A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Currículo oficial de São Paulo

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Currículo oficial de São Paulo"— Transcrição da apresentação:

1 Currículo oficial de São Paulo
Boas situações de Aprendizagens Atividades Livro Didático Currículo oficial de São Paulo

2 Por que uma atividade é diferente de uma boa situação de aprendizagem?
Não precisa ser desafiadora para todos Sem preocupação de adequação Pressupõe pré requisito Não exige reflexão BOA SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM Prevê desafios e tomada de decisão Garante circulação de informação Mantém as características socioculturais do objeto a ser aprendido Favorece a reflexão sobre o conteúdo a ser trabalhado

3 1 Princípios didáticos que determinam uma boa situação de aprendizagem
Os alunos precisam pôr em jogo tudo que sabem e pensam sobre o conteúdo que se quer ensinar;

4 Os alunos têm problemas a resolver
Princípios didáticos que determinam uma boa situação de aprendizagem 2 Os alunos têm problemas a resolver e decisões a tomar em função do que se propõem produzir;

5 A organização da tarefa pelo professor
Princípios didáticos que determinam uma boa situação de aprendizagem 3 A organização da tarefa pelo professor garante a máxima circulação de informação possível;

6 O conteúdo trabalhado mantém suas características
Princípios didáticos que determinam uma boa situação de aprendizagem 4 O conteúdo trabalhado mantém suas características De objeto sociocultural real , sem se transformar em objeto escolar vazio de significado social.

7 Diferentes conteúdos se aprendem de diferentes formas
Conteúdos - Como se Aprende? Diferentes conteúdos se aprendem de diferentes formas 1 FATOS Conteúdo Factual Telefones Datas Comemorativas Nomes MEMÓRIA Exercitar e repetir várias vezes

8 Diferentes conteúdos se aprendem de diferentes formas
Conteúdos - Como se Aprende? Diferentes conteúdos se aprendem de diferentes formas 2 PROCEDIMENTOS Conteúdo Procedimental Dirigir Carro Cozinhar Grafia das Letras FREQUÊNCIA Receber ajuda daquele que sabe

9 Diferentes conteúdos se aprendem de diferentes formas
Conteúdos - Como se Aprende? Diferentes conteúdos se aprendem de diferentes formas 3 CONCEITOS Conteúdo Conceitual Sistema Alfabético Fotossíntese Divisão CONSTRUÇÃO PESSOAL Pensar, comparar, Compreender, estabelecer relações

10 Diferentes conteúdos se aprendem de diferentes formas
Conteúdos - Como se Aprende? Diferentes conteúdos se aprendem de diferentes formas 4 ATITUDE Conteúdo Atitudinal Responsabilidade Hábito de Leitura Solidariedade COERÊNCIA Vivenciar situações que representem valores

11 MODALIDADES ORGANIZATIVAS
Articulação/integração entre as áreas do conhecimento. Organização do tempo pedagógico.

12 MODALIDADES ORGANIZATIVAS
1 ATIVIDADES PERMANENTES Situações didáticas propostas com regularidade, com o objetivo de construir atitudes, criar hábitos, etc.

13 MODALIDADES ORGANIZATIVAS
1 ATIVIDADES PERMANENTES Ex: “Você sabia...?”, “Notícia da Hora”, “Nossa semana foi assim”, “No mundo da arte”, “Roda Literária”, “Cantando e se encantando”, “Comunidade, muito prazer”, “A família também ensina”, “Descobri na Internet”, “Leitura em voz alta”, etc..

14 MODALIDADES ORGANIZATIVAS SITUAÇÕES INDEPENDENTES
2 SITUAÇÕES INDEPENDENTES (SISTEMATIZAÇÃO) Têm como objetivo principal a sistematização de conhecimentos Ex: Pontuação Escala Cartográfica Algoritmo Técnica de projeção (boxe)

15 MODALIDADES ORGANIZATIVAS
PROJETOS 3 Prevê um produto final e planejamento com objetivos claros Contextualizam as atividades: ler, escrever, estudar, pesquisar... Trabalho com diferentes linguagens Finalidade, compartilhada por todos os envolvidos, que se expressa em um produto final.

16 MODALIDADES ORGANIZATIVAS
SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS 4 São situações didáticas articuladas, que possuem uma sequência de realização, cujo critério principal são os níveis de dificuldade. Funcionam de forma parecida com os projetos e podem integrá-los, desenvolvem habilidades e competências mas não fornecem, necessariamente, um produto final predeterminado.

17 GESTORES/PROFESSORES COMO CATALISADORES DA SOCIEDADE DO CONHECIMENTO
Promover a aprendizagem cognitiva profunda. Aprender a ensinar por meio de maneiras pelas quais não foram ensinados. Comprometer-se com a aprendizagem profissional contínua. Trabalhar e aprender em equipes de colegas. Tratar os pais como parceiros na aprendizagem. Desenvolver e elaborar a partir da inteligência coletiva. Construir uma capacidade para a mudança e o risco. Estimular a confiança nos processos. HARGREAVES, Andy. 2004, p. 40


Carregar ppt "Currículo oficial de São Paulo"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google