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E-Marketing1 1. Bases Fundamentais do e-Marketing 1. Bases Fundamentais do e-Marketing: Facilitar o e-Commerce Programas de Marketing Internet on-line.

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1 e-Marketing1 1. Bases Fundamentais do e-Marketing 1. Bases Fundamentais do e-Marketing: Facilitar o e-Commerce Programas de Marketing Internet on-line search on-line assistence surveys RECURSOS Alcance, Efectividade e Eficiência

2 e-Marketing2 Conjunto de todas as actividades on-line que facilitam a produção de bens e serviços para satisfazer as necessidades e desejos dos consumidores. Programa de Marketing e-Marketing: TECNOLOGIA é DETERMINANTE Pesquisa de mercado Assistência ao desenvolvimento Estratégia e Tácticas de Persuasão Distribuição on-line Registo dos consumidores Serviços de apoio aos consumidores Feedback

3 e-Marketing3 Sistema de transacções on-line e de intercomunicação, com base em redes de computadores. Ferramentas que permitem que o e-Commerce decorra de forma mais efectiva e eficiente e-Commerce: MEIOS RESULTADO FINAL e-MARKETING

4 e-Marketing4 Marketing Tradicional Comunicação Transacção Recolha A utilização das facilidades on-line pode ampliar e dinamizar as potencialidades e objectivos destas funções: Melhor pesquisa sobre produtos e serviços Melhor pesquisa das tendências de comércio Melhor direcionamento dos alvos Melhor conhecimento de actuais clientes Melhor contacto com actuais clientes Melhor contacto com potenciais clientes

5 e-Marketing5 Encurtamento das distâncias Construção de um relacionamento PESSOAL, não disponível através dos media tradicionais Reforço da lógica e consistência do processo de Marketing: O QUÊ? COMO? Objectivos quantitativa e qualitativamente distintos Novas ferramentas disponíveis Uma das premissas fundamentais a respeitar é que o fornecimento de informação deve estar dirigido a quem, efectivamente, desejar.

6 e-Marketing6 Recursos de e-Marketing Recursos de e-Marketing: Quanto maior o grau de conhecimento sobre os clientes, melhor será a capacidade de os satisfazer e de antecipar as suas necessidades. Permitem a entrega de VALOR ACRESCENTADO a todos e a cada um dos clientes. Informação on-line e pesquisa acessível, nacional e internacionalmente, através de bases de dados privadas e públicas. HARDWARE e SOFTWARE TELEFONIA REDE RESIDENTES FERRAMENTAS

7 e-Marketing7 Principais Implicações Principais Implicações: 1) Comunicações internas externas cultura empresarial 3) Planning maior exigência concorrência 2) Research teste de comportamentos canais de comunicação inquéritos on-line 4) Produtividade capacidade de resposta melhor informação acesso aos produtos 6) Reflexo sobre B2B desbravar terreno para os consumidores ( % e-commerce) maiores expectativas alargamento da base de produtos 5) Acesso e Disponibilidade melhor gestão dos recursos sistemas automáticos de texto facilidade significa frequência de regresso consumidores encontram sempre os serviços que procuram

8 e-Marketing8 Principais Implicações Principais Implicações: 7) Fidelidade métodos de registo dos hábitos e preferências programas de fidelização affinity marketing impacto na actividade referências transmitidas 9) Exposição concorrência TECHNO-WATCH 11) Parcerias e Logística maior facilidade outsourcing exigências de informação TELECOMMUTING 8) Alcance Global actuação abrangente importância da imagem dimensão deixa de ser evidente: credibilidade economias de escala barreiras: culturais, legais,fiscais 10) Gestão de Custos comunicação reforço da qualidade 12) Recrutamento recursos humanos informação documentos oficiais

9 e-Marketing9 Principais Implicações Principais Implicações: 13) Intranet partilha de recursos agenda controlo orçamental formação actualização técnica seminários 14) Extranet disseminação de informação canais privilegiados estabelecimento de relações mais estáveis Recursos Tácticos ou Estratégicos? TÁCTICOS ESTRATÉGICOS Informação sectorial, oficial, concorrência, perfis Velocidade, capacidade e conveniência Fidelidade, eficiência, competitividade


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