Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
LOGÍSTICA DE SUPRIMENTO
Grupo 92 Turma 19
2
Integração com fornecedores
Integração de processos Relações estreitas e duradouras
3
Para... - Reduzir tempo de fornecimento de materiais
- Receber produtos de melhor qualidade - Reduzir estoques tanto na empresa quanto no fornecedor - Ter produtos disponíveis sempre que necessário - Planejar de forma precisa a produção
4
Atividade de Suprimento
50% 5% Suprimentos de materiais e serviços Produção, distribuição e administração Lucro Líquido - É responsável por grande parte dos custos dos produtos - Precisa de atenção especial - Logística de suprimento bem organizada: grande vantagem para a empresa 45%
5
Como fazer para atingir o estágio de excelência?
- Entender que: cada fornecedor possui um negócio distinto e tem seus próprios requisitos - Racionalizar a base de fornecedores como um objetivo-meio e não um objetivo-fim - Selecionar os fornecedores levando em conta todos os critérios que influenciam em toda a Supply Chain - Estabelecer negociações Ganha-Ganha - Desenvolver estratégias em parceria com os fornecedores
6
Integração com fornecedores
- Parceiros mais fortes e para todo o negócio - Foco comum na qualidade - Confiabilidade de entregas mais estáveis e repetitivas - Baixos níveis de estoque - Menos burocracia - Melhor controle do processo - Dependência mútua e congruência de objetivos - Custos da cadeia logística reduzidos
7
Critérios para se definir um “Bom Fornecedor”
- Qualidade do produto recebido - Prazo de entrega - Quantidade - Preço - Custo - Serviço - Burocracia E um dos recursos para garantir as ótimas condições de fornecimento é a Certificação dos Fornecedores.
8
PERGUNTAS E RESPOSTAS 1- Quais os benefícios que o estreitamento da relação com os fornecedores pode trazer para a empresa? R: Redução dos tempos de fornecimento de materiais, recebimento de produtos de melhor qualidade, produtos disponíveis com mais freqüência e redução de estoques. 2- Porque as organizações demonstram pouco interesse nas atividades logísticas de suprimento? R: O desconhecimento de quanto é o impacto de suprimentos no custo total da empresa e o pouco controle sobre a movimentação física no fornecimento.
9
PERGUNTAS E RESPOSTAS 3- Qual o conceito de suprimento?
R: É a fonte de todas as matérias-primas, embalagens, componentes e outros insumos que suprem as necessidades da logística de produção. 4- Pode-se afirmar que a tendência atual nas empresas é o aumento da influencia de valores externos na cadeia de custos? R: Sim, pois é cada vez mais freqüente na estrutura das empresas a terceirização de materiais e serviços, o que leva a um baixo nível de agregação de valor desses itens dentro da empresa.
10
PERGUNTAS E RESPOSTAS 5- Cite três características que uma empresa que se encontra no estágio de excelência apresenta: R: relação com os melhores fornecedores do mercado, integração entre todas as áreas da empresa e exposição intensa de informações para os clientes. 6- Quais critérios devem ser adotados na escolha dos fornecedores: R: Capacitação técnica, qualidade dos produtos/serviços, prazo de entrega e preço
11
PERGUNTAS E RESPOSTAS 7- De que maneira uma empresa pode ter um relação de parceria com os fornecedores? R: O tradicional e funcional contato entre empresa e fornecedor pode ser modificado quando ambas as partes passam a ter uma relação aberta, com base em confiança mútua e com riscos e recompensas partilhadas. 8- Que critérios de seleção devem ser observados para que possa ser criada e mantida uma relação de parceria fornecedor/empresa? R: Compatibilidade de objetivos das duas empresas, visão e estratégia de negócios, perspectiva de confiança mútua entre as empresas.
12
PERGUNTAS E RESPOSTAS 9- Qual a finalidade da certificação de fornecedores? R: A eliminação de desperdícios materiais, máquinas e mão-de- obra; redução de estoques, prevenção de defeitos, maior lucratividade, menor custo total e melhor qualidade. 10- Quais itens são observados no desempenho dos fornecedores para obter a certificação? R: Qualidade do produto recebido, prazo de entrega, facilidade e rapidez na comunicação e custo.
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.