A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Disciplina: ADMINISTRAÇÃO DE PRODUÇÃO E OPERAÇÃO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Disciplina: ADMINISTRAÇÃO DE PRODUÇÃO E OPERAÇÃO"— Transcrição da apresentação:

1 Disciplina: ADMINISTRAÇÃO DE PRODUÇÃO E OPERAÇÃO
Carga Horária: horas/aula Série: 4a. ADM/COMEX Professor: Érico Oda, MSc. Definição: Disciplina destinada a desenvolver uma base conceitual e prática sobre a gestão da produção de bens e da prestação de serviços, com visão estratégica e gerencial do ambiente empresarial, considerando as dimensões sociais, econômicas e tecnológicas envolvidas. Visa também identificar o seu papel fundamental na ordenação da execução da atividade-fim das organizações e na integração sistêmica do processo de gestão. Fundação de Estudos Sociais do PR.

2 OBJETIVOS DA DISCIPLINA
OBJETIVO GERAL Capacitar os discentes a compreender de forma ampla a administração da produção de bens e de operações em serviços, através de abordagem interativa, situando-a como parte de um ciclo face à satisfação das necessidades dos clientes, as características que se exigem dos produtos/ serviços e os elementos que interagem no processo da produção e serviços. Capacitar os discentes a gerenciarem sistemas organizacionais de produção e/ou de serviços, diante de uma visão geral, sistêmica e holística da Administração Fundação de Estudos Sociais do PR.

3 OBJETIVOS DA DISCIPLINA
OBJETIVOS ESPECÍFICOS Estabelecer o foco estratégico da produção, pela relação entre estratégia de negócio e estratégia da produção. Apresentar os principais objetivos da produção e como a atividade de produção e de prestação de serviços está inserida na rede de operações produtivas. Discutir os principais modelos de competitividade: posicionamento na indústria, competências, produção enxuta e teoria das restrições. Estimular o aprendizado da Administração da Produção, através do ensino dos elementos fundamentais da gestão de operações de produtos e serviços. Dar ao aluno, conhecimento das técnicas de racionalização e de otimização da capacidade produtiva. Mostrar o relacionamento das operações de produção, produtos e serviços, com as demais disciplinas da Administração de Empresas. Informar sobre as ferramentas para gerenciar a produção. Caracterizar a importância da gerência a produção na área de serviços. Desenvolver capacidade de crítica com relação á avaliação de metodologias mais apropriadas na aplicação em situações reais e futuras. Fundação de Estudos Sociais do PR.

4 EMENTA E PLANO DE ENSINO
HISTÓRICO AVALIAÇÕES QUANTITATIVAS PROJETO DO PRODUTO / SERVIÇO O PROCESSO - SISTEMA DE PRODUÇÃO ESTUDO LOCACIONAL E LAY-OUT ESTUDO DO TRABALHO MÉTODOS DE PRODUÇÃO E CAPACIDADE ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS - COMPRAS GESTÃO E AVALIAÇÃO DE ESTOQUES GESTÃO DE PROJETOS PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO PLANEJAMENTO E CONTROLE DA CADEIA PRODUTIVA MANUTENÇÃO PLANEJAMENTO E CONTROLE DA QUALIDADE Fundação de Estudos Sociais do PR.

5 PROCESSO DIDÁTICO/PEDAGÓGICO
METODOLOGIA DE ENSINO Aulas expositivas com discussão de conteúdo Estudo de casos Trabalhos Práticos para firmar o conhecimento Eventos e visitas técnicas RECURSOS Quadro-negro Canhão multimídia Televisão e vídeo AVALIAÇÕES Provas oficiais bimestrais (60%), Trabalhos bimestrais e relatórios de participação em eventos e de visitas técnicas (40%). Fundação de Estudos Sociais do PR.

6 Fundação de Estudos Sociais do PR.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA CORRÊA, Henrique; CORRÊA, Carlos. Administração da produção e operações: manufatura e serviços, uma abordagem estratégica. São Paulo: Atlas, 2004. MARTINS, Petrônio; LAUGENI, Fernando Piero. Administração da Produção, São Paulo: Saraiva, 2006 SLACK, Nigel et alli. Administração da Produção. 2ª. Ed. São Paulo: Atlas, 2002. Fundação de Estudos Sociais do PR.

