A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

HEMEROTECA COMO RECURSO DIDÁTICO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "HEMEROTECA COMO RECURSO DIDÁTICO"— Transcrição da apresentação:

1 HEMEROTECA COMO RECURSO DIDÁTICO
SETEMBRO A DEZEMBRO DE 2009 HEMEROTECA COMO RECURSO DIDÁTICO Elaboração: Assessoria Pedagógica de História Profª Maria da Consolação Paiva Lainha

2 O QUE É HEMEROTECA? O termo se refere a qualquer coleção ou conjunto organizado de periódicos (jornais ou revistas) ou ao local onde se arquivam jornais e revistas.

3 OBJETIVOS Aproximar o aluno da realidade cotidiana;
Estabelecer um olhar crítico sobre as informações; Facilitar o processo de ensino- aprendizagem; Incentivar o hábito de leitura; Desenvolver habilidades artísticas e culturais.

4 MATERIAIS Revistas, jornais e artigos retirados da internet;
Folha branca; Cola; Tesoura; Pincel.

5 SELEÇÃO A seleção das informações enquanto material didático e pedagógico, depende do objetivo e de um planejamento estabelecido. Eles devem ser consistentes com informações específicas, dados, estatísticas, acontecimentos históricos, descobertas científicas, gráficos, crônicas, ilustrações entre outras. Os artigos poderão ser selecionados pelos alunos ou pelos professores.

6 SUGESTÕES DE TEMAS PARA GEOGRAFIA
Geopolítica, atualização geográfica, etnias, fatos na Europa, fronteiras e regiões brasileiras, desmatamentos, geologia, agricultura, indústria, comércio, etc.

7 SUGESTÕES DE TEMAS PARA HISTÓRIA
Política, economia e sociedade no Brasil e no mundo, datas e personalidades históricas, guerras, revoluções, greves, movimentos sociais, violência urbana, ética e cidadania.

8 CORTE E COLAGEM Após a seleção, recortar e colar
o artigo em uma folha branca; Reservar no alto da folha um espaço para o nome, data e página da publicação; Remontar título e linha fina do artigo escolhido; Fazer um primeira leitura do artigo; Construir um glossário ou vocabulário , usando um dicionário; Fazer a referência bibliográfica conforme as regras da ABNT para jornais e revistas.

9 REFLEXÃO SOBRE O ARTIGO
Após colar, ler, fazer a referências bibliográficas e o vocabulário, escrever um comentário, reflexão ou resumo sobre o artigo selecionado (conforme orientação), utilizando o verso do papel.

10 AVALIAÇÃO E UTILIZAÇÃO DO TRABALHO
O professor poderá: Avaliar o trabalho e devolver ao aluno; Promover um debate com todos os alunos da sala; Fazer um trabalho integrado com outras áreas e após revisão, organizar um arquivo que ficará na biblioteca para que todos possam utilizar como fonte de pesquisa; Fazer um exposição no pátio da escola; Apresentar o assunto pesquisado através de teatro ou simulação de um tele-jornal.

11 TEMPO PREVISTO Durante todo o ano ou de acordo com os objetivos de cada professor. Esse trabalho pode ser feito com alunos do 6º ao 9º ano.

12 A IMPORTÂNCIA DA HEMEROTECA
Diante da necessidade de melhorar os índices de leitura, análise, interpretação e escrita dos nossos alunos é que nós sugerimos a Hemeroteca como mais um instrumento complementar na divulgação de notícias da cidade, país e mundo, possibilitando a contextualização e construção do conhecimento.

13 REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
CORREIO ESCOLA. Oficina de Hemeroteca. Disponível em: < >. Acesso em: 6 nov DIÁRIO DE SUZANO. Oficina de Hemeroteca ajuda a desenvolver projetos. Disponível em: < Acesso em: 6 nov MATOS, Rina M. R.; ROCHA, Maria N. P. Criação e divulgação de ideias através de Hemeroteca nas escolas de experiência no município de Horizonte-CE. Disponível em: < > Acesso em: 6 nov GONÇALVES, Gentil. Como fazer uma Hemeroteca. Disponível em: < > . Acesso em: 6 nov


Carregar ppt "HEMEROTECA COMO RECURSO DIDÁTICO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google