A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Projeto Saúde e Prevenção nas Escolas Públicas Municipais - SPE Rio Grande - RS.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Projeto Saúde e Prevenção nas Escolas Públicas Municipais - SPE Rio Grande - RS."— Transcrição da apresentação:

1 Projeto Saúde e Prevenção nas Escolas Públicas Municipais - SPE Rio Grande - RS

2 Instituições Executoras SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE- SMS Coordenação Municipal de DST/AIDS SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA - SMEC Unidade Pedagógica FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE – FURG Departamento de Enfermagem Departamento de Educação e Ciências do Comportamento GRUPO DE APOIO E PREVENÇÃO À AIDS - GAPA - RIO GRANDE

3 Um pouco da nossa história...

4 Orientação sexual na escola desde 1992

5 1998 Capacitação de professoras(es) universitárias(os) para a prevenção de DST/AIDS Promoção: CM DST/AIDS e Secretaria Estadual de Saúde

6 1998 Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) Temas transversais Temas transversais – educação comprometida com a construção da cidadania Ética Pluralidade cultural Meio ambiente Saúde Orientação sexual Trabalho e consumo

7 Formação de professoras(es) da rede estadual: FURG/ Secretaria Estadual de Educação

8 : Terceiro Milênio Sexualidade e Cidadania: uma questão curricular SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE- SMS Coordenação Municipal de DST/AIDS SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA - SMEC Unidade Pedagógica FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE – FURG Departamento de Enfermagem Departamento de Educação e Ciências do Comportamento GRUPO DE APOIO E PREVENÇÃO À AIDS - GAPA - RIO GRANDE

9 1999: Primeira Etapa Capacitação de 72 professoras(es) de 32 escolas públicas municipais para elaboração e operacionalização de projetos de orientação sexual em seus ambientes de trabalho. Discussões acerca de alternativas para o envolvimento de toda a comunidade escolar, pois sabia-se que somente com esse comprometimento os projetos poderiam ter êxito. Metodologia: como elaborar projeto, palestras, oficinas, vídeos, teatro,... Carga horária total 204 horas de atividades Cada escola desenhou seu projeto para ser executado no ano seguinte, de acordo com sua realidade.

10

11

12 2000:Segunda Etapa Execução dos projetos nas escolas, com supervisão e apoio das instituições parceiras e das coordenadoras. Encerramento do projeto: divulgação das atividades realizadas em cada escola, apresentação de pôsteres, peças teatrais, dança, música,... Local: Largo Dr. Pio, 1º de dezembro.

13

14

15

16

17

18 APAE

19

20 Seminários de prevenção de DST/AIDS Seminários Corpo, Gênero e Sexualidade Concurso de desenho Atividades de formação continuada com as(os) professoras(es). Atividades das(os) professoras(es) nas escolas(as): representantes assumiram o compromisso de manter vivo esse tema transversal no currículo de suas escolas. Algumas conseguiram e mantêm até hoje...

21

22

23

24

25 Grupo de Pesquisa Sexualidade e Escola – FURG - DECCC

26

27

28

29

30

31

32

33

34

35 2006: Saúde e Prevenção nas Escolas – atitude para curtir a vida. Capacitação realizada em Porto Alegre. Reorganização da equipe para implantar o projeto no município do Rio Grande. Nomeação do Grupo Gestor Municipal.

36 2007 Execução do SPE: nova estratégia escolha de uma escola piloto E.M.E.F. Dr. Rui Poêster Peixoto Comunidade escolar Concurso municipal de redação sobre prevenção de DSTs/AIDS.

37 Objetivo Geral Desenvolver ações que promovam um processo de viver saudável para as(os) estudantes das escolas, problematizando temáticas relativas a gênero, educação sexual, direitos sexuais e reprodutivos, saúde sexual e reprodutiva, com foco na prevenção da gravidez precoce, das DST's/HIV/AIDS e do uso de drogas, por meio de abordagens transdisciplinares.

38 Objetivos Específicos Identificar os anseios e dúvidas de crianças e adolescentes, no que se refere ao processo de adolescer saudável, do ponto de vista bio-psicossocial. Problematizar questões referentes ao cuidado de si, incitando-lhes à responsabilidade pelas escolhas presentes e futuras. Delinear e desenvolver estratégias metodológicas, com caráter participativo, para trabalhar as temáticas propostas por adolescentes ou sugeridos pelos integrantes do projeto. Refletir sobre as representações de sexualidade. Esclarecer a respeito das DSTs, hepatites, HIV, AIDS, drogas e gravidez não planejada.

39 Problematizar o sentido de sexualidade, percebendo-a não apenas como uma essência manifesta pelos processos biológicos do corpo. Discutir a sexualidade como uma construção histórica, cultural, social e política, bem como suas configurações no contexto escolar. Sensibilizar os pais, mães ou responsáveis legais para participarem do projeto. Informar a respeito de dados epidemológicos da cidade do Rio Grande. Trabalhar aspectos sociais como: preconceitos, medos, mitos e solidariedade (direitos humanos, exclusão social, assistência).

40 Refletir acerca da importância dos valores morais, éticos, políticos, entre outros para a formação da personalidade. Encaminhar aos órgãos competentes, sempre que necessário, para testagem e tratamento das DST/HIV/AIDS e dependência de drogas a população atendida pelo projeto. Divulgar à comunidade escolar os serviços de saúde disponíveis. Realizar dia de Ação Comunitária. Divulgar na mídia, em eventos científicos e em periódicos os resultados do projeto.

41 Oficina com as professoras da escola Rui Poêster Peixoto

42 Oficina com mães, pais e responsáveis

43 Oficina com estudantes

44 GAPA-RG: atuação no SPE Estratégia da redução de danos

45 Concurso de redação Capa: Primeiro lugar concurso de desenho 2002

46

47

48 Planos para 2008 Incluir mais duas escolas no projeto Agenda da(o) estudante Seminários Concursos

49 Obrigada!!!!!!


Carregar ppt "Projeto Saúde e Prevenção nas Escolas Públicas Municipais - SPE Rio Grande - RS."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google