A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Professora: Rosana Santos

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Professora: Rosana Santos"— Transcrição da apresentação:

1 Professora: Rosana Santos
Colégio São Paulo Disciplina: Redação. Professora: Rosana Santos

2 Gêneros jornalísticos
Os gêneros textuais jornalísticos, como a notícia, a reportagem e a entrevista, foram criados para tornar públicos os fatos que são de interesse da população.

3 Gêneros jornalísticos
Provavelmente você e sua família costumam acompanhar, em parte ou integralmente, noticiários de rádio ou TV. Então responda: qual a notícia do momento, onde ela é veiculada (jornal, rádio, televisão) e quais os principais comentários a respeito do assunto?.

4 Notícia A notícia é um gênero jornalístico que divulga acontecimentos socialmente reconhecidos como “merecedores” de publicação numa mídia. Fatos políticos, sociais, econômicos, culturais e científicos podem ser notícia desde que interessem as pessoas, sejam significativos. Atenção: a linguagem, às vezes, depende do público a qual deseja-se atingir.

5 Notícia Finalidade: Relatar um fatos novo, informar.
Veículo; Imprensa escrita e falada: jornais, revistas, rádio, televisão, sites da internet. Tema: acontecimentos recentes, fatos novos que despertam curiosidade. Estrutura: Encabeçada por um título, curto e objetivo. Compõem-se de duas partes: O lead é a parte que apresenta as informações essenciais sobre o fato- As cinco questões fundamentais: O que, quem, como, onde, quando e por que. O corpo é a parte que desenvolve, detalha o lead.

6 Jornal impresso e televisivo
Diferenças: Jornal televisivo: Atinge um público maior (abrangência maior) Os profissionais que expõem, narram as notícias são os âncoras Os expectadores não precisam obedecer a uma ordem de leitura das informações.

7 Jornal impresso: Atinge um grande público, mas com exceções. Uma pessoa com poucas instruções, um deficiente visual não tem acesso a leitura, de certa forma. O leitor obedece a uma ordem de leitura. (cadernos) Presença de imagens, legendas que acompanham gráficos e desenhos.

8 Entrevista Estrutura de perguntas e respostas ( reprodução oral ou escrita) Reproduz uma conversa entre um representante de determinado veículo e uma pessoa de destaque na sociedade. O assunto gira em torno da atividade do entrevistado, seus planos, suas ideias e opiniões. Possui texto introdutório- Biografia inicial Linguagem depende do objetivo de quem publica.

9 Reportagem Expositiva: simples e objetiva (estrutura menor)
Interpretativa: rica em detalhes, desenvolvida Opinativo: Expõem e influencia na opinião do leitor.


Carregar ppt "Professora: Rosana Santos"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google