A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

GERENCIAMENTO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS PLANO DE ENSINO E SEMINÁRIO EM GRUPO Prof. Paulo Roberto Leite.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "GERENCIAMENTO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS PLANO DE ENSINO E SEMINÁRIO EM GRUPO Prof. Paulo Roberto Leite."— Transcrição da apresentação:

1 GERENCIAMENTO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS PLANO DE ENSINO E SEMINÁRIO EM GRUPO Prof. Paulo Roberto Leite

2 PLANO DE ENSINO Ao final do curso o aluno deverá entender a gestão de processos integrantes da cadeia de suprimentos, as decisões estratégicas, as alianças estratégicas com fornecedores e clientes, que valorizem os produtos e serviços. O professor deve atuar como orientador dos alunos e não como expositor permanente da matéria, promovendo a discussão do conteúdo entre os alunos. Para isso, alem de aulas expositivas, devem ser utilizadas outras técnicas de ensino-aprendizagem que se mostrem mais adequadas em função do assunto tratado em aula, tais como: visita técnica a um operador logístico, pesquisa de campo, trabalho em grupo, seminários, discussão de estudos de caso. A avaliação será feita sob forma de trabalhos escritos, apresentação de seminários ou outros meios, cuja escolha fica sempre a cargo do professor. Terá uma avaliação final individual obrigatória com peso de 40% da média final na disciplina

3 Prof. Paulo Roberto Leite Programa (Adaptado pelo prof.) Conceitos de cadeia de suprimentos O Efeito Forrester e o Beer game Fluxos logísticos :push e pull Fases empresariais Estratégias no SCM. Coordenação da cadeia de suprimentos Objetivos de desempenho nas cadeias O gerenciamento dos processos Práticas em SCM

4 Prof. Paulo Roberto Leite Bibliografia ( do professor) LEITURA OBRIGATÓRIA: CHOPRA, Sunil e MEINDL, Peter. Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos – Estratégia, Planejamento e Operações. São Paulo – Ed. Prentice Hall, 2003 CHRISTOPHER, MARTIN – Logística e Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos – São Paulo – Editora Pioneira – 1997 CHRISTOPHER, Martin – Marketing da Logistica –Edit. Futura, 1999 LEITURA COMPLEMENTAR: BERTAGLIA, Paulo R. – Logística e Gerenciamento da cadeia de abastecimento. São Paulo, edit. Saraiva, FLEURY, Paulo Fernando at al – Logística Empresarial – A Perspectiva Brasileira Edit Atlas 2000 NOVAES, ANTÔNIO G. – Logística e Gerenciamento da Cadeia de Distribuição. Estratégia, Operação e Avaliação – Rio de Janeiro – Editora Campus – 2001 PIRES, Silvio R.I. – Gestão da cadeia de suprimentos. São Paulo, edit. Atlas POIRIER, Charles C. e Reiter, Sthefen E. – Otimizando sua rede de negócios- São Paulo, Edit. Futura,1997 TAYLOR, David A. – Logística na cadeia de suprimentos – São Paulo, Edit. Pearson, REVISTAS E OUTRAS FONTES ECR BRASIL – coletânea de livros Revista tecnologística Artigos Proquest e Ebsco

5 Prof. Paulo Roberto Leite OBJETIVOS DO SEMINÁRIO 1. Exercitar a pro-atividade dos alunos 2. Desenvolver a capacidade de identificação de casos de SCM no Brasil. 3. Constatar a prática dos conceitos. 4. Desenvolver a capacidade de pesquisa empresarial 5. Aumentar o benchmark de casos SCM no Brasil. 6. Publicação de trabalho.

6 Prof. Paulo Roberto Leite CASOS DE SCM 1. Grupo identifica um caso de SCM que possa ser apresentado em classe por um executivo envolvido. 2. Grupo prepara uma pesquisa sobre o caso:elabora a questão a ser pesquisada dentro do tema SCM e desenvolve a pesquisa usando mais casos ou entrevistas com outros executivos. 3. Grupo organiza e agenda a apresentação do palestrante visitante (agenda com o representante ) 4. Grupo apresenta relatório (artigo) da pesquisa realizada no formato sugerido pelo professor.

7 Prof. Paulo Roberto Leite RELATÓRIO Formato de artigo = papel A4; fonte 12 Times New Roman; tabelas, ilustrações, gráficos com fonte 10; espaçamento simples, número de páginas máximo 10; margem superior e esquerda = 3cm; margem inferior e direita = 2cm; ) Título do trabalho Resumo de máximo 15 linhas Introdução Referencial teórico (tópicos definidos pelos alunos e com citações dos autores bibliográficos ) Resultados e discussão da pesquisa Conclusões Referencias bibliográficas

8 Prof. Paulo Roberto Leite Aspectos gerais possíveis de serem abordados Transportes Coordenação/ Integração Estratégias Armazenagens Localização de facilidades Tecnologia de informação Embalagem Relacionamentos Cultura empresarial Times de ação Valor Fidelização Competitividade Resultados Nível de serviço Controles Planejamento Custos Estrutura / organização Qualidade Inovação Gestão Etc.

9 Prof. Paulo Roberto Leite CRONOGRAMA Pesquisa bibliográfica – escolha da questão foco da pesquisa do grupo em SCM. Contatos com as empresas potenciais para a apresentação de caso em classe e de pesquisa Questionário ou roteiro para entrevista de pesquisa. Realização da pesquisa e da apresentação em classe por convidado. Entrega do relatório (artigo) após a apresentação do caso.

10 Prof. Paulo Roberto Leite AVALIAÇÃO DO CURSO Apresentação de um caso de SCM por um convidado. ( 20%) Relatório da pesquisa do grupo ( 30%) Prova final. ( 30%) Participação individual: contribuições em classe, presença, participação no trabalho em grupo. ( 20%)


Carregar ppt "GERENCIAMENTO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS PLANO DE ENSINO E SEMINÁRIO EM GRUPO Prof. Paulo Roberto Leite."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google