A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Disciplina: ADMINISTRAÇÃO DE PRODUÇÃO E OPERAÇÃO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Disciplina: ADMINISTRAÇÃO DE PRODUÇÃO E OPERAÇÃO"— Transcrição da apresentação:

1 Disciplina: ADMINISTRAÇÃO DE PRODUÇÃO E OPERAÇÃO
Carga Horária: horas/aula Série: 3º. ADMINISTRAÇÃO Professor: Érico Oda, MSc. Definição: Disciplina destinada a desenvolver uma base conceitual e prática sobre a gestão da produção de bens e da prestação de serviços, com visão estratégica e gerencial do ambiente empresarial, considerando as dimensões sociais, econômicas e tecnológicas envolvidas. Visa também identificar o seu papel fundamental na ordenação da execução das atividades-fim das organizações e na integração sistêmica do processo de gestão. Fundação de Estudos Sociais do PR.

2 OBJETIVOS DA DISCIPLINA
OBJETIVO GERAL Capacitar os discentes a compreender de forma ampla a administração da produção de bens e de operações em serviços, através de abordagem holística, situando-a como parte de um ciclo, face à satisfação das necessidades dos clientes, as características que para isso se exige dos produtos/ serviços e os elementos que interagem no processo da produção e serviços. Capacitar os acadêmicos a Planejar e Gerenciar sistemas organizacionais de produção e/ou de serviços, dentro de uma visão geral e sistêmica da Administração. Fundação de Estudos Sociais do PR.

3 OBJETIVOS DA DISCIPLINA
OBJETIVOS ESPECÍFICOS Estabelecer o foco estratégico da produção, pela relação entre estratégia do negócio e estratégia da produção. Apresentar os principais objetivos da produção e como a atividade de produção e de prestação de serviços está inserida na rede de operações empresariais. Discutir os principais modelos de competitividade: posicionamento na indústria, competências, produção enxuta e teoria das restrições. Estimular o aprendizado da Administração da Produção, através do ensino dos elementos fundamentais da gestão de operações de produtos e serviços. Dar ao aluno, conhecimento das técnicas de racionalização e de otimização de uso da capacidade produtiva. Mostrar o relacionamento das atividades de Produção e Operação, produtos e serviços, com as demais disciplinas da Administração de Empresas. Informar sobre as ferramentas para gerenciar a produção. Caracterizar a importância da gerência a produção na área de serviços. Desenvolver capacidade de crítica com relação á avaliação de técnicas e ferramentas mais apropriadas para aplicação em situações reais e futuras. Fundação de Estudos Sociais do PR.

4 EMENTA E PLANO DE ENSINO
CONTEXTUALIZAÇÃO HISTÓRICO ESTRATÉGIAS DE PRODUÇÃO E OPERAÇÕES AVALIAÇÕES QUANTITATIVAS PROJETO DO PRODUTO / SERVIÇO O PROCESSO - SISTEMA DE PRODUÇÃO ESTUDO LOCACIONAL E LAY-OUT ESTUDO DO TRABALHO MÉTODOS DE PRODUÇÃO E CAPACIDADE ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS - COMPRAS GESTÃO E AVALIAÇÃO DE ESTOQUES GESTÃO DE PROJETOS PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO PLANEJAMENTO E CONTROLE DA CADEIA PRODUTIVA MANUTENÇÃO PLANEJAMENTO E CONTROLE DA QUALIDADE Fundação de Estudos Sociais do PR.

5 PROCESSO DIDÁTICO/PEDAGÓGICO
METODOLOGIA DE ENSINO Aulas expositivas com discussão de conteúdo Estudo de casos Trabalhos Práticos para firmar o conhecimento Eventos e visitas técnicas RECURSOS Quadro-negro Projetor multimídia Internet Televisão e vídeo AVALIAÇÕES Provas bimestrais (60%), Trabalhos bimestrais e participação em eventos e de atividades praticas (40%). Fundação de Estudos Sociais do PR.

6 Fundação de Estudos Sociais do PR.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA CORRÊA, Henrique; CORRÊA, Carlos. Administração da produção e operações: manufatura e serviços, uma abordagem estratégica. São Paulo: Atlas, 2004. MARTINS, Petrônio; LAUGENI, Fernando Piero. Administração da Produção, 2ª.ed. São Paulo: Saraiva, 2006 SLACK, Nigel et alli. Administração da Produção. 2ª. Ed. São Paulo: Atlas, 2002. Fundação de Estudos Sociais do PR.

7 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
BALLESTERO-ALVAREZ, Maria Esmeralda (Coord.). Administração da qualidade e produtividade: abordagens do processo administrativo. São Paulo: Atlas, 2001. CORREA, Henrique et al. Planejamento, Programação e Controle da Produção: MRP II, ERP. 2 ed. São Paulo: Atlas, 1997. DAVIS, Mark et al. Fundamentos da Administração da Produção. Porto Alegre: Bookman, 2001. FITZSIMMONS, James; FITZSIMMONS, Mona. Administração de Serviços: operações, estratégia e tecnologia da informação. Porto Alegre: Bookman, 2000. GAITHER, Norman; FRAZIER, Greg. Administração da Produção e Operações. São Paulo: Pioneira, 2001. GIANESI, Irineu; CORREA, Henrique. Administração Estratégica de Serviços. São Paulo: Atlas, 1996. Just in time, MRP II e OPT: um enfoque estratégico.2 ed. São Paulo: Atlas, 1996. HARTLEY, John R. Engenharia simultânea: um método para reduzir prazos, melhorar a qualidade e reduzir custos. Porto Alegre: Bookman, 2000. JOHNSTON, Robert; CLARCK, Graham. Administração de Operações de Serviços. São Paulo: Atlas, 2002. MOREIRA, Daniel Augusto. Administração de Produção e Operações. São Paulo: Pioneira, 1997. SLACK, Nigel. Vantagem Competitiva em Manufatura. São Paulo: Atlas, 1993. TUBINO, Dálvio Ferrari. Manual de Planejamento e Controle da Produção. São Paulo: Atlas, 2000. Fundação de Estudos Sociais do PR.


Carregar ppt "Disciplina: ADMINISTRAÇÃO DE PRODUÇÃO E OPERAÇÃO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google