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FTAD Formação Técnica em Administração Módulo de Gestão de Materiais Prof. Marcus Fontes.

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1 FTAD Formação Técnica em Administração Módulo de Gestão de Materiais Prof. Marcus Fontes

2 AULA PASSADA: AULA PASSADA: GESTÃO DE ESTOQUES – CONTINUAÇÃO E APROFUNDAMENTO

3 UMA REVISÃO RÁPIDA UMA REVISÃO RÁPIDA CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO E SEUS DIFERENTES ESTOQUES? CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO E SEUS DIFERENTES ESTOQUES? RISCOS DE INVESTIMENTO PARA CADA TIPO DE EMPRESA QUE OCUPA UMA POSIÇÃO DIFERENTE NO CANAL DE DISTRIBUIÇÃO. RISCOS DE INVESTIMENTO PARA CADA TIPO DE EMPRESA QUE OCUPA UMA POSIÇÃO DIFERENTE NO CANAL DE DISTRIBUIÇÃO. ESTOQUE MÉDIO, BÁSICO, DE SEGURANÇA E EM TRÂNSITO. ESTOQUE MÉDIO, BÁSICO, DE SEGURANÇA E EM TRÂNSITO. NÍVEL DE SERVIÇO DO CLIENTE E CUSTO LOGÍSTICO. NÍVEL DE SERVIÇO DO CLIENTE E CUSTO LOGÍSTICO.

4 E NOSSO ASSUNTO DE HOJE É: E NOSSO ASSUNTO DE HOJE É: GESTÃO DE COMPRAS

5 CONHECER O PROCESSO DE COMPRAS EMPRESARIAIS CONHECER O PROCESSO DE COMPRAS EMPRESARIAIS COMPETÊNCIAS A SEREM DESENVOLVIDAS

6 GESTÃO DE COMPRAS A função COMPRAS é um segmento essencial do Departamento de materiais ou suprimentos. Conforme Gaither & Frazier (2001), o departamento de compras desempenha um papel fundamental na realização dos objetivos da empresa. Sua missão é perceber as necessidades competitivas dos produtos e serviços, tornando-se responsável pela entrega no tempo certo, custos, qualidade e outros elementos na estratégia de operações.

7 GESTÃO DE COMPRAS Decorrente das mudanças ocorridas nas organizações, a função compras não é mais vista como uma atividade rotineira e sim como parte do processo de logística das empresas. Isso porque mais do que simplesmente adquirir produtos, o setor de compras atualmente se inter-relaciona com todos os outros setores da empresa, influenciando e sendo influenciado.

8 GESTÃO DE COMPRAS A função compras não é mais vista como uma atividade rotineira e sim como parte do processo de logística das empresas. Isso porque mais do que simplesmente adquirir produtos, o setor de compras atualmente se inter-relaciona com todos os outros setores da empresa, influenciando e sendo influenciado. A função compras não é mais vista como uma atividade rotineira e sim como parte do processo de logística das empresas. Isso porque mais do que simplesmente adquirir produtos, o setor de compras atualmente se inter-relaciona com todos os outros setores da empresa, influenciando e sendo influenciado.

9 Atualmente se calcula que o total gasto pelas empresas com compras varia de 50% a 80% da receita bruta. Portanto, pequenas reduções no custo das aquisições podem repercutir de maneira altamente positiva no lucro da empresa. (REVISTA CIENTÍFICA DE CONTABILIDADE, 2004)

10 GESTÃO DE COMPRAS OBJETIVOS DA SEÇÃO DE COMPRAS: -Obter um fluxo contínuo de suprimentos; -Coordenação na direção da menor aplicabilidade de investimento ; -Compra no menor preço, com qualidade e quantidade certa -Busca das melhores condições para a empresa (Negociação)

11 GESTÃO DE COMPRAS PARA COMPRAR BEM: PARA COMPRAR BEM: o Preços o Prazos o Qualidade o Volume de compra o Bom relacionamento com fornecedores o Boa seleção de fornecedores