7 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
BALLESTERO-ALVAREZ, Maria Esmeralda (Coord.). Administração da qualidade e produtividade: abordagens do processo administrativo. São Paulo: Atlas, 2001. BALLOU, Ronald H. Administração da logística integrada. Porto Alegre: Bookman, 2000. BLACK, J.T. O projeto da fábrica do futuro. Porto Alegre: Bookman, 2000. BRITO, Rodrigo G. F. A. Planejamento, programação e controle da produção. 2 ed. São Paulo: IMAM, 2000. CORRÊA, Henrique et. al. Planejamento, programação e controle da produção: MRPII, ERP. 2 ed. São Paulo: Atlas, 1997. FITZSIMMONS, James A. et al. Administração de serviços: operações, estratégia e tecnologia de informação. PortoAlegre: Bookman, 2000. GAITHER, Norman: FRAIZER, Greg. Administração da produção e operações. São Paulo: Pioneira, 2001. GIANESI, Irineu G. N.; CORRÊA, Henrique L. Administração estratégica de serviços. São Paulo: Atlas, 1996. Just in time, MRP II e OPT: um enfoque estratégico.2 ed. São Paulo: Atlas, 1996. GUASPARI, John. A empresa que parou no tempo. Uma fábula sobre a descoberta da qualidade. São Paulo: Makron Books, 1992. HARTLEY, John R. Engenharia simultânea: um método para reduzir prazos, melhorar a qualidade e reduzir custos. Porto Alegre: Bookman, 2000. IMAI, Massaaki. Kaizen: a estratégia para o sucesso competitivo. São Paulo: IMAM, 1994. JOHNSTON, Robert; CLARK, Graham. Administração de operações de serviços. São Paulo: Atlas, 2002. MACHLINE, Claude et alli. Manual de administração da produção. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas. 1995, Vol.1 e 2. MOREIRA, Daniel A. Administração da produção e operações. São Paulo. Pioneira, 1996. Fundação de Estudos Sociais do PR.

8 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
NAKAGAWA, Masayuki. Gestão estratégica de custos: JIT/TQC. São Paulo: Atlas, 1996. OHNO, Taiichi. O sistema Toyota de produção: além da produção em larga escala. Porto Alegre: Bookman, 2000. PRADO, Darci. Teoria das filas e da simulação. São Paulo: Desenvolvimento Gerencial, 1999. PLOSSL, George W. Administração da Produção. São Paulo: Makron Books, 1997. RITZMAN, Larry. P.; KRAJEWSKI, Lee. J. Administração da produção e operações. São Paulo: Pearson – Prentice Hall, 2004. ROCHA, Duílio. Fundamentos técnicos de produção. São Paulo: Makron Books, 1997. SHINGO, Shigeo. O sistema Toyota de produção: do ponto de vista da engenharia da produção. Porto Alegre: Bookman, 2000. Sistema de produção com estoque zero: o sistema Shingo para melhorias contínuas. Porto Alegre: Bookman, 2000. Sistema de troca de ferramentas: uma revolução nos sistemas produtivos. Porto Alegre: Bookman, 2000. SLACK, Nigel et al. Administração da Produção. São Paulo: Atlas, 2002. Administração da Produção. São Paulo: Atlas, 1997. Vantagem competitiva em manufatura. São Paulo: Atlas, 1993. TUBINO, Dálvio Ferrari. Manual de planejamento e controle da produção. 2 ed. São Paulo: Atlas, 2000. Sistemas de produção: a produtividade no chão de fábrica. Porto Alegre: Bookman, 2000. Gestão da Produção: simulação empresarial. Cd-rom. São Paulo: Atlas, 2000. VALERIANO, Dalton L. Gerenciamento estratégico e administração por projetos. São Paulo: Makron Books, 2001. ZACCARELLI, Sérgio Baptista. Programação e controle da produção. São Paulo: Atlas   Fundação de Estudos Sociais do PR.


Carregar ppt "Disciplina: ADMINISTRAÇÃO DE PRODUÇÃO E OPERAÇÃO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google