A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Fundação de Estudos Sociais do PR.1 Disciplina: ADMINISTRAÇÃO DE PRODUÇÃO E OPERAÇÃO Carga Horária: 104 horas/aula Série: 4 a. Professor:Érico Oda, MSc.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Fundação de Estudos Sociais do PR.1 Disciplina: ADMINISTRAÇÃO DE PRODUÇÃO E OPERAÇÃO Carga Horária: 104 horas/aula Série: 4 a. Professor:Érico Oda, MSc."— Transcrição da apresentação:

1 Fundação de Estudos Sociais do PR.1 Disciplina: ADMINISTRAÇÃO DE PRODUÇÃO E OPERAÇÃO Carga Horária: 104 horas/aula Série: 4 a. Professor:Érico Oda, MSc. Definição: Disciplina destinada a desenvolver uma base conceitual e prática sobre a gestão da produção de bens e da prestação de serviços, com visão estratégica e gerencial do ambiente empresarial, considerando as dimensões sociais, econômicas e tecnológicas envolvidas. Visa também identificar o seu papel fundamental na ordenação da execução da atividade-fim das organizações e na integração sistêmica do processo de gestão.

2 Fundação de Estudos Sociais do PR.2 OBJETIVOS DA DISCIPLINA OBJETIVO GERAL Permitir aos discentes, a compreensão mais ampla da administração da produção de bens e de operações em serviços, através de abordagem interativa, situando-a como parte de um ciclo face à satisfação das necessidades dos clientes, as características que se exigem dos produtos/ serviços e os elementos que interagem no processo da produção e serviços. Capacitar os discentes a gerenciarem sistemas organizacionais de produção e/ou de serviços, diante de uma visão geral, sistêmica e holística da Administração

3 Fundação de Estudos Sociais do PR.3 OBJETIVOS ESPECÍFICOS Apresentar o conteúdo da disciplina e suas interfaces com as outras atividades de uma organização global, sistêmica e holisticamente. Fornecer um caminho lógico das atividades de administração da produção e um entendimento do contexto estratégico em que os gerentes de produção e operacionais trabalhem. Demonstrar a importância do tripé da produção: plano mestre da produção, engenharia de produtos e controle de estoques. Absorver temas essenciais à gestão das empresas, com aplicação prática no dia-a-dia das indústrias e prestadoras de serviços. Reconhecer os princípios de Taylor da Administração Científica e de Ford do conceito da linha de produção em grande escala e sistemas engrenados, procurando-se eliminar os vários tipos de tipos de desperdícios. Oferecer alternativas para os futuros e atuais profissionais encontrarem caminhos e soluções para os seus problemas operacionais. Utilizar com os discentes, os métodos e técnicas utilizadas para administrar o processo produtivo através de métodos quantitativos. Proporcionar o entendimento da redução de erros, acidentes, doenças ocupacionais, fadiga e stress no trabalho e conseqüente bem-estar e aumento de produtividade dos trabalhadores. Relacionar as relações do trabalho com a máquina, ambiente e organização do trabalho e as suas conseqüências sobre a saúde e a produtividade humana. Associar temas mais recentes com outros mais tradicionais, introduzindo o discente nos fundamentos técnicos e administrativos de produção. Apresentar as técnicas de sistemas de controle de produção atualmente organizados no mercado interno e externo (Kanban, Kaizen, JIT, JIT II, JIC, JIS, MRP, MRP II, MRP III, ERP, ERP II, OPT, TOC, SC, SCM, ECR, CRM). OBJETIVOS DA DISCIPLINA

4 Fundação de Estudos Sociais do PR.4 EMENTA E PLANO DE ENSINO 1.Histórico da administração da produção e operações em serviços 2.Estratégias corporativas e de produção/operações 3.Projeto e composto de produtos e serviços 4.Estudos do processo e do trabalho através dos métodos com tempos e movimentos 5.Tecnologia dos processos 6.Localização e arranjo físico das instalações 7.Planejamento e controle da capacidade 8.Planejamento e programação do controle de produção - ppcp 9.Aspectos administrativos da manutenção 10.As filosofias de administração da produção e das operações em serviços 11.Os sistemas de administração da produção e das operações em serviços 12.Técnicas contemporâneas de gestão da produção e de operações em serviços 13.Gestão do impacto ambiental

5 Fundação de Estudos Sociais do PR.5 PROCESSO DIDÁTICO/PEDAGÓGICO METODOLOGIA DE ENSINO –Aulas expositivas com discussão de conteúdo –Estudo de casos –Trabalhos Práticos para firmar o conhecimento –Eventos e visitas técnicas RECURSOS –Quadro-negro –Retroprojetor –Canhão multimídia –Televisão e vídeo AVALIAÇÕES –Provas oficiais bimestrais (60%), –Trabalhos bimestrais e relatórios de participação em eventos e de visitas técnicas (40%).

