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MANUAL DO ESTUDANTE - MANUAL DO ESTUDANTE - 6ª a 8ª séries do EF.

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1 MANUAL DO ESTUDANTE - MANUAL DO ESTUDANTE - 6ª a 8ª séries do EF

2 CAPA MS –POWER POINT MS - WORD Escolha o programa e clique no link para ver o exemplo: Clique aqui Clique aqui para ver os elementos da capa.

3 NORMAS GERAIS MS Word MS Power Point MS Word MS Power Point O TRABALHO DEVERÁ CONTER...

4 REFERÊNCIA FURASTÉ, Pedro Augusto. Normas técnicas para o trabalho científico. 15ª edição. Porto Alegre: Brasil Gráfica Editora, MELLO, Paulo Roberto Barcellos de. Apresentação de monografias. 4ª edição. Joinville: ACE, Utilizada para a montagem desse manual

5 Pressione ESC para finalizar.

6 O TRABALHO DEVERÁ CONTER...  CapaCapa  IntroduçãoIntrodução  DesenvolvimentoDesenvolvimento  ConclusãoConclusão  ReferênciaReferência  Anexos (optativo)Anexos (optativo)

7 NORMAS GERAIS Recomendações da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) Folha: branca tamanho A4 (29,7 cm x 21cm). Folha: branca tamanho A4 (29,7 cm x 21cm). Impressão: tinta cor preta. Impressão: tinta cor preta. Tipo da letra: Times New Roman ou Arial. Tipo da letra: Times New Roman ou Arial. Tamanho da fonte: pitch 12. Tamanho da fonte: pitch 12. Alinhamento do texto: justificado. Alinhamento do texto: justificado. Espaçamento entre linhas: 1,5 Espaçamento entre linhas: 1,5

8 NORMAS GERAIS Títulos: Introdução, Conclusão, Referência, Anexos..., em negrito e letra maiúscula, no tamanho da fonte 12 e alinhamento centralizado a 8cm da borda superior. Títulos: Introdução, Conclusão, Referência, Anexos..., em negrito e letra maiúscula, no tamanho da fonte 12 e alinhamento centralizado a 8cm da borda superior. Títulos do desenvolvimento do trabalho: Alinhamento à esquerda a 3cm da borda superior, tamanho da fonte 12, em negrito, letra maiúscula e numerado. Títulos do desenvolvimento do trabalho: Alinhamento à esquerda a 3cm da borda superior, tamanho da fonte 12, em negrito, letra maiúscula e numerado. Páginas numeradas: todas as páginas devem ser contadas iniciando-se a contagem pela folha de rosto, porém a numeração só passa a ser colocada nas folhas a partir da introdução do trabalho, em algarismos arábicos. Páginas numeradas: todas as páginas devem ser contadas iniciando-se a contagem pela folha de rosto, porém a numeração só passa a ser colocada nas folhas a partir da introdução do trabalho, em algarismos arábicos.

9 NORMAS GERAIS Margens: Superior – 3 cm Margens: Superior – 3 cm Inferior – 2 cm Inferior – 2 cm Esquerda – 3 cm Esquerda – 3 cm Direita – 2 cm Direita – 2 cm ____________________ ____________________ ____________________ ____________________ ____________________ ____________________ ____________________ ____________________ ____________________ ____________________ _________ 2 cm 3 cm

10 NORMAS GERAIS A capa é o elemento obrigatório para proteção externa do trabalho. Deve conter os seguintes elementos:  Logomarca do Colégio;  Componente curricular;  Nome do professor;  Título do trabalho;  Subtítulo (se houver);  Nome completo do estudante;  Série;  Turma;  Cidade, mês e ano da entrega do trabalho.

11 INTRODUÇÃO A introdução é a parte inicial do trabalho e tem como finalidade dar ao professor uma visão clara e simples do tema do trabalho, destacando os aspectos mais importantes. Deve estar em página independente e informar sobre: • a natureza e importância do tema; • a justificativa da escolha do tema; • o objetivo do estudo e/ou da pesquisa; • a organização e distribuição do trabalho em tópicos.

