A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Pós-graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Pós-graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho"— Transcrição da apresentação:

1 Pós-graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho
Prof.ª Bianca Di Luccia Ruiz Francisco

2 DISCIPLINA Prevenção e Controle de Riscos em Máquinas, Equipamentos e Instalações.

3 EMENTA DA DISCIPLINA Localização e implantação Industrial;
Sinalização aplicado ao arranjo físico; Arranjo Físico e Organização da matéria-prima, processo e descarte do lixo industrial.

4 OBJETIVO Desenvolver e aprimorar as competências necessárias para que os alunos possam desenvolver: Conhecimentos sobre os principais conceitos e desenvolvimento de Implantação de Industria; Técnicas e recomendações da Implantação Industrial para o desenvolvimento do projeto de controle ambiental interno e externo; Conhecimentos sobre os principais conceitos e desenvolvimento de Layout Industrial; Capacitação para realizar reconhecimento e a avaliação para utilização da sinalização na industria e Capacitação e treinamento para realizar o projeto de controle do ambiente interno ocupacional e do meio ambiente externo.

5 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Analisar os instrumentos metodológicos necessários para a execução do projeto de layout. (Por quê? Para quê?) Conhecer a importância das técnicas e sistemas do processo. Administrar técnicas, regras (ABNT) e as NRs para apresentação de trabalhos.

6 CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Unidade I Layout Industrial aplicado à Engenharia de Segurança do Trabalho. Princípios gerais; Tipos clássicos de arranjo de layout; Dimensionamento de Recursos; Estudo de Fluxo; Técnicas existentes para estudo do fluxo; Dimensionamento de áreas; Logística empresarial; Projeto de Integração; Coleta de dados e dimensionamento: máquina, matéria prima, fluxo e áreas.

7 CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Unidade II Implantação Industrial na Engenharia de Segurança do Trabalho e Meio Ambiente. Introdução; Estudo da Macro e Micro localização; Aspectos Gerais; Indicadores Ambientais; Fatores físicos, climáticos, condições biológicas Desenvolvimento Regional.

8 CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Unidade III Aplicação de Cor e Sinalização no layout. Introdução; Uso da cor no layout; Aspectos Gerais;

9 PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS (AULAS)
Aulas expositivas com trabalhos/discussões em grupo Seminários – apresentação de projeto de layout industrial. Análise de projetos

10 AVALIAÇÃO Trabalho (projeto de layout industrial – entregar até dia 13 de setembro) – 6.0 pontos. Nota individual (apresentação de trabalho em sala de aula) – 2,0 pontos. Exercícios em sala de aula – 2,0 pontos.

11 BIBLIOGRAFIA BLACK, J.T. Projeto da fábrica com futuro. Porto Alegre, Editora Bookman, 2001, 627 p. SLACK, NIGEL. Administração da Produção. São Paulo: Editora Atlas S.A., 1999 LEE, Q. Projeto de instalações e do local de trabalho. São Paulo, Instituto IMAM, 1998, 229 p. MARTINS, S.S. Administração de Produção. Apostila de produção da Universidade Estadual Paulista - UNESP, Bauru, SP, 2003.

12 BIBLIOGRAFIA OLIVÉRIO, J.L. Projeto de fábrica. São Paulo, IBLC, 1985, 489 p. SOUZA, R.A. Administração da produção. São Paulo, Editora Atlas, p. GARCIA, Carlos Alberto. Plant Layout. 3ª ed., Fundacentro, 2002. MUTHER, R. Planejamento do layout: sistema SLP. São Paulo: Editora Edgard Blucker, 1986, 229 p.

13 BIBLIOGRAFIA TEIXEIRA, Durval. Plant “Layout” - Alcan - Alumínio do Brasil S.A. - Engenharia dos Métodos. VALLE, Cyro E. Implantação de Industrias. Rio de Janeiro, Livros Técnicos e Científicos Editora S.A., 1975.

14 e-mail: biancadiluccia@yahoo.com.br tel.: (16) 3947-1814
Obrigada Prof.ª Bianca Di Luccia Ruiz Francisco


Carregar ppt "Pós-graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google