Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
SEMINÁRIOS Profa. Marta
2
SEMINÁRIO = ESTRATÉGIA DE ENSINO- APRENDIZAGEM -Que inclui pesquisa, discussão e debate. -Ele pode ser individual ou em grupo.
3
SEMINÁRIOS Estudo de um tema a partir de fontes de dados
Visa construir uma visão geral “Fazer germinar” idéias Não é uma simples divisão de textos em grupos
4
Por que aprender???
5
O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS
“Competência é uma capacidade de agir eficazmente em um determinado tipo de situação, apoiada em conhecimentos, mas sem limitar-se a eles” (Perrenoud, 1997) Elementos constitutivos das competências: Conhecimentos – informação adquirida através de estudos ou pela experiência - “Saber” Habilidades – capacidade de realizar uma tarefa ou um conjunto de tarefas em conformidade com determinados padrões “Saber fazer” Atitudes – comportamento que envolve traços de personalidade, diretamente relacionado com o querer e a ação “Querer fazer”
6
SEMINÁRIO ENVOLVE: DISCUSSÕES EM GRUPO Envolve a análise e a discussão de determinado tema, em grupos. GRUPO EXPOSITOR, cuja função é provocar o debate. GRUPO COMENTADOR, cuja função é a de questionar, criticar e aprofundar a abordagem apresentada pelo grupo expositor.
7
SEMINÁRIO Vantagens Favorecem a reflexão
Possibilitam enfocar uma questão por diferentes ângulos Desenvolvem habilidades interpessoais Adequado para analisar problemas sob diferentes enfoques Estimula a pesquisa sobre determinados temas ou resolução de problemas Desvantagens (quando não conduzido adequadamente): Baixo envolvimento dos alunos em relação a temas que não pertençam a seu grupo Fuga dos objetivos Descontrole em relação ao tempo Superficialidade nas discussões
8
SEMINÁRIOS Recursos figuras texto resumo para os colegas dinâmicas
data show transparências recortes de revistas ou jornais vídeos objetos diversos, entre outros.
9
SEMINÁRIOS - ETAPAS 1 – Introdução Apresentar o tema
Justificar sua importância, estimular os alunos 2 – Desenvolvimento Discussão do tema 3 – Conclusão interpretação pessoal e não a repetição da opinião dos autores estudados
10
SEMINÁRIOS Critérios de avaliação: Clareza e coerência na apresentação
Domínio do conteúdo apresentado Participação do grupo durante a exposição Utilização de dinâmicas ou recursos audiovisuais na apresentação O planejamento equilibrado, com seqüência A adequação da matéria com o grau de conhecimento da classe A exposição oral (controle da turma, voz, vocabulário e relacionamento com a classe) A seleção e uso de material didático (uso de quadro negro, ilustrações, texto-resumo para os colegas, etc).
11
BIBLIOGRAFIA - BASE GIL, A.C. Metodologia do Ensino Superior. São Paulo: Atlas, 2005. LAKATOS, E.M. e MARCONI, M.A.- Fundamentos de Metodologia Científica. 2ª ed. São Paulo: Atlas, 1990.
Apresentações semelhantes
© 2025 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.