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Economia do Comércio Electrónico Portais Empresariais Trabalho realizado por: Magda Paulo, nº30254 Nuno Simões, nº30536.

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1 Economia do Comércio Electrónico Portais Empresariais Trabalho realizado por: Magda Paulo, nº30254 Nuno Simões, nº30536

2 Introdução Importância e evolução dos portais no desenvolvimento do comércio electrónico assim como as suas limitações Importância e evolução dos portais no desenvolvimento do comércio electrónico assim como as suas limitações Estudo empírico sobre aprovisionamento das empresas portuguesas Estudo empírico sobre aprovisionamento das empresas portuguesas

3 E-commerce O que é? O que é? É a realização de toda a cadeia de valor dos processos de negócio num ambiente electrónico, através da utilização intensiva das tecnologias de comunicação e de informação e partilha de informação entre os agentes. É a realização de toda a cadeia de valor dos processos de negócio num ambiente electrónico, através da utilização intensiva das tecnologias de comunicação e de informação e partilha de informação entre os agentes. As transacções financeiras são exemplos de e- commerce já existentes á décadas As transacções financeiras são exemplos de e- commerce já existentes á décadas

4 Enquadramento, importância e evolução

5 Enquadramento O e-commerce representa uma realidade crescente em todos os momentos da vida empresarial, com implicações nas estratégias, no modo de gerir as empresas e em novas formas de fazer negócio O e-commerce representa uma realidade crescente em todos os momentos da vida empresarial, com implicações nas estratégias, no modo de gerir as empresas e em novas formas de fazer negócio Será o motor do crescimento económico no séc. XXI Será o motor do crescimento económico no séc. XXI produtividade proporcionados, produtividade proporcionados, redesenho das profissões redesenho das profissões novos processos e modelos de negócio. novos processos e modelos de negócio.

6 Enquadramento O e-commerce pode tomar muitas formas, dependendo do grau de digitalização dos produtos ou serviços vendidos, do processo e do agente de entrega; O e-commerce pode tomar muitas formas, dependendo do grau de digitalização dos produtos ou serviços vendidos, do processo e do agente de entrega; Existem duas possíveis classificações de comércio electrónico distintos, são eles o B2C e o B2B. Existem duas possíveis classificações de comércio electrónico distintos, são eles o B2C e o B2B.

7 Importância Os portais empresariais constituem o encontro entre oferta e procura; Os portais empresariais constituem o encontro entre oferta e procura; Representam um meio para divulgar, vender, pagar, entregar/utilizar os produtos digitais e constituem um rentável canal para o desenvolvimento de relações de troca, em que procura assume um papel pró-activo neste processo; Representam um meio para divulgar, vender, pagar, entregar/utilizar os produtos digitais e constituem um rentável canal para o desenvolvimento de relações de troca, em que procura assume um papel pró-activo neste processo; Impuseram um ritmo mais acelerado ás transacções, permitindo ás empresas: Impuseram um ritmo mais acelerado ás transacções, permitindo ás empresas: Dar respostas em tempos recorde; Dar respostas em tempos recorde; Encurtar distâncias; Encurtar distâncias; Reduzir custos ao máximo; Reduzir custos ao máximo; Proporcionar acesso imediato á informação; Proporcionar acesso imediato á informação; Eliminar a existência de espaços físicos e necessidade e serviços de entrega (logística). Eliminar a existência de espaços físicos e necessidade e serviços de entrega (logística).

