A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PAINEL JORNAL (micro-coletivo) FOCO: gestão escolar

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PAINEL JORNAL (micro-coletivo) FOCO: gestão escolar"— Transcrição da apresentação:

1 PAINEL JORNAL (micro-coletivo) FOCO: gestão escolar
Profa. Ângela M. Sousa Lima Profa. Adriana Regina de Jesus

2 MATERIAIS A SEREM UTILIZADOS
Artigos de jornal sobre vários temas; Tesoura; régua; cola; pincel atômico; Cartolina ou papel kraft;

3 OBJETIVO GERAL Avaliar, parcialmente, a apreensão da reflexão a respeito da gestão escolar;

4 Objetivos específicos
Vivenciar a prática da produção de um texto coletivo; Tentar relacionar outras temáticas pertinentes à escola e à educação com o tema gestão; Construir um micro artigo, com citações e comentários do grupo; Trabalhar o modo de colocar os comentários (no plural), no sentido propositivo;

5 Objetivos específicos
Fazer relação entre citações e comentários (sua autoria e autoria dos demais pensadores); Mostrar que é possível fazer este trabalho com alunos da formação de docentes; Mostrar a importância das fontes, da pesquisa, do ouvir outros pontos de vista sobre o mesmo problema;

6 Objetivos específicos
Mostrar a diferença entre a linguagem do artigo de jornal e o artigo científico (periódicos); Recuperar leituras, conhecimentos de todos os integrantes da equipe a respeito do tema “gestão” e dos subtemas (correlatos) sugeridos pelos artigos de jornal.

7 Visualização e leitura dinâmica do material
PASSOS DO TRABALHO: 1º. PASSO Visualização e leitura dinâmica do material (com alunos da formação de docentes, pode-se entregar os artigos dias antes para que possa ler mais atentamente os materiais)

8 2º. PASSO Escolher um subtema, trazido pelos artigos de jornal, para relacionar com “gestão escolar”

9 3º. PASSO Selecionado o tema, escolher até 5 citações, recortar e colar estas citações no painel (papel kraft);

10 4º. PASSO Escrever uma introdução, alguns comentários entre as citações e a conclusão. (sugestão: pode-se fazer trabalhar inverso, colocar frases do grupo e depois escolher as citações que enriqueçam o texto)

11 5º. PASSO Se utilizar das várias leituras anteriores (conhecimentos adquiridos) que cada um da equipe possui sobre gestão, para comentar, criticar, relacionar, comentar, apontar problemas e hipóteses, encontrar alternativas, etc.

12 6º. PASSO – no momento da escrita e na colagem da citação
Ver uso correto das fontes, no interior do texto e na lista final de referências; Citação indireta (paráfrase): (SOBRENOME DO AUTOR, ANO) Citação direta curta: (SOBRENOME DO AUTOR, ANO, PAGINA) uso de aspas Citação direta longa: (SOBRENOME DO AUTOR, ANO, PAGINA) recuo, letra menor, espaço simples

13 7º. PASSO Tempo para confeccionar o trabalho: 4 minutos Tempo de apresentação: 10 minutos (escolher 1 ou 2 integrantes para representar a equipe no momento da apresentação)

14 DEPOIS DE CONFECCIONADO O ARTIGO NO PAINEL
O QUE FAZER NOVOS PASSOS

15 1º. PASSO Conversar com os alunos sobre o “que é um artigo científico”, segundo as normas da ABNT; onde podem ser publicados; quem pode publicar; diferença entre artigo de jornal e artigo de periódico; valorizando o que eles pensam e lêem;

16 ARTIGO: é um texto com autoria declarada que apresenta e discute idéias, métodos, técnicas, processos e resultados nas diversas áreas do conhecimento.

17 ESTRUTURA: a) título; b) autoria (especificando titulação do autor e área de atuação – em nota de rodapé) c) resumo indicativo (até 150 palavras, mostrando o objetivo do artigo) Caso o autor queira publicar o artigo, deve redigir o resumo indicativo e as palavras-chave em outra língua, geralmente em inglês  d) palavras-chave (5 palavras mais significativas do artigo)  e) texto (introdução, desenvolvimento e conclusão – pode ser dividido em subtítulos ou não; caso o autor queira subdividi-lo, deve utilizar, no máximo, 5 subdivisões)  f) referências (listagem completa e detalhada, em ordem alfabética, de todo o material consultado) Obs: escrever na terceira pessoa do singular ou na terceira pessoa do plural;

18 2º. PASSO Propostas: Quando é a primeira vez, o professor pode digitar todos os artigos; O professor pode digitar apenas 1 para mostrar aos alunos; b) Pedir que os alunos digitem seus próprios artigos na Normas da ABNT;

19 ARTIGO: ao digitarem ou verem digitado, perceberão:
Ética na pesquisa: fontes; Regras de digitação (organização da exposição das idéias); Necessidade de deixar claro no texto que frases pertencem aos autores do trabalho e que frases são de autoria dos pesquisados; Importância de introduzir, desenvolver e concluir; Entre outros ...

20 3º. PASSO Professor faz apontamentos no texto dos alunos, pedindo relações, teorização de alguns pontos, comentários de algumas citações, entre outras orientações; sempre tentando “arramar” os conhecimentos demonstrados com a temática-chave: “gestão escolar”.

21 4º. PASSO Os alunos fazem as correções e são convidados a publicar seus artigos (compêndio para biblioteca, sistematização para jornal da cidade, revistas da área de educação, memorial para exposição, apresentaão de painéis em semanas pedagógicas com alunos, levar para algum congresso que ocorre nas IES próximas do município, etc.)

22 5º. PASSO Sensibilizar para a vida profissional;
Mostrar que a pesquisa deve fazer parte da formação do educador; Demonstrar a pesquisa como princípio educativo; (o aluno pode fazer publicações por conta própria ao longo de sua vida)

23 CITAÇÃO (IMPORTANTE) De acordo com Muller e Cornelsen (2001, p. 28), as citações quando bem escolhidas, isto é, quando relacionadas ao texto, têm o poder de enriquecer a matéria, pois denotam pesquisa e preocupação por parte do autor do trabalho com relação aos autores escolhidos, geralmente relevantes para o assunto.

24 Uma recomendação importante para o citador diz respeito à fidelidade das citações. Citar não é pecado e nem errado, porém o que não é admitido é a transcrição de partes de texto, bem como de idéias e sugestões de outro autor, sem se fazerem as referências devidas. É obrigatório ao autor do trabalho, indicar os dados completos das fontes de onde foram extraídas as citações, seja no texto, seja em nota de rodapé, assim como repeti-las no término do trabalho (nas referências bibliográficas finais).

25 FONTES: MULLER, Maria Stela; CORNELSEN, J. Normas e padrões pata teses, dissertações e monografias. Londrina: Editora da UEL, 2001.


Carregar ppt "PAINEL JORNAL (micro-coletivo) FOCO: gestão escolar"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google