A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PROJETO DE PESQUISA: Análise e Controle de Perdas Na Produção Enxuta (Lean Production): Diagnóstico e Proposição de Indicadores de Desempenho Aluno: Sigmar.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PROJETO DE PESQUISA: Análise e Controle de Perdas Na Produção Enxuta (Lean Production): Diagnóstico e Proposição de Indicadores de Desempenho Aluno: Sigmar."— Transcrição da apresentação:

1 PROJETO DE PESQUISA: Análise e Controle de Perdas Na Produção Enxuta (Lean Production): Diagnóstico e Proposição de Indicadores de Desempenho Aluno: Sigmar Monroe Teodoro Orientador: Prof. Dr. Fernando Cezar Leandro Scramim Santo André/SP

2 Introdução A produção enxuta (também conhecida por Lean Production) é o novo paradigma da organização da produção; É ela que define o padrão atual de eficiência na competitividade empresarial; Entretanto, pouco se tem feito para avaliar e medir o desempenho dos sistemas antes, durante e após a implantação das ferramentas do lean production.

3 Objetivos O objetivo geral deste trabalho é pesquisar os sistemas de análise e controle da produtividade e avaliação das diversas fontes de perdas; Para tanto, uma empresa industrial e outra prestadora de serviços são selecionadas e estudadas; E, a partir da avaliação deste estudo inicial e buscar-se-á propor a utilização de metodologias de avaliação da produtividade.

4 Metodologia A metodologia da pesquisa é o estudo de casos múltiplos, através de visitas às empresas selecionadas; Aplicar um guia/questionário buscando a identificar as medidas da produtividades das firmas.

5 Resultados Parciais Revisão da Bibliografia: Foi realizada revisão bibliográfica:Produção Enxuta, 5S (Housekeeping), Kaisen, Poka Yoke, Tipos de Manutenção, QFD, avaliação, definições básicas e administração de produtividade, medidas de produtividade, Kanban e Just In Time; Definição das Empresas estudadas: Empresa 01: Trata-se de uma empresa de Transporte e Logística de Veículos 0 KM localizada em São Paulo com 60 anos de história. Esta empresa possui em média 1500 funcionários (entre diretos e indiretos); Empresa 02: Indústria gráfica de razão social RC Gráfica e Editora, localizada na região de São Paulo. Esta empresa atua no ramo de impressos promocionais, cartazes e panfletos para o comércio da região. Esta empresa foi selecionada para estudo devido ao seu alto grau de fluxo de processos.

6 Resultados Parciais Levantamento dos principais Indicadores de Desempenho: Empresa 1 Foi avaliado o processo de Transportes de veículos Zero Km, que abrange desde a coleta na fábrica, até a entrega final (concessionárias); Para tal, utiliza-se como base de indicadores de desempenho: Transit Time e Avarias, os quais impactam diretamente na satisfação dos clientes; Transit Time (TT): É medido quanto tempo o veículo gasta para se chegar até o destino final; Avarias: Quantidade de veículos avariados em um determinado período de tempo; São medidos mensalmente. Cada fábrica exige um transit time e um índice de avarias que melhor se encaixa a seus padrões.

7 Resultados Parciais Levantamento dos principais Indicadores de Desempenho: Empresa 2 Tempo médio de envio do orçamento para o cliente; Tempo médio de espera do serviço pelo cliente; Tempo médio para receber, orçar e enviar os serviços aos clientes; Quantidade média de pedidos entregues por dia por entregador; Número médio de orçamentos por dia; Quantidade média de retificações do planejamento por mês; Número médio de pedidos expedidos por hora; Valor médio por mês gasto com insumos e matéria-prima; Tempo médio por hora em que o pedido aguarda para ser executado; Número médio de problemas detectados por mês no PPS; Número de fornecedores de matéria-prima; Tempo médio de setups; Número de setups; Custos dos setups; Custos de mão-de-obra direta; Todos os indicadores são medidos mensalmente.

8 Próximos Passos Diagnóstico dos sistemas atuais de análise e controle de custos e da produtividade nas empresas estudadas; Tratamento dos dados obtidos e confrontação dos modelos teóricos propostos versus à situação real nas empresas; Proposição de diretrizes relativas ao desenvolvimento e a implantação de sistemas de custeio e de medição da produtividade.

9 Principais Referências Bibliográficas CONTADOR, J. C., (coordenador), Gestão de Operações. São Paulo: Edgard Blücher, 2º ed., CONTADOR, J. C., Modelo para aumentar a competitividade industrial: a transição para a gestão participativa. São Paulo: Edgard Blücher: Uninove, COOPER, R. & KAPLAN, R., How Cost Accounting Distort Product Costs. Managment Accouting, Abril, SLACK, N. et. al., Administração da Produção. São Paulo, Atlas, 2º Ed., WOMACK, J. P. et al., A Máquina que Mudou o Mundo. Rio de Janeiro, Ed. Campus, 1992.


Carregar ppt "PROJETO DE PESQUISA: Análise e Controle de Perdas Na Produção Enxuta (Lean Production): Diagnóstico e Proposição de Indicadores de Desempenho Aluno: Sigmar."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google