A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Objeto Central da Área de Ciências Humanas

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Objeto Central da Área de Ciências Humanas"— Transcrição da apresentação:

1 Objeto Central da Área de Ciências Humanas
O estudo das ações humanas no âmbito das relações sociais, que são construídas entre diferentes indivíduos, grupos, segmentos e classes sociais, bem como as construções intelectuais que estes elaboram nos processos de construção dos conhecimentos que, em cada momento, se mostram necessários para viver em sociedade, em termos individuais ou coletivos. Disciplinas nas quais o objeto acima está presente de forma implícita ou explícita: Filosofia, Geografia, História e Sociologia

2 FILOSOFIA– objetivo central da proposta – A disciplina deve funcionar como instrumento capaz de levar o aluno a compreender melhor as relações histórico-sociais e, ao mesmo tempo, inserir o educando no universo subjetivo das representações simbólicas, elevando a educação a um nível político-existencial, capaz de superar a mera transmissão e aquisição de conteúdos inconscientemente.Recomenda-se que o desenvolvimento de capacidades de leitura, reflexão e escrita.

3 Disciplinas de ensino Corpos de conhecimentos sistematicamente organizados (não são somente agregações mais ou menos sistematizadas de teorias e conceitos), expressam metodologias específicas de pesquisa, modalidades peculiares de coleta de dados, uso de materiais e de instrumentos.

4 FILOSOFIA - Objeto de estudos
Relações sociais e manifestações do pensamento, que devem ser analisadas em sua historicidade. Dentre suas principais funções: ferramenta conceitual, produtora de síntese animando o debate e elevando os padrões do Ensino Médio. E nas múltiplas dimensões temporais, as atitudes de indivíduos, de grupos e de povos na construção e na reconstrução das sociedades, por meio de estudos das questões de diferenças e semelhanças entre culturas, das mudanças e permanências no modo de viver, de pensar e fazer.

5 FORMAL ou pré-ativo ou normativo, criado pelo poder estatal
DIMENSÕES DO CURRÍCULO IDÉIA DE CURRÍCULO FORMAL ou pré-ativo ou normativo, criado pelo poder estatal REAL ou interativo, o que realmente é realizado em sala de aula OCULTO, constituído por ações que impõem normas de comportamentos vividos nas escolas, mas sem registros oficiais. Bittencourt, 2004, p.104

6 PLANEJAR Toda e qualquer prática é antecedida por
um pensar e planejar sobre o que se pretende realizar. Perceber as fronteiras existentes entre os chamados conhecimentos e saberes acadêmicos e os conhecimentos e saberes escolares é portanto, um pressuposto fundamental e uma competência profissional que necessita ser desenvolvida e aplicada no fazer didático e pedagógico dos professores.

7 Procedimentos indissociáveis
PLANEJAMENTO e AVALIAÇÃO Procedimentos indissociáveis Toda avaliação pressupõe uma tomada de decisão planejada e intencional. Seus dados subsidiam os procedimentos, as estratégias específicas e as ações que atendam as necessidades do aluno, para que alcancem os objetivos e metas propostos. No processo de avaliar/planejar a escola exercita sua autonomia, pois as ações a serem planejadas devem ser coerentes com as necessidades identificadas.

8 PLANEJAR: exercício privilegiado de construção e consolidação de identidades.
IDENTIDADE DA ESCOLA: explicitada na Proposta Pedagógica. IDENTIDADE DA EQUIPE GESTORA: se consolida na execução do planejamento. IDENTIDADE DOS PROFESSORES: se concretiza na efetivação do currículo e se manifesta na aprendizagem de seus alunos. IDENTIDADE DOS FUNCIONÁRIOS: se concretiza na participação da ação de planejar - se incluem como educadores, no papel de formar os alunos nos múltiplos espaços da escola. IDENTIDADE DA COMUNIDADE: sendo participante, assumindo a escola como sua. A identidade dos alunos é construída quando se percebem sujeito de uma escola onde todos os seguimentos estão articulados com a finalidade de planejar um ensino que garanta a eles, além da formação para a autonomia, um projeto de vida plena, alicerçado em conhecimentos, valores e atitudes que os identifiquem como alguém competente na construção da própria história.