8 Importância Impôs uma nova dinâmica de mercado: Impôs uma nova dinâmica de mercado: Maior enfoque no clienteMaior enfoque no cliente Construção de ofertas mais flexíveis diferenciaçãoConstrução de ofertas mais flexíveis diferenciação Guerra de preços intensificação da concorrênciaGuerra de preços intensificação da concorrência

9 Evolução O ponto de partida para o nascimento dos portais foi: O ponto de partida para o nascimento dos portais foi: O aparecimento da Internet;O aparecimento da Internet; Necessidade de as empresas tentarem alcançar cada vez mais clientes, num mercado cada vez mais global e competitivo.Necessidade de as empresas tentarem alcançar cada vez mais clientes, num mercado cada vez mais global e competitivo. Á medida que os mercados se alteram no tempo, assim também os portais empresariais se alteraram e abrangeram um maior número de funcionalidades, no sentido de se completar e adaptar ás novas exigências e serem capazes de dar respostas capazes aos seus utilizadores. Á medida que os mercados se alteram no tempo, assim também os portais empresariais se alteraram e abrangeram um maior número de funcionalidades, no sentido de se completar e adaptar ás novas exigências e serem capazes de dar respostas capazes aos seus utilizadores.

10 Evolução A primeira utilização dada aos portais empresariais, nos inícios dos anos 90, foi de índole interna criação de Intranets. A primeira utilização dada aos portais empresariais, nos inícios dos anos 90, foi de índole interna criação de Intranets. Com o objectivo de disponibilizar aos colaboradores informação como auxilio ao desempenhar das suas funções. Com o objectivo de disponibilizar aos colaboradores informação como auxilio ao desempenhar das suas funções.

11 Evolução No fim dos anos 90 os portais transformaram- se numa plataforma de interacção não só com colaboradores mas ao mesmo tempo com os clientes No fim dos anos 90 os portais transformaram- se numa plataforma de interacção não só com colaboradores mas ao mesmo tempo com os clientes Passou a ter uma aplicação mais ampla e genérica, Internet e Extranet com vista a atrair o maior número de visitantes possível. As empresas começam a centrar-se na satisfação dos seus clientes, melhorando os processos de negocio e apoio mais próximo ao cliente

12 Evolução Numa primeira fase os portais empresariais representavam spots onde se reuniam principalmente informações acerca da empresa, bens/serviços que estão disponíveis; Numa primeira fase os portais empresariais representavam spots onde se reuniam principalmente informações acerca da empresa, bens/serviços que estão disponíveis; Novas funcionalidades foram sendo introduzidas como processamento de encomendas, pagamentos e entrega (transacção digital pura); Novas funcionalidades foram sendo introduzidas como processamento de encomendas, pagamentos e entrega (transacção digital pura); Outra funcionalidade é o serviço pós-venda. Outra funcionalidade é o serviço pós-venda.

13 Descrição e caracterização das funcionalidades O comércio electrónico proporcionou às empresas funcionalidades como: O comércio electrónico proporcionou às empresas funcionalidades como: o processamento de informação; o processamento de informação; a comunicação;a comunicação; o armazenamento de dadoso armazenamento de dados possibilitou substituir antigos processos e inputs por novos; possibilitou substituir antigos processos e inputs por novos; reduzir as despesas com os inputs; reduzir as despesas com os inputs; alterar a função de produção da empresa; alterar a função de produção da empresa; reduzir os custos de produção. reduzir os custos de produção. Maior impacto nos custos de transacção Maior impacto nos custos de transacção

14 Descrição e caracterização das funcionalidades O impacto do comércio electrónico na produção interna das empresas e nos custos de transacção, recai em três grandes categorias: O impacto do comércio electrónico na produção interna das empresas e nos custos de transacção, recai em três grandes categorias: os custos de realizar as vendas; os custos de realizar as vendas; os custos associados com a obtenção de recursos/inputs de produção; os custos associados com a obtenção de recursos/inputs de produção; os custos associados com a produção e entrega do produto. os custos associados com a produção e entrega do produto.

