A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PROGRAMA JORNAL E EDUCAÇÃO DO GRUPO RBS. O PROJETO O projeto AN Escola e DC na Sala de Aula fazem parte de um programa mundial chamado Jornal e Educação.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PROGRAMA JORNAL E EDUCAÇÃO DO GRUPO RBS. O PROJETO O projeto AN Escola e DC na Sala de Aula fazem parte de um programa mundial chamado Jornal e Educação."— Transcrição da apresentação:

1 PROGRAMA JORNAL E EDUCAÇÃO DO GRUPO RBS

2 O PROJETO O projeto AN Escola e DC na Sala de Aula fazem parte de um programa mundial chamado Jornal e Educação existente em 98 países e vinculado à Associação Mundial de Jornais. No Brasil, o programa é coordenado desde 1980 pela Associação Nacionais de Jornais (ANJ), sendo 64 jornais associados. Tal abrangência levou o Ministério da Educação e Cultura a reconhecer a iniciativa como um dos referenciais para aprimoramento do processo de ensino-aprendizagem. O Programa atende hoje, cerca de alunos e mais de professores.

3 O projeto AN Escola existe há 15 anos e entrou numa nova fase a partir de outubro de 2001 com a veiculação mensal de um caderno interativo, atingindo todo o Estado. Nele, são veiculados trabalhos desenvolvidos por professores e alunos, além de outros colaboradores. A.N ESCOLA

4 DC NA SALA DE AULA Em Santa Catarina, o DC na Sala de Aula é bastante conceituado e desde 2005 o programa tem trabalhado na formação de alunos e professores com o objetivo de levá- los a refletir sobre a importância de conhecer, interpretar e trabalhar as mídias em sala de aula.

5 O DC e A.N enviam a cada escola 3 mil exemplares da edição diária do jornal, além das edições DC na Sala de Aula e A.N Escola. A meta do programa é garantir, através de parcerias realizadas com Secretarias Municipais de Educação e Governo, a expansão do projeto no Estado, contribuindo na educação e na formação de novos cidadãos.

6 Objetivo geral Trabalhar na formação continuada dos professores, sensibilizando-os a incentivar os estudantes para o prazer pela leitura. Estimular o gosto pela leitura, o aprendizado e a construção da cidadania: estes são os principais objetivos do Programa Jornal e Educação do GRUPO RBS.

7 Contexto O jornal é o meio de comunicação com a maior amplitude e profundidade dos assuntos atuais e também o meio que mais ajuda as pessoas a formarem suas opiniões sobre os mais diversos assuntos do cotidiano, sendo fonte de informações de grande relevância e ampla circulação na sociedade.

8 Considerando também a presença e importância das novas tecnologias da informação e da comunicação no contexto escolar, faz-se necessário que a mídia se torne um tema de discussão na sala de aula desde as séries iniciais. É importante pensarmos na formação de cidadãos capazes de lidar com o avanço tecnológico, participando dele e de suas consequências.

9 Vídeo RBS

10 Missão Geral do PJE Cada Programa de Jornal e Educação deve possibilitar, especialmente para novos leitores, a oportunidade de acesso ao meio jornal, como uma das dimensões do estímulo ao prazer de ler, a sua ampla reinterpretação em seus vínculos com a realidade social e a consequente criação de alternativas para expressão de atitudes cidadãs, por parte dos leitores, diante das informações por ele veiculadas.

11 O Programa Jornal e Educação é a principal ação de responsabilidade social da Associação Nacional de Jornais. De cunho institucional, cumpre três funções: empresarial, educativa e social.

12 Empresarial: formação de novos leitores, visibilidade e credibilidade da marca. Educativo: trabalha a leitura como sustentação do aprendizado, capaz de gerar uma transformação coletiva e influenciar positivamente a qualidade da educação e a realidade da escola, da família, da comunidade e da sociedade. Social: trabalha a democratização da informação e dá oportunidade a estudantes de todos os níveis sociais desenvolverem o pensamento crítico e a cidadania ativa.

13 O Jornal e a integração de disciplinas História: tem em mãos a História viva, em tempo quase real; não precisa esperar que os acontecimentos sejam inclusos no material didático nem pode apenas ensinar o passado. Matemática: tem inúmeros gráficos e tabelas à sua disposição. Ciências: reportagens sobre a biodiversidade de vida, novos avanços tecnológicos. Geografia: pode aproveitar o caderno de turismo e a seção sobre o tempo. Português: tem centenas de textos para analisar e interpretar, que servirão de modelo para a formação do hábito de escrever.

14 Vídeo: Ler deveria ser proibido

15 Cronograma das Edições

16 Critérios para envio - Enviar em folha A4. - Identificar o trabalho no verso. - Devem constar em todas as produções: nome completo, idade, série, escola e município. - O professor deverá enviar juntamente com as produções dos alunos, um resumo da intencionalidade do trabalho desenvolvido. - Os artigos de educadores devem ser encaminhados, com no máximo 2000 caracteres. - As fotos devem ser feitas em máquinas ou celulares com no mínimo 5 mega pixels e o tamanho mínimo deve ser de x O material deve conter o nome completo do professor, telefone de contato e a disciplina. -Os trabalhos devem ser enviados dentro do prazo estabelecido.

17 Certificado DC

18 Certificado AN

19 OFICINAS: Construção do Livro 3D, Charge, Imagem e seu significado, Poema surrealista.

20 Algumas atividades para serem desenvolvidas com os alunos: Sacola de perguntas, ou identificação de imagens, interpretação/contação de histórias.

21 Mata mosca com saquinhos para perguntas.

22 Livro 3D.

23 Vídeo – Fechamento – Atitude é tudo

24 Contatos AN ESCOLA Grasieli Montibeller Rosimeri Lucioli Franciele Gonçalves DC NA SALA DE AULA Viviane Araújo


Carregar ppt "PROGRAMA JORNAL E EDUCAÇÃO DO GRUPO RBS. O PROJETO O projeto AN Escola e DC na Sala de Aula fazem parte de um programa mundial chamado Jornal e Educação."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google