12 GESTÃO DE COMPRAS ATIVIDADES TÍPICAS DA SEÇÃO DE COMPRAS

13 GESTÃO DE COMPRAS PESQUISA DOS FORNECEDORES PESQUISA DOS FORNECEDORES AQUISIÇÃO AQUISIÇÃO ADMINISTRAÇÃO DE ESTOQUES ADMINISTRAÇÃO DE ESTOQUES ANALISE DE CUSTOS ANALISE DE CUSTOS

14 GESTÃO DE COMPRAS CENTRALIZAR OU DESCENTRALIZAR

15 GESTÃO DE COMPRAS GESTÃO DE COMPRAS RAZÕES P/ DESCENTRALIZAR: DISTÂNCIA GEOGRÁFICA DISTÂNCIA GEOGRÁFICA TEMPO NECESSÁRIO PARA A AQUISIÇÃO DE MATERIAIS TEMPO NECESSÁRIO PARA A AQUISIÇÃO DE MATERIAIS FACILIDADE DE DIÁLOGO FACILIDADE DE DIÁLOGO VANTAGENS CENTRALIZAÇÃO: NEGOCIAR MAIORES QUANTIDADES NEGOCIAR MAIORES QUANTIDADES HOMOGENEIDADE DA QUALIDADE HOMOGENEIDADE DA QUALIDADE CONTROLE DE MATERIAS E ESTOQUES CONTROLE DE MATERIAS E ESTOQUES

16 PESQUISA PESQUISA COMPRAS COMPRAS INFORMAÇÕES INFORMAÇÕES DEPARTAMENTOS DEPARTAMENTOS

17 GESTÃO DE COMPRAS INFORMAÇÕES

18 ESTUDO DOS MATERIAS ESTUDO DOS MATERIAS ANÁLISE ECONÔMICA ANÁLISE ECONÔMICA ANÁLISE DE FORNECEDORES ANÁLISE DE FORNECEDORES ANÁLISE DE CUSTO E DO PREÇO ANÁLISE DE CUSTO E DO PREÇO ANÁLISE DAS EMBALAGENS E TRANSPORTES ANÁLISE DAS EMBALAGENS E TRANSPORTES ANÁLISE ADMINISTRATIVA ANÁLISE ADMINISTRATIVA

19 GESTÃO DE COMPRAS ENGENHARIA ENGENHARIA VENDAS VENDAS CONTABILIDADE CONTABILIDADE PRODUÇÃO PRODUÇÃO P.C.P P.C.P C.Q C.Q

20 GESTÃO DE COMPRAS OPERAÇÃO DO SISTEMA DE COMPRAS

21 GESTÃO DE COMPRAS OPERAÇÃO DO SISTEMA DE COMPRAS 1- SOLICITAÇÃO DE COMPRAS 2- COLETA DE PREÇOS 3- PEDIDO DE COMPRA 4- ACOMPANHAMENTO DE COMPRA

22 ATIVIDADE ATIVIDADE Caro aluno, com base no que estudamos na aula de hoje faça a seguinte atividade: FAÇA UMA BUSCA OU PESQUISA SOBRE O SIGNIFICADO DE CLUSTERS E ATUAÇÃO DAS ORGANIZAÇÕES EM REDES EMPRESARIAIS. APÓS TER ESTUDADO SOBRE ESSES DOIS ASSUNTOS ESCREVA UMA LAUDA FALANDO SOBRE COMO O SISTEMA DE ARRANJOS PRODUTIVOS LOCAIS (APL) PODEM SE FORTALECER COM A COMPRA COLETICA.

23 ATIVIDADE Obrigatória colocação da fonte de pesquisa. Atividades copiadas ou iguais a de outros colegas serão invalidadas.

24 Dúvidas Fórum Fórum

25 Fontes Fontes Bibliografia FEITOZA, Cesar. Apostila de Gestão de compras e estoque ORTOLANI, L. F. B. Logistica, gestão de estoques e sistemas de informação CLOSS, David J. Logistica Empresarial DIAS, Marco Aurélio P. Administração de Materiais. 4 ed. São Paulo: Atlas, GAITHER, Norman; FRAZIER, Greg, Administração da Produção e Operações. 8 ed. São Paulo: Pioneira, 2001.


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