A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Atividades Livro Didático Currículo oficial de São Paulo Boas situações de Aprendizagens.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Atividades Livro Didático Currículo oficial de São Paulo Boas situações de Aprendizagens."— Transcrição da apresentação:

1 Atividades Livro Didático Currículo oficial de São Paulo Boas situações de Aprendizagens

2 Por que uma atividade é diferente de uma boa situação de aprendizagem? ATIVIDADE Não precisa ser desafiadora para todos Sem preocupação de adequação Pressupõe pré requisito Não exige reflexão BOA SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM Prevê desafios e tomada de decisão Garante circulação de informação Mantém as características socioculturais do objeto a ser aprendido Favorece a reflexão sobre o conteúdo a ser trabalhado

3 Princípios didáticos que determinam uma boa situação de aprendizagem Os alunos precisam pôr em jogo tudo que sabem e pensam sobre o conteúdo que se quer ensinar; 1

4 Princípios didáticos que determinam uma boa situação de aprendizagem Os alunos têm problemas a resolver e decisões a tomar em função do que se propõem produzir; 2

5 Princípios didáticos que determinam uma boa situação de aprendizagem A organização da tarefa pelo professor garante a máxima circulação de informação possível; 3

6 Princípios didáticos que determinam uma boa situação de aprendizagem O conteúdo trabalhado mantém suas características De objeto sociocultural real, sem se transformar em objeto escolar vazio de significado social. 4

7 1 ConteúdoFactual Conteúdos - Como se Aprende? Diferentes conteúdos se aprendem de diferentes formas FATOS Telefones Datas Comemorativas Nomes MEMÓRIA Exercitar e repetir várias vezes

8 ConteúdoProcedimental Conteúdos - Como se Aprende? Diferentes conteúdos se aprendem de diferentes formas PROCEDIMENTOS Dirigir Carro Cozinhar Grafia das Letras FREQUÊNCIA Receber ajuda daquele que sabe 2

9 ConteúdoConceitual Conteúdos - Como se Aprende? Diferentes conteúdos se aprendem de diferentes formas CONCEITOS Sistema Alfabético Fotossíntese Divisão CONSTRUÇÃO PESSOAL Pensar, comparar, Compreender, estabelecer relações 3

10 ConteúdoAtitudinal Conteúdos - Como se Aprende? Diferentes conteúdos se aprendem de diferentes formas ATITUDE Responsabilidade Hábito de Leitura Solidariedade COERÊNCIA Vivenciar situações que representem valores 4

11 MODALIDADES ORGANIZATIVAS Articulação/integração entre as áreas do conhecimento. Organização do tempo pedagógico.

12 MODALIDADES ORGANIZATIVAS ATIVIDADES PERMANENTES 1 Situações didáticas propostas com regularidade, com o objetivo de construir atitudes, criar hábitos, etc.

13 MODALIDADES ORGANIZATIVAS ATIVIDADES PERMANENTES 1 Ex: Você sabia...?, Notícia da Hora, Nossa semana foi assim, No mundo da arte, Roda Literária, Cantando e se encantando, Comunidade, muito prazer, A família também ensina, Descobri na Internet, Leitura em voz alta, etc..

14 SITUAÇÕES INDEPENDENTES (SISTEMATIZAÇÃO) 2 MODALIDADES ORGANIZATIVAS Têm como objetivo principal a sistematização de conhecimentos Ex: Pontuação Escala Cartográfica Algoritmo Técnica de projeção (boxe)

15 MODALIDADES ORGANIZATIVAS PROJETOS 3 Prevê um produto final e planejamento com objetivos claros Contextualizam as atividades: ler, escrever, estudar, pesquisar... Trabalho com diferentes linguagens Finalidade, compartilhada por todos os envolvidos, que se expressa em um produto final.

16 MODALIDADES ORGANIZATIVAS SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS 4 São situações didáticas articuladas, que possuem uma sequência de realização, cujo critério principal são os níveis de dificuldade. Funcionam de forma parecida com os projetos e podem integrá-los, desenvolvem habilidades e competências mas não fornecem, necessariamente, um produto final predeterminado.

17 GESTORES/PROFESSORES COMO CATALISADORES DA SOCIEDADE DO CONHECIMENTO Promover a aprendizagem cognitiva profunda. Aprender a ensinar por meio de maneiras pelas quais não foram ensinados. Comprometer-se com a aprendizagem profissional contínua. Trabalhar e aprender em equipes de colegas. Tratar os pais como parceiros na aprendizagem. Desenvolver e elaborar a partir da inteligência coletiva. Construir uma capacidade para a mudança e o risco. Estimular a confiança nos processos. HARGREAVES, Andy. 2004, p. 40


Carregar ppt "Atividades Livro Didático Currículo oficial de São Paulo Boas situações de Aprendizagens."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google