A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Fundação de Estudos Sociais do PR.1 Disciplina: ADMINISTRAÇÃO DE PRODUÇÃO E OPERAÇÃO Carga Horária: 108 horas/aula Série: 4 a. ADM/COMEX Professor:Érico.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Fundação de Estudos Sociais do PR.1 Disciplina: ADMINISTRAÇÃO DE PRODUÇÃO E OPERAÇÃO Carga Horária: 108 horas/aula Série: 4 a. ADM/COMEX Professor:Érico."— Transcrição da apresentação:

1 Fundação de Estudos Sociais do PR.1 Disciplina: ADMINISTRAÇÃO DE PRODUÇÃO E OPERAÇÃO Carga Horária: 108 horas/aula Série: 4 a. ADM/COMEX Professor:Érico Oda, MSc. Definição: Disciplina destinada a desenvolver uma base conceitual e prática sobre a gestão da produção de bens e da prestação de serviços, com visão estratégica e gerencial do ambiente empresarial, considerando as dimensões sociais, econômicas e tecnológicas envolvidas. Visa também identificar o seu papel fundamental na ordenação da execução da atividade-fim das organizações e na integração sistêmica do processo de gestão.

2 Fundação de Estudos Sociais do PR.2 OBJETIVOS DA DISCIPLINA OBJETIVO GERAL Capacitar os discentes a compreender de forma ampla a administração da produção de bens e de operações em serviços, através de abordagem interativa, situando-a como parte de um ciclo face à satisfação das necessidades dos clientes, as características que se exigem dos produtos/ serviços e os elementos que interagem no processo da produção e serviços. Capacitar os discentes a gerenciarem sistemas organizacionais de produção e/ou de serviços, diante de uma visão geral, sistêmica e holística da Administração

3 Fundação de Estudos Sociais do PR.3 OBJETIVOS ESPECÍFICOS Estabelecer o foco estratégico da produção, pela relação entre estratégia de negócio e estratégia da produção. Apresentar os principais objetivos da produção e como a atividade de produção e de prestação de serviços está inserida na rede de operações produtivas. Discutir os principais modelos de competitividade: posicionamento na indústria, competências, produção enxuta e teoria das restrições. Estimular o aprendizado da Administração da Produção, através do ensino dos elementos fundamentais da gestão de operações de produtos e serviços. Dar ao aluno, conhecimento das técnicas de racionalização e de otimização da capacidade produtiva. Mostrar o relacionamento das operações de produção, produtos e serviços, com as demais disciplinas da Administração de Empresas. Informar sobre as ferramentas para gerenciar a produção. Caracterizar a importância da gerência a produção na área de serviços. Desenvolver capacidade de crítica com relação á avaliação de metodologias mais apropriadas na aplicação em situações reais e futuras. OBJETIVOS DA DISCIPLINA

4 Fundação de Estudos Sociais do PR.4 EMENTA E PLANO DE ENSINO 1.HISTÓRICO 2.AVALIAÇÕES QUANTITATIVAS 3.PROJETO DO PRODUTO / SERVIÇO 4.O PROCESSO - SISTEMA DE PRODUÇÃO 5.ESTUDO LOCACIONAL E LAY-OUT 6.ESTUDO DO TRABALHO 7.MÉTODOS DE PRODUÇÃO E CAPACIDADE 8.ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS - COMPRAS 9.GESTÃO E AVALIAÇÃO DE ESTOQUES 10.GESTÃO DE PROJETOS 11.PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO 12.PLANEJAMENTO E CONTROLE DA CADEIA PRODUTIVA 13.MANUTENÇÃO 14.PLANEJAMENTO E CONTROLE DA QUALIDADE

5 Fundação de Estudos Sociais do PR.5 PROCESSO DIDÁTICO/PEDAGÓGICO METODOLOGIA DE ENSINO –Aulas expositivas com discussão de conteúdo –Estudo de casos –Trabalhos Práticos para firmar o conhecimento –Eventos e visitas técnicas RECURSOS –Quadro-negro –Canhão multimídia –Televisão e vídeo AVALIAÇÕES –Provas oficiais bimestrais (60%), –Trabalhos bimestrais e relatórios de participação em eventos e de visitas técnicas (40%).

