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Capítulo 4(pág.83 a 119) Administração de Recursos Materiais GAMADINI Gabriela Kajiya - 08/30216 Marina Molina - 08/36745 Diogo Bittencourt - 08/27983.

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1 Capítulo 4(pág.83 a 119) Administração de Recursos Materiais GAMADINI Gabriela Kajiya - 08/30216 Marina Molina - 08/36745 Diogo Bittencourt - 08/27983 Nicolle Nascimento - 08/37814

2 Valor agregado ao cliente Consiste em proporcionar ao cliente produtos e serviços que têm um valor maior do que os oferecidos por concorrentes em mercados semelhantes.

3 Valor para o cliente Valor presente na diferença entre o que ele estaria disposto a pagar pelos produtos e serviços do fornecedor menos o que o fornecedor recebe como receita, isto é, o preço que o cliente paga. Melhor combinação entre qualidade, serviço ao cliente, preço e prazo de entrega. VALOR = QUALIDADE S.AO CLIE. PREÇO PRAZO DE E.

4 O que o supply chain pode fazer para aumentar esse valor agregado? Eliminar os custos pela aquisição Custos indiretos de fabricação seriam reduzidos em conseqüência dos pedidos firmes dos clientes, redução dos níveos de estoque, menor trabalho de engenharia com programação, set up de máquinas, etc. Os custos variáveis também seriam diminuídos, pois haveria maior confiabilidade do processo de fabricação com melhoria da qualidade e diminuição dos níveis de trabalho, perdas e sucatas

5 Estruturação da cadeia de logística Logística de suprimento: relações fornecedor – empresa Logística de produção: envolve todas as áreas de conversão de materiais em produto acabado dentro da empresa. Logística de distribuição: relações empresa – cliente – consumidor.

6 Níveis de integração da cadeia logística Nível um: busca-se a eficiência nas transações da cadeia. Nível dois: ocorrem os processos da cadeia e busca-se a integração destes processos. Nível três: busca-se os elos estratégicos da cadeia logística.

7 Logística de suprimento Suprimento = fonte de todas as matérias-primas, as embalagens e os insumos. Representa 30% do custo total da cadeia de supply chain. Verticalização (agregação de valor interno) em baixa.

8 Alguns requisitos da excelência: Área de sistemas e processos – Codificação de materiais e fornecedores – S.I. integrado – Uso da metodologia ABC Área organizacional – Análise de contratos – Times multifuncionais – Posicionamento Área de RH – Incentivos motivacionais – Senioridade e flexibilidade – Espírito de equipe

9 Armadilhas desse caminho Solução única Enxugamento de fornecedores como objetivo fim Viés de seleção Negociação ganha-perde Estratégias solo

10 Integração com fornecedores Benefícios: – Parceiros mais fortes – Foco comum – Confiabilidade – Estoques, custos e burocracia – Maior controle do processo

11 Oportunidades de integração Parceria com fornecedores Critérios para que isso funcione: – Compatibilidade corporativa cultural – Filosofia e estilos gerenciais – Confiança mútua – Semelhança entre as empresas

12 Oportunidades de integração Certificação dos fornecedores Critérios: – Qualidade do produto recebido – Prazo de entrega – Quantidade – Preço – Custo – Serviço – Burocracia

13 Estratégias de Suprimento Macroetapa de avaliação a) Identificação dos grupos de suprimento em função do impacto sobre a empresa e a complexidade do mercado; b) Levantamento de informações sobre os grupos de suprimento: confirmação dos itens incluídos em cada grupo; volumes utilizados e consumidos a.a.; preços praticados; processos de produção; processos de compras; etc.

14 Estratégias de Suprimento Macroetapa de análise a) Determinação das estratégias de suprimento: Grupo 1 Grupo 2 Explorar o poder de compra Adotar seleção competitiva Grupo 3 Grupo 4 Criar/Obter vantagem Desenvolvimento de fornecedores

15 Estratégias de Suprimento As 4 estratégias: Estratégia da consolidação; Estratégia de redução de complexidade; Estratégia de integração; Estratégia de reposicionamento.

16 Estratégias de Suprimento b) Identificação de táticas a serem utilizadas; c) Identificação dos fornecedores potenciais

17 Estratégias de Suprimento Macroetapa de implantação a)Estabelecimento das prioridades de implantação; b)Integração com fornecedores; c)Avaliação contínua das estratégias

18 Estratégias de Suprimento Processo de global sourcing (fornecimento mundial a)Enviar pedidos de cotação a fornecedores globais potenciais; b)Análise do preço total de compra/composição do preço total; c)Cálculo das economias potenciais; d)Desenvolver e executar estratégia de negociação;

19 Estratégias de Suprimento e) Escolha final dos fornecedores; f) Envio de pedidos; g) Manutenção do banco de dados


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