A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SAÚDE E PREVENÇÃO NAS ESCOLAS – UMA ABORDAGEM HUMANÍSTICA ARAGUAÍNA, 27 E 28 DE AGOSTO DE 2009.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SAÚDE E PREVENÇÃO NAS ESCOLAS – UMA ABORDAGEM HUMANÍSTICA ARAGUAÍNA, 27 E 28 DE AGOSTO DE 2009."— Transcrição da apresentação:

1 SAÚDE E PREVENÇÃO NAS ESCOLAS – UMA ABORDAGEM HUMANÍSTICA ARAGUAÍNA, 27 E 28 DE AGOSTO DE 2009

2 O Projeto Saúde e Prevenção nas Escolas, foi lançado em 2003 e tem por objetivo reduzir a VULNERABILIDADE e PROMOVER A SAÚDE dos jovens e adolescentes às DSTS, à infecção pelo HIV, à AIDS, à gravidez precoce ao uso de DROGAS. O projeto foi pensado como resposta a estudos que mostraram que a população com a faixa etária de 13 a 19 de anos mostraram maior exposição aos problemas.

3 OBJETIVOS ESPECÍFICOS Realizar ações de promoção da saúde sexual e da saúde reprodutiva de adolescentes e jovens, articulando os setores da saúde e educação; Contribuir para a redução da infecção pelo HIV/AIDS e das demais DSTS e os índices de evasão, repetência e fracasso escolar provocados pelo uso de DROGAS e gravidez precoce na população de 10 a 19 anos; Apoiar as diferentes iniciativas que trabalham com a promoção da Saúde e prevenção nas escolas;

4 Instituir a cultura da PREVENÇÃO NAS ESCOLAS; Fomentar a participação de Jovens e Adolescentes nos espaços de formulação e execução de políticas públicas e ações de prevenção das DSTS/AIDS e do uso nocivo de DROGAS.

5 A Escola tem autonomia para trabalhar temáticas que promovam a Saúde dos alunos e que trabalhe com foco na prevenção; Sugestões de Temáticas : Dengue, Calazar, Diabetes, Bulimia, Anorexia, Vigorexia, Atividades físicas para a promoção da Saúde,etc. As temáticas podem ser trabalhadas de acordo com a necessidade da escola.

6 CRONOGRAMA DE AÇÕESSETEMBRO A DEZEMBRO SETEMBRO E OUTUBRO Realizar duas (02) ações com a temática DROGAS, utilizando o material de apoio VIVER DE CARA LIMPA, material fornecido pela SEDUC, bem como outros materiais. As ações podem ser: palestras, leitura de textos, filmes, peças teatrais, entre outros, desde que haja a participação ativa dos alunos, ou seja, é preciso que tenha atividades após cada ação desenvolvida para que haja a reflexão do assunto abordado. Professores Responsáveis: Ciências /Biologia, Historia e Educação Física. Lembramos que, os temas do SPE são TEMAS TRANSVERSAIS e devem e podem ser trabalhados por qualquer disciplina.

7 NOVEMBRO E DEZEMBRO Realizar 02( duas ) ações com as temáticas GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA e 02( duas ) ações com a temática DST/AIDS. Orientamos que a temática DST/ AIDS seja trabalhado em Dezembro já participando do dia 1º de Dezembro – dia mundial de combate a AIDS;

8 As oficinas contidas no material de apoio recebido pela escola pode e deve ser consultada. As oficinas sugeridas são de fácil aplicação. Lembramos que o suporte deverá fazer uma reunião com a comunidade escolar e apresentar o projeto na semana de 31 de agosto a 4 de setembro e repassar as informações para que a escola participe. Saliente a importância do projeto para sua comunidade escolar e defina as temáticas mais pertinentes a serem trabalhadas. Sugerimos que o foco seja DROGAS, GRAVIDEZ e DST/AIDS. Deverá ser entregue a ASSESSORIA DE CURRICULO, um cronograma com as atividades a serem realizadas nos meses de SETEMBRO A DEZEMBRO. Esse cronograma deverá ser feito pela comunidade escolar após a reunião e enviado à DRE na semana de 08 de setembro a 11 de setembro, podendo ser entregue à coordenação com MARLENE OU JOELMA. Aproveitem a vinda dos diretores e professores à CONAE para enviar. Esse cronograma deve ser enviado para que técnicos da DRE e SEDUC agendem o acompanhamento.

9 Na semana de 03 a 06 de novembro, deverá ser enviado um relatório sobre as atividades do SPE desenvolvidas nos meses de setembro e outubro. E no período de 14 a 18 de dezembro, o relatório das atividades realizadas em novembro e dezembro. Qualquer orientação necessária e apoio, estamos dispostos a colaborar. Contatos: Jefferson Luz – Assessor de Educação Física Raniéri Leal – Assessor de Ciências / Biologia


Carregar ppt "SAÚDE E PREVENÇÃO NAS ESCOLAS – UMA ABORDAGEM HUMANÍSTICA ARAGUAÍNA, 27 E 28 DE AGOSTO DE 2009."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google