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Estratégias de suprimento Grupo 94: Gustavo Calil Yuri Maluf Lucas Santos Vitor Rosa Milena Milhomem Eduardo Lamounier.

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1 Estratégias de suprimento Grupo 94: Gustavo Calil Yuri Maluf Lucas Santos Vitor Rosa Milena Milhomem Eduardo Lamounier

2 Estratégias de suprimento Adotando estratégias de suprimento, a empresa definirá relacionamentos apropriados a cada grupo de fornecedores. As estratégias sustentam a efetividade da logística de suprimentos.

3 Estratégias de suprimento Objetivos que deverão ser alcançados por meio das estratégias de suprimento: Objetivos que deverão ser alcançados por meio das estratégias de suprimento: Integração com fornecedores Integração com fornecedores Efetividade Organizacional Efetividade Organizacional Benchmark das melhores práticas Benchmark das melhores práticas Gerenciamento da cadeia de suprimentos Gerenciamento da cadeia de suprimentos Fornecimento mundial Fornecimento mundial

4 Análise dos objetivos-chave Objetivos-chave Prazo de implantação/ retorno de investimento Potencial de ganho Integração com fornecedores Efetividade Organizacional Benchmark das melhores práticas Gerenciamento da cadeia de suprimentos Fornecimento mundial A prioridade de implantação dos objetivos-chave está em função do prazo de retorno de investimento e do potencial de ganho de cada objetivo.

5 Determinação das estratégias de suprimento O processo divide-se em três macroetapas: avaliação, análise e implantação. O processo divide-se em três macroetapas: avaliação, análise e implantação. 1. A macroetapa de avaliação consiste na identificação e no levantamento de informações sobre os grupos. 1. A macroetapa de avaliação consiste na identificação e no levantamento de informações sobre os grupos. No eixo vertical: Impacto sobre a empresa No eixo horizontal: Complexidade do mercado. GRUPO 1GRUPO 3 GRUPO 2GRUPO 4

6 2. Macroetapa de análise Consiste na determinação das estratégias de suprimento, que são quatro: Consiste na determinação das estratégias de suprimento, que são quatro: Estratégia de consolidação Estratégia de consolidação Estratégia de redução de complexidade Estratégia de redução de complexidade Estratégia de integração Estratégia de integração Estratégia de reposicionamento Estratégia de reposicionamento GRUPO 1 Estratégia de consolidação GRUPO 3 Estratégia de integração GRUPO 2 Estratégia de redução de complexidade GRUPO 4 Estratégia de reposicionamento

7 2. Macroetapa de análise Identificação de táticas a serem utilizadas para cada estratégia: Identificação de táticas a serem utilizadas para cada estratégia: Global sourcing Global sourcing Racionalizar base de fornecedores/parcerias Racionalizar base de fornecedores/parcerias Desenvolvimento de substitutos/padronização Desenvolvimento de substitutos/padronização Otimizar processos Otimizar processos Benchmark das melhores práticas Benchmark das melhores práticas Concentração de volume Concentração de volume Identificação dos fornecedores potenciais Identificação dos fornecedores potenciais

8 3. Macroetapa de implantação Estabelecimento das prioridades de implantação; Estabelecimento das prioridades de implantação; Integração com fornecedores; Integração com fornecedores; Avaliação contínua das estratégias; Avaliação contínua das estratégias;

9 Análise dos objetivos-chave versus estratégias de suprimento Objetivos-chave Prazo de implantação/ retorno de investimento Potencial de ganho Estratégia de suprimento Integração com fornecedoresxxx Integração Efetividade Organizacionalx xx Reposicionamento Benchmark das melhores práticasxx x Reposicionamento e integração Gerenciamento da cadeia de suprimentosx x Redução de complexidade Fornecimento mundialx xxx Consolidação

10 4. Processo de global sourcing (fornecimento mundial) Esse processo tem as seguintes atividades: Esse processo tem as seguintes atividades: Enviar pedidos de cotação a fornecedores globais potenciais; Enviar pedidos de cotação a fornecedores globais potenciais; Análise do preço total de compra/composição do preço total; Análise do preço total de compra/composição do preço total; Cálculo das economias potenciais; Cálculo das economias potenciais; Desenvolver e executar estratégia de negociação; Desenvolver e executar estratégia de negociação; Escolha final dos fornecedores Escolha final dos fornecedores Envio de pedidos; Envio de pedidos; Manutenção do banco de dados. Manutenção do banco de dados.

11 Perguntas e Respostas 1) A prioridade de implantação dos objetivos-chave está em função de quais fatores? 1) A prioridade de implantação dos objetivos-chave está em função de quais fatores? R: Prazo de implantação/retorno de investimentos e do potencial de ganho de cada objetivo. 2) Quais são as etapas do processo de determinação das estratégias de suprimento? R: Avaliação, análise e implantação. 3) Em que consiste a macroetapa de avaliação? R: Na identificação dos grupos de suprimento e no levantamento de informações sobre os grupos de suprimento. 4) Em que consiste a macroetapa de análise? R: Determinação das estratégias de suprimento, na identificação de táticas a serem utilizadas e na identificação dos fornecedores potenciais. 5)Em que consiste a macroetapa de implantação? R: No estabelecimento das prioridades de implantação, na integração com fornecedores e na avaliação contínua das estratégias.

12 Perguntas e Respostas 6) Quais são as estratégias de suprimento? R: Estratégia de consolidação, de redução de complexidade, de integração e de reposicionamento. 7) Em que consiste a estratégia de consolidação? R: Em alavancar o poder de barganha dos fornecedores, em decorrência do alto impacto sobre a empresa e da baixa complexidade do mercado. 8) Em que consiste a estratégia de redução de complexidade? R: Em explorar seu poder de compra. 9) Em que consiste a estratégia de integração? R: Reúne alta complexidade e alto impacto sobre a empresa. Deve trabalhar na integração com os fornecedores, fazendo relacionamentos estáveis e duradouros. 10) Em que consiste a estratégia de reposicionamento? R: A empresa deve criar/ obter vantagens que reduzam a situação de gargalo em que se encontra. Pode desenvolver produtos substitutos ou alternativos.


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