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CENTRO UNIVERSITÁRIO FUNDAÇÃO SANTO ANDRÉ FACULDADE DE ENGENHARIA ENG. CELSO DANIEL ENGENHARIA DE PRODUÇÃO ANÁLISE E CONTROLE DE PERDAS NA PRODUÇÃO ENXUTA:

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1 CENTRO UNIVERSITÁRIO FUNDAÇÃO SANTO ANDRÉ FACULDADE DE ENGENHARIA ENG. CELSO DANIEL ENGENHARIA DE PRODUÇÃO ANÁLISE E CONTROLE DE PERDAS NA PRODUÇÃO ENXUTA: DIAGNÓSTICO E PROPOSIÇÃO DE INDICADORES DE DESEMPENHO Aluno: Sigmar Aluno: Sigmar Monroe Teodoro Orientador: Prof. Dr. Fernando C. L. Scramim 5. PRINCIPAIS REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS: CONTADOR, J. C., Modelo para aumentar a competitividade industrial: a transição para a gestão participativa. São Paulo: Edgard Blücher: Uninove, 2003; SLACK, N. et. al., Administração da Produção. São Paulo, Atlas, 2º Ed., INTRODUÇÃO A produção enxuta (também conhecida por Lean Production) é o novo paradigma da organização da produção que tende a ser implantado em grande parte das empresas brasileiras e multinacionais, porque é ela que define o padrão atual de eficiência na competitividade empresarial. Entretanto, pouco se tem feito para avaliar e medir o desempenho dos sistemas antes, durante e após a implantação das ferramentas do lean production (Contador, 2003). 2. OBJETIVOS O objetivo geral deste trabalho é pesquisar os sistemas de análise e controle da produtividade e de avaliação das diversas fontes de perdas elencadas pela produção enxuta (Figura abaixo). Para tanto, uma empresa industrial e outra prestadora de serviços serão selecionadas e estudadas E, a partir da avaliação deste estudo inicial e levando em consideração as especificidades das firmas, buscar-se-á propor a utilização de metodologias de custeio e de avaliação da produtividade melhor adaptadas a elas. 3. METODOLOGIA A metodologia da pesquisa é o estudo de casos múltiplos, através de visitas às empresas selecionadas. Pretende-se aplicar um guia/questionário buscando a identificar, entre outras, quais os sistemas de custeio e de medição de desempenho operacional vêm sendo utilizados atualmente, quais suas principais vantagens e desvantagens e a forma pela qual ele se insere na estrutura organizacional da empresa. 4. RESULTADOS PARCIAIS Foi realizada revisão bibliográfica referente à produção enxuta abordando os seguintes assuntos: Origem da Produção Enxuta e suas regras básicas, tipos de ferramentas que podem ser aplicadas na Produção Enxuta, 5S (Housekeeping), Kaisen, Poka Yoke, Tipos de Manutenção, QFD, avaliação, definições básicas e administração de produtividade, medidas de produtividade, Kanban e Just In Time. Empresas estudadas: Empresa 01:Trata-se de uma empresa de Transporte e Logística de Veículos 0 KM localizada em São Paulo com 60 anos de história. Esta empresa possui em média 1500 funcionários (entre diretos e indiretos). Seu ramo de atividade é dividido entre Logística e Transportes de veículos, atendendo as principais fabricantes de automóveis do país. A empresa possui certificados importantes na área de Qualidade e Meio Ambiente ( ISO 9001//2008 e ISO 14000). Nos últimos anos vem se destacando entre os principais fornecedores de serviços do segmento e conquistando prêmios importantes. Esta empresa foi selecionada devido ao grande fluxo de informações que se administra, transmitindo-as para seus clientes. Empresa 02: Indústria gráfica de razão social RC Gráfica e Editora. Trata-se de uma indústria do ramo gráfico localizada na região de São Paulo. Esta empresa atua no ramo de impressos promocionais, cartazes e panfletos para o comércio da região, a empresa dispõe atualmente de três impressoras planas, uma guilhotina e pequenas máquinas de acabamento, com um quadro atual de 19 funcionários. Esta empresa foi selecionada para estudo devido ao seu alto grau de fluxo de processos. Levantamento dos principais Indicadores de Desempenho: Foram levantados diversos indicadores de desempenho que podem ser analisados objetivando buscar melhorias em todo o processo de prestação de serviços (empresa 01) e processo produtivo (empresa 02), conforme segue abaixo: Empresa 01:Devido ao alto fluxo de informações será avaliado o processo de Transportes de veículos Zero Km, que abrange desde a coleta na fábrica, até a entrega final (concessionárias). Para tal, utilizaremos como base de indicadores de desempenho: Transit Time e Avarias, que são os principais indicadores que se exige uma atenção especial e que impacta diretamente na satisfação dos clientes. Transit Time (TT): É medido quanto tempo o veículo gasta para se chegar até o destino final. Avarias: Quantidade de veículos avariados em um determinado período de tempo. Ambos os indicadores de desempenho são medidos mensalmente. Cada fábrica exige um transit time e um índice de avarias que melhor se encaixa a seus padrões. Fórmulas: TT = Total de veículos entregue no prazo / Total de veículos transportados Avarias = Total de veículos avariados / Total de veículos transportados Empresa 02: Foram selecionados diversos indicadores de desempenho objetivos que seguem abaixo: Número médio de clientes que fazem contato por hora. Tempo médio de envio do orçamento para o cliente. Tempo médio de espera do serviço pelo cliente. Tempo médio para receber, orçar e enviar os serviços aos clientes. Quantidade média de pedidos entregues por dia por entregador. Número médio de orçamentos por dia. Quantidade média de retificações do planejamento por mês. Número médio de pedidos expedidos por hora. Valor médio por mês gasto com insumos e matéria-prima. Tempo médio por hora em que o pedido aguarda para ser executado. Número médio de problemas detectados por mês no PPS Número de fornecedores de matéria-prima. Tempo médio de setups. Número de setups. Custos dos setups. Custos de mão-de-obra direta. 11


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