15 Descrição e caracterização das funcionalidades Não necessita de um estabelecimento físico; Não necessita de um estabelecimento físico; Está 24h disponível a todos os clientes; Está 24h disponível a todos os clientes; Pode ser acedido por milhões de pessoas em todo o mundo; Pode ser acedido por milhões de pessoas em todo o mundo; Não necessita de ter vários estabelecimentos para chegar a todos os clientes ; Não necessita de ter vários estabelecimentos para chegar a todos os clientes ; Permite à empresa transferir os custos de transacção para o próprio cliente Permite à empresa transferir os custos de transacção para o próprio cliente

16 Descrição e caracterização das funcionalidades Reduz notavelmente o tempo de processamento; Reduz notavelmente o tempo de processamento; Aumenta a eficiência do processo de vendas; Aumenta a eficiência do processo de vendas; Mais fácil e mais económico para as empresas atraírem e comunicarem com clientes; Mais fácil e mais económico para as empresas atraírem e comunicarem com clientes; Reduz os custos com o serviço pós-venda; Reduz os custos com o serviço pós-venda; Diminui significativamente os custos ao mesmo tempo que melhora a qualidade do serviço. Diminui significativamente os custos ao mesmo tempo que melhora a qualidade do serviço.

17 Descrição e caracterização das funcionalidades Exige muito menos funcionários mas, com elevadas aptidões; Exige muito menos funcionários mas, com elevadas aptidões; Reduz os custos com as compras; Reduz os custos com as compras; Reduz os custos de distribuição; Reduz os custos de distribuição; Redução dos preços

18 Característica dos Portais Empresariais A grande maioria dos portais exibe as seguintes características: A grande maioria dos portais exibe as seguintes características: Integração de aplicações externas e internas e grande conectividade com a base de dados e repositórios de dados;Integração de aplicações externas e internas e grande conectividade com a base de dados e repositórios de dados; Categorização da informação, estruturada ou não de modo a que melhor possa ser usada pelos elementos da empresa;Categorização da informação, estruturada ou não de modo a que melhor possa ser usada pelos elementos da empresa; Pesquisa de informação com base na classificação efectuada;Pesquisa de informação com base na classificação efectuada; Publicação e troca de informação em diversos formatos conforme o desejo dos utilizadores;Publicação e troca de informação em diversos formatos conforme o desejo dos utilizadores; Colaboração entre a comunidade de utilizadores, através de e- mail, chat ou outros protocolos de comunicaçãoColaboração entre a comunidade de utilizadores, através de e- mail, chat ou outros protocolos de comunicação

19 Beneficios Facilidade de acesso; Facilidade de acesso; Melhoria no atendimento a clientes; Melhoria no atendimento a clientes; Maior produtividade; Maior produtividade; Melhor gestão do conhecimento; Melhor gestão do conhecimento; Melhores processos de negócios; Melhores processos de negócios; Redução dos custos; Redução dos custos; Maior ROI investido nas TIs. Maior ROI investido nas TIs.

20 Inconvenientes Avaliação da qualidade difícil e duvidosa; Avaliação da qualidade difícil e duvidosa; Insegurança das transacções; Insegurança das transacções; Desconfiança dos sistemas de pagamento on-line; Desconfiança dos sistemas de pagamento on-line; Receio da não confidencialidade dos dados. Receio da não confidencialidade dos dados.

21 Perspectivas, tendências e considerações O potencial do portais é enorme (consumidor e empresa), qualquer pessoa pode O potencial do portais é enorme (consumidor e empresa), qualquer pessoa pode encomendar e efectuar pagamentos on-line;encomendar e efectuar pagamentos on-line; pesquisar informações sobre produtos;pesquisar informações sobre produtos; revelar as suas preferências;revelar as suas preferências; negociar com os vendedores;negociar com os vendedores; efectuar comparações de preços e serviços de suporte.efectuar comparações de preços e serviços de suporte. Imprescindível para as empresas fazer uma boa gestão das relações com os seus clientes com base numa estratégia de negócio competitiva Aumentar a eficiência transaccional.