12 DESENVOLVIMENTO O desenvolvimento é a parte principal do trabalho onde o assunto é exposto de forma detalhada e ordenada. Não é cópia de outros textos, mas uma produção a partir desses. O aluno deve levar em consideração os seguintes itens: O desenvolvimento é a parte principal do trabalho onde o assunto é exposto de forma detalhada e ordenada. Não é cópia de outros textos, mas uma produção a partir desses. O aluno deve levar em consideração os seguintes itens: Apresentar as contribuições mais importantes sob diversos aspectos (pesquisar vários autores); Apresentar as contribuições mais importantes sob diversos aspectos (pesquisar vários autores); Os resultados obtidos nas pesquisas devem ser colocados de forma precisa e clara, sem interpretações pessoais; Os resultados obtidos nas pesquisas devem ser colocados de forma precisa e clara, sem interpretações pessoais;

13 DESENVOLVIMENTO No desenvolvimento do texto, dar preferência ao uso da terceira pessoa do singular; No desenvolvimento do texto, dar preferência ao uso da terceira pessoa do singular; Relacionar causas e efeitos; Relacionar causas e efeitos; Indicar aplicações e limitações. Indicar aplicações e limitações. O texto deve ser dividido em seções às quais recebem títulos que devem ser claros e objetivos, numerados e alinhados à esquerda. Observar as seguintes orientações: O texto deve ser dividido em seções às quais recebem títulos que devem ser claros e objetivos, numerados e alinhados à esquerda. Observar as seguintes orientações:

14 DESENVOLVIMENTO deixar uma linha em branco entre o título e o início do texto; deixar uma linha em branco entre o título e o início do texto; não deixar título isolado no final de página; não deixar título isolado no final de página; deslocar a primeira linha de cada parágrafo em aproximadamente 1,5 cm da margem esquerda. deslocar a primeira linha de cada parágrafo em aproximadamente 1,5 cm da margem esquerda.

15 CONCLUSÃO CONCLUSÃO •É a parte final do texto, na qual apresentam conclusões correspondentes aos objetivos previamente estabelecidos. •Deve ser uma breve recapitulação dos resultados do estudo ou pesquisa e basear-se em dados comprovados. •Pode conter uma análise ou opinião própria dos pontos mais relevantes do trabalho. •Pode apresentar deduções lógicas sobre os objetivos do trabalho. •Deve estar disposta em página independente.

16 REFERÊNCIA REFERÊNCIA Referência é elemento obrigatório, constituído de uma lista de referências de todas as fontes utilizadas pelo(s) aluno(s) no trabalho. As mesmas deverão estar em página independente, com espaçamento 1,0 (um) entre uma obra e outra.

17 REFERÊNCIA REFERÊNCIA Autor (SOBRENOME (maiúsculo), Nome (inicial maiúscula)); Autor (SOBRENOME (maiúsculo), Nome (inicial maiúscula)); Título; Título; Subtítulo (se houver); Subtítulo (se houver); Edição; Edição; Clique aqui Clique aqui para ver exemplo. Clique aqui Outras fontes como jornais, periódicos, sites, vídeos e outros, também devem seguir as normas específicas da ABNT. Na referência os elementos essenciais devem seguir a seguinte ordem:

18 ANEXOS ANEXOS O estudante poderá anexar ao trabalho desenhos, fotos, entre outros. Deverão estar dispostos na parte final, após a referência. Exemplo: ANEXO A – Regulamento Interno ANEXO B – Formulário de inscrição

19 NORMAS GERAIS NORMAS GERAIS Tipo da letra: Sugestão – Arial, Verdana, Tahoma e Comic Sans MS. Tipo da letra: Sugestão – Arial, Verdana, Tahoma e Comic Sans MS.  Tamanho da fonte - texto: 24.  Alinhamento do texto: esquerda.  Espaçamento entre linhas: 1,0  Espaçamento antes do parágrafo: 0,5 linhas  Espaçamento após o parágrafo: 0 linhas  Títulos: grafado (negrito) e em letras maiúsculas no tamanho da fonte 32.

20 OS DEMAIS ÍTENS DO TRABALHO • Capa; • Introdução; • Desenvolvimento; • Conclusão; • Obras consultadas; • Elementos opcionais. Seguem as mesmas orientações apresentadas para os trabalhos realizados no programa Microsoft Word.


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