6 Fundação de Estudos Sociais do PR.6 BIBLIOGRAFIA BÁSICA CORRÊA, Henrique; CORRÊA, Carlos. Administração da produção e operações: manufatura e serviços, uma abordagem estratégica. São Paulo: Atlas, MARTINS, Petrônio; LAUGENI, Fernando Piero. Administração da Produção, São Paulo: Saraiva, 2006 SLACK, Nigel et alli. Administração da Produção. 2ª. Ed. São Paulo: Atlas, 2002.

7 Fundação de Estudos Sociais do PR.7 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR BALLESTERO-ALVAREZ, Maria Esmeralda (Coord.). Administração da qualidade e produtividade: abordagens do processo administrativo. São Paulo: Atlas, BALLOU, Ronald H. Administração da logística integrada. Porto Alegre: Bookman, BLACK, J.T. O projeto da fábrica do futuro. Porto Alegre: Bookman, BRITO, Rodrigo G. F. A. Planejamento, programação e controle da produção. 2 ed. São Paulo: IMAM, CORRÊA, Henrique et. al. Planejamento, programação e controle da produção: MRPII, ERP. 2 ed. São Paulo: Atlas, FITZSIMMONS, James A. et al. Administração de serviços: operações, estratégia e tecnologia de informação. PortoAlegre: Bookman, GAITHER, Norman: FRAIZER, Greg. Administração da produção e operações. São Paulo: Pioneira, GIANESI, Irineu G. N.; CORRÊA, Henrique L. Administração estratégica de serviços. São Paulo: Atlas, Just in time, MRP II e OPT: um enfoque estratégico.2 ed. São Paulo: Atlas, GUASPARI, John. A empresa que parou no tempo. Uma fábula sobre a descoberta da qualidade. São Paulo: Makron Books, HARTLEY, John R. Engenharia simultânea: um método para reduzir prazos, melhorar a qualidade e reduzir custos. Porto Alegre: Bookman, IMAI, Massaaki. Kaizen: a estratégia para o sucesso competitivo. São Paulo: IMAM, JOHNSTON, Robert; CLARK, Graham. Administração de operações de serviços. São Paulo: Atlas, MACHLINE, Claude et alli. Manual de administração da produção. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas. 1995, Vol.1 e 2. MOREIRA, Daniel A. Administração da produção e operações. São Paulo. Pioneira, 1996.

8 Fundação de Estudos Sociais do PR.8 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR NAKAGAWA, Masayuki. Gestão estratégica de custos: JIT/TQC. São Paulo: Atlas, OHNO, Taiichi. O sistema Toyota de produção: além da produção em larga escala. Porto Alegre: Bookman, PRADO, Darci. Teoria das filas e da simulação. São Paulo: Desenvolvimento Gerencial, PLOSSL, George W. Administração da Produção. São Paulo: Makron Books, RITZMAN, Larry. P.; KRAJEWSKI, Lee. J. Administração da produção e operações. São Paulo: Pearson – Prentice Hall, ROCHA, Duílio. Fundamentos técnicos de produção. São Paulo: Makron Books, SHINGO, Shigeo. O sistema Toyota de produção: do ponto de vista da engenharia da produção. Porto Alegre: Bookman, Sistema de produção com estoque zero: o sistema Shingo para melhorias contínuas. Porto Alegre: Bookman, Sistema de troca de ferramentas: uma revolução nos sistemas produtivos. Porto Alegre: Bookman, SLACK, Nigel et al. Administração da Produção. São Paulo: Atlas, Administração da Produção. São Paulo: Atlas, Vantagem competitiva em manufatura. São Paulo: Atlas, TUBINO, Dálvio Ferrari. Manual de planejamento e controle da produção. 2 ed. São Paulo: Atlas, Sistemas de produção: a produtividade no chão de fábrica. Porto Alegre: Bookman, Gestão da Produção: simulação empresarial. Cd-rom. São Paulo: Atlas, VALERIANO, Dalton L. Gerenciamento estratégico e administração por projetos. São Paulo: Makron Books, ZACCARELLI, Sérgio Baptista. Programação e controle da produção. São Paulo: Atlas


Carregar ppt "Fundação de Estudos Sociais do PR.1 Disciplina: ADMINISTRAÇÃO DE PRODUÇÃO E OPERAÇÃO Carga Horária: 108 horas/aula Série: 4 a. ADM/COMEX Professor:Érico."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google