22 Perspectivas, tendências e considerações A importância dos Portais como canal de vendas on-line tem aumentado bastante, e a tendência do comércio electrónico passa pela emergência de novos produtos/serviços digitais no ambiente on-line. A importância dos Portais como canal de vendas on-line tem aumentado bastante, e a tendência do comércio electrónico passa pela emergência de novos produtos/serviços digitais no ambiente on-line. O que vai determinar o sucesso da empresa é : O que vai determinar o sucesso da empresa é : o carácter da informação que se encontra disponível a todos os que navegam pelos portais;o carácter da informação que se encontra disponível a todos os que navegam pelos portais; a possibilidade de personalizar bens;a possibilidade de personalizar bens; a qualidade da interacção com clientes;a qualidade da interacção com clientes; o preço;o preço; o tempo de resposta;o tempo de resposta; etc..etc..

23 Perspectivas, tendências e considerações Uma possível da vantagem duma grande empresa pode ser o facto de ter mais notoriedade junto dos consumidores e que lhes esteja de certo modo associado algum tipo de rotulagem de qualidade. Uma possível da vantagem duma grande empresa pode ser o facto de ter mais notoriedade junto dos consumidores e que lhes esteja de certo modo associado algum tipo de rotulagem de qualidade. Não existe correlação entre tamanho da empresa e qualidade dos seus produtos Não existe correlação entre tamanho da empresa e qualidade dos seus produtos Diminuição das barreiras à entrada Aumento da competitividade

24 Estudo empírico Case study: Empresas Portuguesas, o aprovisionamento

25 Em Portugal, tem-se verificado um aumento significativo do: Em Portugal, tem-se verificado um aumento significativo do: número de empresas que aderiram ao comércio electrónico;número de empresas que aderiram ao comércio electrónico; volume de negócios efectuado por via electrónica;volume de negócios efectuado por via electrónica; uso dos portais electrónicos.uso dos portais electrónicos. Segundo dados fornecidos pela ANACOM (Autoridade Nacional de Comunicações), Segundo dados fornecidos pela ANACOM (Autoridade Nacional de Comunicações), o comércio electrónico representa 90% das transacções entre as empresas portuguesas.

26 Empresas Portuguesas, o aprovisionamento Houve a necessidade de salvaguardar os interesses dos intervenientes… Houve a necessidade de salvaguardar os interesses dos intervenientes… …Lei do comércio electrónico de Janeiro de 2004 (Decreto- Lei nº 7/2004)… …que trouxe uma maior segurança para a realização de transacções comerciais por via electrónica. O acto de transaccionar pela Internet tornou-se isento de qualquer risco. O acto de transaccionar pela Internet tornou-se isento de qualquer risco.

27 Empresas Portuguesas, o aprovisionamento O aprovisionamento on-line, é um aspecto fundamental para aumentar a capacidade de resposta e agilizar o negócio de qualquer empresa num ambiente tão exposto como é o ambiente electrónico. O aprovisionamento on-line, é um aspecto fundamental para aumentar a capacidade de resposta e agilizar o negócio de qualquer empresa num ambiente tão exposto como é o ambiente electrónico.

28 Empresas Portuguesas, o aprovisionamento As funções de sourcing e procurement podem ser fortemente optimizadas com a existência dos portais empresariais. As funções de sourcing e procurement podem ser fortemente optimizadas com a existência dos portais empresariais. Os Portais Empresariais são: Os Portais Empresariais são: o ponto de encontro entre compradores e vendedores; o ponto de encontro entre compradores e vendedores; onde se negoceia e encomenda serviços e/ou bens directos e indirectos de forma personalizada e flexível e, onde se negoceia e encomenda serviços e/ou bens directos e indirectos de forma personalizada e flexível e, Ao mesmo tempo, reduz os custos que lhe estão afectos. Ao mesmo tempo, reduz os custos que lhe estão afectos.

29 Empresas Portuguesas, o aprovisionamento Várias etapas do processo de compras entre empresas: Várias etapas do processo de compras entre empresas: Gestão de necessidades Gestão de necessidades Gestão de consultas de mercado Gestão de consultas de mercado Gestão das entregas e execução Gestão das entregas e execução Facturação electrónica e pagamentos Facturação electrónica e pagamentos

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