A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A QUESTÃO COMPETITIVIDADE

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A QUESTÃO COMPETITIVIDADE"— Transcrição da apresentação:

1 A QUESTÃO COMPETITIVIDADE
O país X padrões mundiais Médio desenvolvimento humano Entre os menores salários mínimos Menor custo de mão de obra Exportação: 1% do comércio mundial concentração nos países do 3º mundo queda acelerada no ranking mundial 23º (1992) Qualidade de produtos 1,9% reclamações X 0,02% Treinamento: 30 h/a X 116 h/a Sugestões p/ melhorias pelos empregados: 2,5% X 60% Tendências Mudanças políticas e geopolíticas Afirmação de uma sociedade globalizada Avanços tecnológicos (genética, informática, telecomunicações, bens de capital)

2 CAPITAIS PRODUTOS INFORMAÇÕES GERAÇÃO DE RIQUEZA GERAÇÃO DE EMPREGOS
MELHOR QUALIDADE DE VIDA CAPITAIS PRODUTOS INFORMAÇÕES DEGRADAÇÃO AMBIENTAL SURGIMENTO DE DOENÇAS DESEMPREGO RELATIVO (AUMENTO DA PRODUÇÃO SEM IGUAL AUMENTO DE EMPREGOS) VOLATILIDADE DOS CAPITAIS Bulgacov Sérgio. Manual de gestão Empresarial. Atlas

3 Ações de empresas de sucesso
redução de custos; atenção total ao cliente em nichos de mercado específicos; redução dos níveis hierárquicos; aumento na rapidez da ação/reação; concentração nos negócios nas linhas e produtos mais competitivos; atenção total ao próprio pessoal; busca da qualidade e preço de nível internacional; redução do quadro de pessoal privilegiando a alta competência; aumentar a capacidade tecnológica da empresa; desburocratizar e informatizar; manter investimentos com capital próprio; descentralização (de decisões e ações). Pesquisa Folha de São Paulo

4 Sugestões para se atingir um nível de competitividade internacional
fazer o planejamento estratégico; adotar a administração participativa; capacitar e valorizar os recursos humanos; praticar a gestão pela qualidade total; implantar sistemas de informação e informatização; adotar tecnologias modernas para o produto e processo de produção; praticar um marketing agressivo; desenvolver ações para aumentar a produtividade; preocupar-se em preservar e recuperar o meio ambiente; ofertar produtos com alta qualidade; estabelecer parcerias estratégicas. Propostas de instituições no PR


Carregar ppt "A QUESTÃO COMPETITIVIDADE"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google