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E-Learning Perspectivas e Tendências

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Apresentação em tema: "E-Learning Perspectivas e Tendências"— Transcrição da apresentação:

1 e-Learning Perspectivas e Tendências

2 O que está a acontecer À medida que crescem as aplicações baseadas na Internet empresas e organizações utilizam Intranets como uma plataforma de disponibilização de formação a baixo custo, rápida e eficaz. Source: NUA

3 O ambiente de trabalho 4 Na medida em que os negócios procuram aperfeiçoar os serviços prestados para manter as suas vantagens competitivas, a formação constitui-se como uma ferramenta poderosa para: Aumentar a produtividade Construir relações mais sólidas com parceiros empresariais Fortalecer imagem de serviço e criar uma ligação preferencial com clientes Transformar o web site num recurso aditivo e de valor para os utilizadores

4 Desafios à formação 4 Para manter vantagens competitivas as empresas necessitam de assegurar formação em novas tecnologias, tendências e abordagens (métodos, processos, técnicas) 4 As necessidades de formação estão a a crescer e diversificar-se: Novas tecnologias Globalização Novos mercados Legislação e regulação dos Governos 4 As empresas procuram formação que seja, de baixo custo eficaz de fácil acesso

5 Abordagens à Formação * em média, grandes números

6 O que é e-Learning? 4 e-Learning consiste em formação suportada em Intranet de uma empresa ou organização, numa Extranet de um parceiro tecnológico, ou na Internet 4 Fácil de controlar - gestão e administração centralizadas 4 Custos baixos de implementação e difusão - acessível via Internet ou na Intranet da empresa 4 Permite um simples e fácil acesso aos formandos a partir da sua secretária / do seu posto de trabalho

7 Ferramentas de Formação, hoje 4 Os sistemas de formação nas empresas Sistemas de software e hardware que alojam cursos e que asseguram a gestão de formação Controlo e acompanhamento do progresso dos formandos Acessíveis através da Intranet da empresa ou de acessos Internet 4 Portais de formação Sites que alojam e permitem acesso a cursos Podem incluir sistemas de gestão de formação 4 Ferramentas Autor Software utilizado para criar cursos de formação a distância

8 Formas de e-Learning 4 Formação assíncrona (Asynchronous e-Learning) - turmas em modo auto-aprendizagem (Internet, Intranet, ou Extranet) 4 Formação síncrona (Synchronous e-Learning) – apresentações e sessões formativas com presença de tutor que têm lugar em horário/calendário definido (Internet, Intranet, or extranet). 4 Formação com tutor (Instructor led e-Learning ) - em média demora cerca de 90 vezes mais a concluir um curso em modo auto-aprendizagem do que com o acompanhamento de tutor.

9 O que se pretende do e- Learning 4 Compreender os objectivos, ambiente pedagógico e população alvo 4 Procurar: Qualidade do material pedagógico Facilidade de apresentação Boas práticas pedagógicas Interactividade Apoio complementar e tutoria

10 O que é Pedagogia? 4 É a arte e a ciência de formar 4 Boas práticas pedagógicas,... Têm em consideração as necessidades dos formandos Fornecem informação nova, actual,… sob uma forma que é fácil de compreender e interiorizar Reforça a aquisição e compreensão de ideias, conceitos e processos através da repetição Tem em consideração que cada formando apresente necessidades diferentes e adere a diferentes estilos preferenciais de aprendizagem - fornece informação sob diferentes formas complementares Baseiam-se em objectos pedagógicos simples e fáceis de utilizar.

11 Implementando e-Learning 4 Quanto mais complexo o ambiente de formação mais elevados são os custos de exploração e gestão de formação. (aumento de complexidade = aumento de custos) 4 Mesmo redes muito sofisticadas e alargadas podem envolver congestionamento de tráfego - manter as aplicações para a web simples de modo que os formandos não se sintam frustrados ou desanimados. 4 Cursos que podem ser difundidos em mercados alargados envolvem requisitos que permitam a sua utilização em plataformas e ambientes de características diversas (formandos externos dos escritórios da empresa, parceiros e clientes) 4 Os ambientes dos clientes e dos parceiros provavelmente não devem aceitar cursos que exigem plug-ins ou macros.

12 E se se optar pela concepção com recursos internos? 4 80% da formação nas empresas é desenvolvida com pessoal interno 4 As empresas e organizações podem optar por: Contratar uma empresa de consultoria para a web para lhe desenvolver cursos em e-Learning Adquirir uma ferramenta de autoria e contratar conceptores e programadores Reciclar os seus formadores (convencional, em sala) para os transformar em autores de formação a distância Adquirir uma ferramenta que os especialistas de conteúdo possam utilizar de modo eficaz na produção de cursos de formação a distância

13 O que procurar numa ferramenta de autoria 4 Custos - Custos de concepção e desenvolvimento e de implementação e difusão 4 A capacidade dos formadores de utilizarem os recursos que lhe irão ser disponibilizados 4 Curva e tempo de aprendizagem curtos 4 Facilidade e capacidade de transformar material pedagógico existente para e-Learning 4 Pedagogia inerente ao ambiente de aprendizagem 4 Facilidade de implementação e difusão de formação

14 Conclusões 4 A formação online reduz custos de formação 4 Permite um acesso simples e fácil dos empregados à formação 4 Responde de forma mais exacta a cada necessidade específica de formação (personaliza a formação) 4 Constitui uma forma de enriquecer a actividade dos formadores, de os realizar profissionalmente e de lhes alargar o campo de actuação


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