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Qualidade A busca da excelência. O que é qualidade? E gestão pela qualidade total? Consiste em estratégia de gestão onde é objetivo da empresa alcançar.

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1 Qualidade A busca da excelência

2 O que é qualidade? E gestão pela qualidade total? Consiste em estratégia de gestão onde é objetivo da empresa alcançar altos níveis de excelência, de sorte que a satisfação dos clientes seja plena. E gestão pela qualidade total é busca pela qualidade em toda a organização NOTA: DORAVANTE, SERÁ UTILIZADA APENAS A PALAVRA QUALIDADE, MAS, SEMPRE, COM SENTIDO DE QUALIDADE TOTAL

3 Como surgiu a qualidade? Da conjugação dos seguintes fatores: globalização; aumento da concorrência; e mudança no perfil do consumidor.

4 Por que é importante a luta pela qualidade ? Para sobreviver num mundo em transição, marcado pela extrema competitividade. Para que as organizações possam permanecer no mercado.

5 Os gurus da qualidade Joseph M. Juran O sucesso em qualidade, para Juran, é fruto dos seguintes fatores: Planejamento; Responsabilização; Reconhecimento com base nos resultados alcançados; Desempenho do produto; e Ausência de deficiências. Fonte: Juran, J. M. Juran: planejando para a qualidade.

6 Os gurus da qualidade W. Edwards Deming O sucesso em qualidade, para Deming, está na adoção de uma fórmula composta por 14 pontos. Fonte: Deming, W. Edwards. Qualidade: a revolução da administração.

7 Os 14 pontos de Deming 1) criar constância de propósitos; 2) adotar a filosofia da qualidade completamente; 3) acabar com a inspeção em massa; 4) acabar com a escolha de material para produção com base no preço apenas; 5) melhorar constantemente produtos e serviços; 6) instituir treinamento; 7) instituir liderança; 8) afastar o medo; 9) romper as barreiras internas; 10) eliminar as exortações; 11) eliminar as cotas numéricas; 12) remover barreiras ao orgulho da mão-de-obra; 13) instituir um programa de educação; e 14) agir para transformar. Fonte: Deming, W. Edwards. Qualidade: a revolução da administração.

8 Os gurus da qualidade Armand V. Feigenbaum O sucesso em qualidade, para Feigenbaum, é fruto dos seguintes fatores: Visão sistêmica; Orientação para os consumidores; Planejamento e aperfeiçoamento técnico; Continuidade; Documentação dos esforços; e Envolvimento de todos. Fonte: Feigenbaum, Armand V. Controle da qualidade total.

9 Os gurus da qualidade Philip B. Crosby O sucesso em qualidade, para Crosby, é fruto do combate ao que chama de organização problema. Fonte: Crosby, Philip B. Qualidade sem lágrimas.

10 Ferramentas da qualidade Gráfico de barras Diagrama de causa e efeito Fonte: Hunt, V. Daniel. Gerenciamento para a qualidade: integrando qualidade na estratégia de negócios.

11 Ferramentas da qualidade Folha de verificaçãoGráfico de controle Fonte: Hunt, V. Daniel. Gerenciamento para a qualidade: integrando qualidade na estratégia de negócios.

12 Ferramentas da qualidade Fluxograma Histograma Fonte: Hunt, V. Daniel. Gerenciamento para a qualidade: integrando qualidade na estratégia de negócios. Fonte: Ronchi, Luciano. Organização, métodos e mecanização. In Araujo, Luis César G. de. Organização e métodos.

13 Ferramentas da qualidade Diagrama de ParetoDiagrama de dispersão Fonte: Hunt, V. Daniel. Gerenciamento para a qualidade: integrando qualidade na estratégia de negócios.

14 Ferramentas da qualidade Diagrama de linha de tempo Fonte: Hunt, V. Daniel. Gerenciamento para a qualidade: integrando qualidade na estratégia de negócios.

15 Técnicas da qualidade u plano de ação; u barreiras e auxílios; u benchmarking; u brainstorming; u engenharia simultânea; u estimativa de custo; u custo da qualidade; u análise das necessidades do cliente; u modelo cliente/fornecedor; u questionário cliente/fornecedor; u ciclo de Deming/Shewhart; u projeto de experimentos; u entrevista; u votação múltipla; u técnica de grupo nominal(NGT); u desdobramento da função da qualidade (QFD); e u controle estatístico do processo (SPC). Fonte: Hunt, V. Daniel. Gerenciamento para a qualidade: integrando qualidade na estratégia de negócios.

16 Etapas da implementação de programas de qualidade Conway: a) estabelecimento de um comitê diretivo; b) desenvolvimento dos projetos de melhoria; e c) implementação do projeto. Fonte: Conway, William. O segredo da qualidade.

17 Etapas da implementação de programas de qualidade (2) Cortada e Quintella: a) etapa da consciência inicial; b) etapa do incremento do desejo de aprender sobre qualidade; c) etapa da evidência; d) etapa da Era de Ouro da empresa; e e) etapa da Soberba. Fonte: Cortada, James W. & Quintella, Heitor M. TQM - Gerência da qualidade total.

18 Etapas da implementação de programas de qualidade (3) Gitlow: a) identificação de problemas; b) planejamento; e c) desenvolvimento de um cronograma e de planos de contingência para as ações; Fonte: Gitlow, Howard S. Planejando a qualidade, a produtividade e a competitividade.

19 Etapas da implementação de programas de qualidade (4) Montenegro: a) fase da redescoberta; b) fase da análise; c) fase do desenho do novo processo; d) fase do desenvolvimento de um teste-piloto; e) fase da aplicação do teste-piloto; e f) fase da implementação. Fonte: Montenegro, Roberto Alves de Lima. Manual de implementação de qualidade total passo a passo.

20 Qualidade em serviços Constitui um momento de transição no movimento da gestão pela qualidade. A qualidade em serviços procura resgatar a excelência em serviços como fator de competitividade e satisfação da clientela.

21 Qualidade e cidadania, qualidade de vida no Brasil Qualidade total é, também, qualidade de vida; Cidadania é parte integrante de programas de qualidade total; e Vida e cidadania são demandas específicas do Brasil e que necessitam soluções específicas. Outras sociedades têm outras demandas.

22 Bibliografia ARAUJO, Luis César G. de. Organização e métodos: integrando comportamento, estrutura, estratégia e tecnologia. São Paulo: Atlas, CONWAY, William E. O segredo da qualidade. São Paulo: Marcos Cobra: Parente & Conway Quality, CORTADA, James W. & QUINTELLA, Heitor M. TQM - Gerência da qualidade total. São Paulo: Makron Books, CROSBY, Philip B. Qualidade sem lágrimas. 2 ed. Rio de Janeiro: José Olympio, DEMING, W. Edwards. Qualidade: a revolução da administração. Rio de Janeiro: Marques-Saraiva, FEIGENBAUM, Armand V. Controle da qualidade total. São Paulo: Makron Books, 1994, v.1. GITLOW, Howard S. Planejando a qualidade, a produtividade e a competitividade. Rio de Janeiro: Qualitymark, HUNT, V. Daniel. Gerenciamento para a qualidade: integrando qualidade na estratégia de negócios.Rio de Janeiro: LTC, JURAN, J. M. Juran: planejando para a qualidade. 2 ed. São Paulo: Pioneira, MONTENEGRO, Roberto Alves de Lima. Manual de implementação de qualidade total passo a passo. São Paulo: STS, 1994.


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