A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ADRIANA CRISTINA DE O. S. DEZERTO RIBEIRÃO PRETO – SP 04-06-2009.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ADRIANA CRISTINA DE O. S. DEZERTO RIBEIRÃO PRETO – SP 04-06-2009."— Transcrição da apresentação:

1 ADRIANA CRISTINA DE O. S. DEZERTO RIBEIRÃO PRETO – SP

2 Sequência Didática – Notícia Apresentação da situação: Gênero: textos jornalísticos. Destinada: aos alunos da turma Participantes: toda turma dividida em grupos Produção inicial: Uma pessoa precisa encontrar no jornal uma informação sobre um acidente de automóvel. Onde deve procurar e por quê? Atividade 1 – lista dos cadernos dos jornais recebidos (nome do jornal e assuntos). Atividade2- escolha de textos para serem trabalhados pelo grupo. Atividade 3- leitura e registro das diferenças entre três textos: uma reportagem, uma carta de leitor e uma notícia. Atividade4- leitura da imagem e produção da legenda. Atividade 5- produção de uma manchete a partir de uma notícia. Atividade 6-leitura e avaliação dos alunos dos textos escolhidos pelo grupo e registro das características. Atividade 7-retomada das atividades anteriores; folha para registro contendo; título da notícia,subtítulo,nome do jornal,caderno,nome do jornalista e data. Produção final- notícias criadas pelos alunos a partir de dados reais da escola e do bairro.

3 O S OBJETIVOS FORAM ALCANÇADOS (identificar os principais gêneros que aparecem nos jornais,sua organização,diferenciar notícia s de outros gêneros,localizar as informações principais da notícia e relacionar as imagens e as legendas). O trabalho com jornais Para os alunos : estimularam os alunos a refletirem sobre temas atuais, a exercitar as capacidade de atenção, comparação e análise. Para a professora: A utilização do jornal permitiu atualizar o material didático, fazendo as aulas mais dinâmicas e interessantes, além de contribuir para uma variedade de textos atuais. AUXÍLIO NA COMPREENSÃO DO S TEXTO S. VALORIZAÇÃO DO MATERIAL. DEMOSTRAÇÃO DO PODER DA COMUNICAÇÃO ESCRITA.. INCENTIVIO À REFLEXÃO. MOTIVAÇÃO AO USO DO DICIONÁRIO. IDENTIFICAÇÃO DA LINGUAGEM CULTA.. REVISÃO DAS PRODUÇOES. CORREÇÕES ORTGRÁFICAS E GRAMATICAIS. Exemplos quanto a produção apresentada: Orientação para o tema : ( real, acontecido na escola ou bairro e interessante. Permitir as respostas as perguntas :Quem? O quê?Quando? Como? Onde? e Por que? (usados na produção não necessariamente nesta ordem). Uso de aspas nas citações. Usar a linguagem culta. Não dar margem a outras interpretações.

4 Os resultados revelaram que o uso do jornal durante as aulas contribui para a criação do hábito e gosto pela leitura, refletindo no aumento de interesse dos alunos, e uma postura mais crítica diante do mundo em que vivem. Destacado a discussão das notícias, entre outras atividades com jornal, notamos a colaboração para melhora da redação dos alunos e seu nível de argumentação, além de tornar as aulas mais dinâmicas e interessantes. Por todos estes motivos vemos este trabalho como um meio e daremos sequência.


Carregar ppt "ADRIANA CRISTINA DE O. S. DEZERTO RIBEIRÃO PRETO – SP 04-06-2009."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google