9 PLANEJAMENTO e REGISTRO É preciso aprimorar essa prática
Registros escolares: apoio no planejamento, orientam as ações a serem desencadeadas a partir do planejado. O registro e sua análise nos permite avançar com segurança para além do realizado, sem perder a oportunidade de desenvolver ações inovadoras. Subsidiar as decisões tão necessárias na ação de planejar e executar o planejado. A leitura dos registros já elaborados permite entender os condicionantes e as necessidades da escola. A elaboração de novos registros durante o planejamento possibilita a reflexão sobre os dados, bem como indica os caminhos para sanar as dificuldades detectadas. Documentam um compromisso escrito quanto às intenções. O registro é o impulsionador da reflexão sobre a prática, possibilita a constatação da teoria na prática. Sua análise permite observar o realizado, não permitindo repetir equívocos bem como avançar além do realizado.

10 Contextualizar o conteúdo que se quer aprendido significa, assumir que todo o conhecimento envolve uma relação entre sujeito e objeto, facilita a ponte entre a teoria e a prática pois: retira o aluno da condição de espectador passivo. permite que a aprendizagem seja significativa pois evoca áreas, âmbitos ou dimensões presentes na vida pessoal, social e cultural. mobiliza competências cognitivas já adquiridas. O cotidiano e as relações estabelecidas com o ambiente físico e social devem permitir dar significado a qualquer conteúdo curricular, fazendo a ponte entre o que se aprende na escola e o que se faz, vive e observa no dia-a-dia. é um recurso para tornar a aprendizagem significativa ao associá-la com experiências da vida cotidiana ou com conhecimentos adquiridos espontaneamente. O jovem não inicia a aprendizagem escolar partindo do zero, mas com uma bagagem formada por conceitos já adquiridos espontaneamente.

11 APRENDIZAGEM CONTEXTUALIZADA
Contextualizar propõe não apenas trazer a vida real para a sala de aula, mas criar condições para que os alunos (re)experienciem os eventos da vida real a partir de múltiplas perspectivas. Contextualizar propõe selecionar as questões principais que constituem o debate presente na sociedade em que se está inserido.

12 SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS São situações didáticas articuladas, que possuem uma seqüência de realização, cujo critério principal são os níveis de dificuldade. Funcionam de forma parecida com os projetos e podem integrá-los, desenvolvem habilidades e competências mas não fornecem, necessariamente, um produto final predeterminado. Características fundamentais de uma sequência didática: ampliação do nível de dificuldade entre as suas diferentes etapas; foco voltado para aprendizagem de conteúdos conceituais; podem e devem integrar os projetos didáticos.

13 É UMA SEQUÊNCIA DE ATIVIDADES PARA PROMOVER ENSINO/ APRENDIZAGEM
SEQUÊNCIA DIDÁTICA É UMA SEQUÊNCIA DE ATIVIDADES PARA PROMOVER ENSINO/ APRENDIZAGEM COMO TRABALHO EM GRUPO AULAS PRÁTICAS LEITURA AULA EXPOSITIVA ANÁLISE DE TEXTO

14 Boa Situação de Aprendizagem
Garante circulação de informação; Prevê desafios e tomada de decisão; Mantém as características sócio-culturais do objeto a ser aprendido; Favorece a reflexão sobre o conteúdo a ser trabalhado.

15 PRINCÍPIOS DIDÁTICOS QUE DEFINEM UMA BOA SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM:
1.Os aprendizes precisam por em jogo tudo o que sabem e pensam sobre o conteúdo em torno do qual o professor organizou a tarefa; 2.Os aprendizes têm problemas a resolver e decisões a tomar em função do que se propõem a produzir; 3.O conteúdo trabalhado mantém as suas características de objeto sociocultural real; 4.A organização da tarefa garante a máxima circulação de informação possível entre os aprendizes, por isso as situações propostas devem prever o intercâmbio e a interação entre eles.

16 REFLEXÕES PARA O PROFESSOR:
Que saberes o professor precisa ter para trabalhar uma S.A. de forma produtiva? Essa sequência didática valoriza o que os alunos já sabem? Os alunos têm problemas a resolver e decisões a tomar? Instiga a busca de novas informações e conhecimentos? Que conhecimentos são construídos pelo aluno nessa sequência didática? Essa S.A. valoriza o que os alunos já sabem?


Carregar ppt "Objeto Central da Área de Ciências Humanas"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google