor/MPPE)

8 5. ESQUETES TEATRAIS 5.1 Criação e desenvolvimento de 30 esquetes teatrais, como forma de educar o consumidor através de meios lúdicos. As apresentações deverão ocorrer em locais de grande concentração de público, principais vias públicas, centros comerciais, shoppings, galerias e escolas. Programa de educação para a prática do consumo consciente e defesa dos direitos do consumidor (CAOP-Consumidor/MPPE)

9 6. ESCOLA ABERTA 6.1 Capacitação dos oficineiros do Programa Escola Aberta, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Lazer. O Programa consiste na abertura das escolas durante os finais de semana para que a comunidade e alunos participem de esquetes teatrais e oficinas nas áreas de Formação Educativa Complementar, Esporte e Lazer, Geração de Renda e Cultura e Arte. As escolas que adotarem a temática deverão receber cartilhas, folders, cartazes e banners. Programa de educação para a prática do consumo consciente e defesa dos direitos do consumidor (CAOP-Consumidor/MPPE)

10 MULTIPLICANDO A EDUCAÇÃO PARA O CONSUMO ATRAVÉS DA TECNOLOGIA A mente que se abre a uma nova ideia jamais voltará ao seu tamanho original. Albert Einstein Obrigada!!! Liliane Fonseca Promotora de Justiça Coordenadora do CAOP-Consumidor (MPPE)


Carregar ppt "MULTIPLICANDO A EDUCAÇÃO PARA O CONSUMO ATRAVÉS DA TECNOLOGIA Programa de educação para a prática do consumo consciente e defesa dos direitos do consumidor."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google