6 Fundação de Estudos Sociais do PR.6 BIBLIOGRAFIA BÁSICA DAVIS, Mark M. et alli. Fundamentos da Administração da Produção. 3. ed., Porto Alegre: Bookman, CORRÊA, Henrique; CORRÊA, Carlos. Administração da produção e operações: manufatura e serviços, uma abordagem estratégica. São Paulo: Atlas, MARTINS, Petrônio Garcia; LAUGENI, Fernando P. Administração da Produção. São Paulo: Saraiva, MOREIRA, Daniel A. Administração da produção e operações. São Paulo. Pioneira, 1996.

7 Fundação de Estudos Sociais do PR.7 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR BALLESTERO-ALVAREZ, Maria Esmeralda (Coord.). Administração da qualidade e produtividade: abordagens do processo administrativo. São Paulo: Atlas, BALLOU, Ronald H. Administração da logística integrada. Porto Alegre: Bookman, BLACK, J.T. O projeto da fábrica do futuro. Porto Alegre: Bookman, BRITO, Rodrigo G. F. A. Planejamento, programação e controle da produção. 2 ed. São Paulo: IMAM, CORRÊA, Henrique et. al. Planejamento, programação e controle da produção: MRPII, ERP. 2 ed. São Paulo: Atlas, FITZSIMMONS, James A. et al. Administração de serviços: operações, estratégia e tecnologia de informação. PortoAlegre: Bookman, GAITHER, Norman: FRAIZER, Greg. Administração da produção e operações. São Paulo: Pioneira, GIANESI, Irineu G. N.; CORRÊA, Henrique L. Administração estratégica de serviços. São Paulo: Atlas, Just in time, MRP II e OPT: um enfoque estratégico.2 ed. São Paulo: Atlas, GUASPARI, John. A empresa que parou no tempo. Uma fábula sobre a descoberta da qualidade. São Paulo: Makron Books, HARTLEY, John R. Engenharia simultânea: um método para reduzir prazos, melhorar a qualidade e reduzir custos. Porto Alegre: Bookman, IMAI, Massaaki. Kaizen: a estratégia para o sucesso competitivo. São Paulo: IMAM, JOHNSTON, Robert; CLARK, Graham. Administração de operações de serviços. São Paulo: Atlas, MACHLINE, Claude et alli. Manual de administração da produção. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas. 1995, Vol.1 e 2.

8 Fundação de Estudos Sociais do PR.8 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR NAKAGAWA, Masayuki. Gestão estratégica de custos: JIT/TQC. São Paulo: Atlas, OHNO, Taiichi. O sistema Toyota de produção: além da produção em larga escala. Porto Alegre: Bookman, PRADO, Darci. Teoria das filas e da simulação. São Paulo: Desenvolvimento Gerencial, PLOSSL, George W. Administração da Produção. São Paulo: Makron Books, RITZMAN, Larry. P.; KRAJEWSKI, Lee. J. Administração da produção e operações. São Paulo: Pearson – Prentice Hall, ROCHA, Duílio. Fundamentos técnicos de produção. São Paulo: Makron Books, SHINGO, Shigeo. O sistema Toyota de produção: do ponto de vista da engenharia da produção. Porto Alegre: Bookman, Sistema de produção com estoque zero: o sistema Shingo para melhorias contínuas. Porto Alegre: Bookman, Sistema de troca de ferramentas: uma revolução nos sistemas produtivos. Porto Alegre: Bookman, SLACK, Nigel et al. Administração da Produção. São Paulo: Atlas, Administração da Produção. São Paulo: Atlas, Vantagem competitiva em manufatura. São Paulo: Atlas, TUBINO, Dálvio Ferrari. Manual de planejamento e controle da produção. 2 ed. São Paulo: Atlas, Sistemas de produção: a produtividade no chão de fábrica. Porto Alegre: Bookman, Gestão da Produção: simulação empresarial. Cd-rom. São Paulo: Atlas, VALERIANO, Dalton L. Gerenciamento estratégico e administração por projetos. São Paulo: Makron Books, ZACCARELLI, Sérgio Baptista. Programação e controle da produção. São Paulo: Atlas


Carregar ppt "Fundação de Estudos Sociais do PR.1 Disciplina: ADMINISTRAÇÃO DE PRODUÇÃO E OPERAÇÃO Carga Horária: 104 horas/aula Série: 4 a. Professor:Érico Oda, MSc."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google