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1 Projecto de Strategic Sourcing O novo modelo de compras e o econstroi.com na EDIFER 1º Congresso de Utilizadores do econstroi.com | 2005.06.30.

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1 1 Projecto de Strategic Sourcing O novo modelo de compras e o econstroi.com na EDIFER 1º Congresso de Utilizadores do econstroi.com |

2 2 A concepção do projecto Resultados da implementação Factores Críticos de Sucesso Índice

3 3 A concepção do projecto Resultados da implementação Factores Críticos de Sucesso Índice

4 4 Antecedentes A função de aprovisionamento (Procurement) é vital no sucesso do negócio da EDIFER, com impacto directo nos resultados da empresa Em 2004 foi definido pela SGPS um programa estratégico abrangente com vista ao aumento da Competitividade e melhoria da Produtividade da EDIFER Estabeleceram-se desde logo pela EDIFER três grandes linhas orientadoras: Aplicação das melhores práticas e estratégias de compra; Utilização das mais modernas tecnologias; Contributo para a modernização da organização numa cultura de inovação. Desenvolvimento de um programa operacional com o apoio de consultores externos – ACCENTURE e VORTAL: Concretização de Melhorias de Produtividade e Competitividade através do Incremento da Capacidade de Procurement Linhas Orientadoras da EDIFER

5 5 Objectivos no novo modelo A redução do Custo Total de Compra (não apenas do preço de aquisição); Reduzir tempo de aprovisionamento e melhorar o planeamento; Maior centralização dos aprovisionamentos; O estabelecimento de relações privilegiadas de médio/longo prazo com fornecedores e subempreiteiros; Incremento da prospecção aos mercados nacional e internacional; O alinhamento dos preços orçamentados com os preços de compra – maior competitividade. Principais objectivos a alcançar na EDIFER

6 6 Gestão estratégica e gestão transaccional Porque é que a Gestão Estratégica e Gestão Transaccional de compras devem coexistir ? Disponibiliza meios humanos Estabelece acordos / parcerias com Fornecedores Liberta meios financeiros () Estratégia Win / Win Reduz esforço administrativo Garante o cumprimento dos acordos / parcerias Gestão Transaccional de Compras Gestão Estratégica de Compras Strategic Sourcing

7 7 As estratégias de compra Alta Baixa Alta Complexidade do mercado Criticidade da Especialidade Contratos Chapéu / Compra Centralizada para o Grupo Desenvolvimento de Fornecedores Outsourcing Parcerias Procurement local / Compras descentralizadas Procurement centralizado Soluções Diferenciação das Estratégica de Compra de forma a explorar o potencial de mais valias de cada especialidade Redução do CUSTO TOTAL DE COMPRA

8 8 As vertentes do projecto Alinhamento das várias vertentes em função da Estratégia definida: A1 – Melhorar o processo de orçamentação de propostas; A2 – Melhorar o processo de planeamento das necessidades de aprovisionamento; A3 – Consolidar novo modelo de negociação com fornecedores (Strategic Sourcing); A4 – Implementar o novo modelo de compras e o ; A5 – Implementar os indicadores de desempenho. 5 Acções para Implementação: Estratégias de Compra Indicadores de Desempenho Estrutura Organizativa Funções e Competências Processos Sistemas de Informação

9 9 A concepção do projecto Resultados da implementação Factores Críticos de Sucesso Índice

10 10 Estratégias de compra O Clube de Parceiros da EDIFER – Inovação do relacionamento comercial Estabelecimento de relações privilegiadas com condições diferenciadas, em regime de parceria: 1.Aumentar os níveis de qualidade global; 2.Capacitar os subempreiteiros para prestação de serviços de maior valor acrescentado; 3.Encontrar alternativas que gerem mais valias para ambas as partes; 4.Simplificar os processos e o relacionamento comercial; 5.Estabelecer condições comerciais competitivas.

11 11 econstroi.com na EDIFER Utilização do econstroi.com pela Produção em Obra, para registo dos pedidos de consulta: 18 obras da EDIFER no novo modelo de compras Utilização do econstroi.com pelos Aprovisionamentos: Aprovisionamento de Materiais; Aprovisionamento de Subempreitadas; Aprovisionamento de peças para Equipamentos e material oficinal Utilização do econstroi.com pela Comercial para elaboração dos Orçamentos.

12 12 Principais resultados Maior integração e estruturação dos processos de aprovisionamento entre a Produção – DAP – Fornecedores: > 80 % do volume de compras comprado centralizadamente nas novas obras da EDIFER; Fácil alcance de um mercado muito mais amplo: > empresas; Aumento do número médio de propostas recebidas: 7,1 Materiais 4,3 Subempreitadas; Maior competitividade decorrente do alargamento da base de fornecedores: 10% do valor de adjudicações a novos fornecedores no econstroi.com; Alinhamento da base de fornecedores entre a Comercial e os Aprovisionamentos. Destacam-se alguns dos resultados obtidos até ao momento

13 13 A concepção do projecto Resultados da implementação Factores Críticos de Sucesso Índice

14 14 Factores críticos de sucesso Patrocínio e envolvimento da Administração; Trabalho em equipas multidisciplinares (Aprovisionamentos, Produção, Orçamentação e outras); Dar espaço à capacidade criativa dos colaboradores que induza a inovação e melhorias de competitividade; Implementar e alinhar as várias acções com os objectivos e estratégia definida; Comunicação efectiva a todos os níveis da organização.

15 15 Projecto de Strategic Sourcing O novo modelo de compras e o econstroi.com na EDIFER 1º Congresso de Utilizadores do econstroi.com |


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