A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DO DISTRITO FEDERAL NÚCLEO DE PROJETOS ESPECIAIS PROGRAMA ELEITOR DO FUTURO CIDADANIA: QUANTO MAIS CEDO, MELHOR!

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DO DISTRITO FEDERAL NÚCLEO DE PROJETOS ESPECIAIS PROGRAMA ELEITOR DO FUTURO CIDADANIA: QUANTO MAIS CEDO, MELHOR!"— Transcrição da apresentação:

1 TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DO DISTRITO FEDERAL NÚCLEO DE PROJETOS ESPECIAIS PROGRAMA ELEITOR DO FUTURO CIDADANIA: QUANTO MAIS CEDO, MELHOR!

2 TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DO DISTRITO FEDERAL O Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal ciente de seu papel constitucional de defender a Democracia e o Estado de Direito, implantou o Programa Eleitor do Futuro, idealizado pelo Ministro Sálvio de Figueiredo, quando Corregedor do Tribunal Superior Eleitoral.

3 TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DO DISTRITO FEDERAL LEGISLAÇÃO Constituição Federal, Título I, art. 1º, II: elenca como princípio fundamental a Cidadania. Constituição Federal, Título I, Capítulo IV: trata dos Direitos Políticos Estatuto da Criança e do Adolescente(ECA), Art. 3º: criança e Adolescente gozam de todos Direitos Fundamentais inerentes à pessoa humana em condições de liberdade e dignidade ECA, art. 16, VI: reafirma que a criança e o adolescente tem o direito de participar da vida política. Lei 8.069/90, art. 53, Caput: toda criança e adolescente tem direito a educação visando ao pleno desenvolvimento de sua pessoa, preparo para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho.

4 TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DO DISTRITO FEDERAL IDENTIFICAÇÃO DO PROBLEMA Tanto nos cursos de ensino médio quanto no de nível superior, não há cadeira específica que trate do Direito Eleitoral ou mesmo trace rudimentos sobre o voto e suas conseqüências. Conclui-se que há uma lacuna a ser preenchida pelo Programa Eleitor do Futuro e que vem a ser o preparo destes pequenos cidadãos para o pleno exercício da cidadania, e conseqüentemente,do exercício do voto.

5 TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DO DISTRITO FEDERAL OBJETIVO Despertar e resgatar a Cidadania, através de aulas sobre o processo eleitoral, seus atores e o exercício do voto às crianças e adolescentes compreendidos na faixa etária de 10 a 15 anos que estejam freqüentando a rede escolar de ensino; Conscientizar e preparar politicamente aqueles que irão participar das decisões políticas fundamentais do país, num futuro próximo, utilizando-se inclusive das novas tecnologias introduzidas pela Justiça Eleitoral Brasileira, como a urna eletrônica e expedição de título; Ampliar, capacitar e mobilizar os jovens alcançados neste Programa, para um despertar ao exercício consciente e livre do voto.

6 TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DO DISTRITO FEDERAL META Atendimento a pelo menos uma escola em cada Zona Eleitoral, abrangendo dessa forma, todo o Distrito Federal.

7 TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DO DISTRITO FEDERAL Cada Escola cadastrada no Programa Eleitor do Futuro no Distrito Federal, elaborou um Projeto Pedagógico interdisciplinar, abordando os Partidos de Políticas Públicas com seus temas: Partido Vida e Saúde – Drogas na adolescência; Partido Liberdade, Respeito e Dignidade - Sexo na Adolescência e Exploração Sexual Infantil; Partido Esporte e Lazer - A importância do Esporte como fator de inclusão social; Partido Segurança Pública e Combate à Violência - Violência Doméstica; Partido Educação, Profissionalização e Cultura - Trabalho Infantil.

8 TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DO DISTRITO FEDERAL Os alunos se organizaram e desenvolveram atividades de acordo com o Projeto Pedagógico elaborado por sua escola.

9 TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DO DISTRITO FEDERAL

10 Uma semana antes da eleição dos Partidos de Políticas Públicas os alunos-mesários e os professores - presidentes da mesa, receberam treinamento dado pelo TRE-DF, para se prepararem para o dia da eleição.

11 TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DO DISTRITO FEDERAL Os alunos escolheram a política pública mais pertinente a sua comunidade, por meio da eleição utilizando a urna eletrônica parametrizada. O Partido vencedor foi o do Esporte e do Lazer.

12 TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DO DISTRITO FEDERAL Demonstração de Urna

13 TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DO DISTRITO FEDERAL Justiça Eleitoral Volante

14 TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DO DISTRITO FEDERAL Comparativo de Alistamento

15 TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DO DISTRITO FEDERAL NÚCLEO DE PROJETOS ESPECIAIS PROGRAMA ELEITOR DO FUTURO TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DO DISTRITO FEDERAL NÚCLEO DE PROJETOS ESPECIAIS PROGRAMA ELEITOR DO FUTURO Coordenador: Juiz Renato Rodovalho Scussel Titular Vara da Infância e Juventude Equipe: Gisela Rocha de Seixas Fabíola Lima Ferreira das Neves Alessandra da Rocha Silva


Carregar ppt "TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DO DISTRITO FEDERAL NÚCLEO DE PROJETOS ESPECIAIS PROGRAMA ELEITOR DO FUTURO CIDADANIA: QUANTO MAIS CEDO, MELHOR!"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google