A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Formação Pedagógica Inicial de Formadores

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Formação Pedagógica Inicial de Formadores"— Transcrição da apresentação:

1 Formação Pedagógica Inicial de Formadores
O Formador face aos sistemas e contextos da formação Andrea Antunes Centro de Formação Profissional de Faro

2 O Formador face aos sistemas e conceitos da Formação
OBJECTIVOS: Caracterizar os sistemas de formação Compreender como a formação profissional está inserida nos sistemas de formação : Educação; Formação; Trabalho Entender a Legislação de Enquadramento da formação profissional Definir o Perfil do Formador: Capacidades e Competências Centro de Formação Profissional de Faro Andrea Antunes

3 Formação Profissional
EVOLUÇÃO DE UM CONCEITO: VAMOS PARA: VIMOS DE: UM CONCEITO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL entendida em sentido em sentido lato transição para a vida adulta e de trabalho; Realizada num contexto de desindustrialização e de «desemprego estrutural» UM CONCEITO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL entendida em sentido estrito/ quase exclusivamente operativo Realizada num contexto de desenvolvimento industrial e de «pleno emprego» Anos 60, 70, 80 Anos 80, 90, 2000 Andrea Antunes Centro de Formação Profissional de Faro

4 Caracterização dos Sistemas de Formação
Sistema de formação: 1- A Organização que solicita a formação Definição de problemas objectivos Solicitação / Encomenda da Formação 2 – A Organização que fornece a formação Detecção de Necessidades de Formação Resposta Formativa 1.Se pensarmos nas empresas a sua principal preocupação remete sempre para a sobrevivência num mercado cada vez mais concorrencial. A modernização de algumas é consequência da sua necessidade de sobrevivência e isso tem implicações que nem sempre as empresas estão preparadas para enfrentar. Daí, surge então um problema real que nem sempre está identificado como uma questão formativa, mas como uma necessidade da empresa na resolução do seu problema. A ênfase da solicitação assenta na resolução do problema. 2. Compete a quem fornece a formação detectar que tipo de necessidades formativas foram identificadas para a resolução do problema, expondo-as à empresa e fornecendo opções de formação adequadas para que o problema fique resolvido. A resposta formativa deve ser apresentada com objectividade e dirigida ao âmago do próprio problema. Essa é a responsabilidade da organização que fornece a formação. Centro de Formação Profissional de Faro Andrea Antunes

5 Caracterização dos Sistemas de Formação Sistema de Formação:
Detecção de Necessidades de Formação Resposta Formativa Planificação das Acções de Formação Execução das Acções de Formação Avaliação das Acções de Formação FORMADOR Andrea Antunes Centro de Formação Profissional de Faro

6 Caracterização dos Sistemas de Formação
Os componentes da formação: 1 – Formandos 2 – Formador 3 – Tempo 4 – Espaço 5 – Tema / Conteúdos / Programa 6 - Métodos Pedagógicos Andrea Antunes Centro de Formação Profissional de Faro

7 Caracterização dos Sistemas de Formação
Os componentes da formação: importância e articulação 1 – Formandos São os principais intervenientes da acção de formação, dado que são eles que a justificam. É em função dos formandos que o formador deve mobilizar todos os seus conhecimentos. 2 – O Formador Compete a este a gestão e articulação de todas as componentes da situação formativa em função do objectivo geral da acção, por forma a garantir a concretização da aprendizagem. Andrea Antunes Centro de Formação profissional de Faro

8 Caracterização dos Sistemas de Formação
Os componentes da formação: importância e articulação 3 – O Tempo Na preparação, planificação e no decorrer da acção, bem como de toda a formação, em que a sua duração está pré-determinada. 4 – O Espaço O local da formação e as suas características envolventes (transportes, apoios técnicos e logísticos da sala, a luminosidade e o ruído, etc.) Andrea Antunes Centro de Formação Profissional de Faro

9 Caracterização dos Sistemas de Formação
Os componentes da formação: importância e articulação 5 – O Tema / Conteúdos / Programa 6 - Os Métodos Pedagógicos Andrea Antunes Centro de Formação Profissional de Faro

10 O QUE CARACTERIZA O SISTEMA DE FORMAÇÃO
IMPORTÂNCIA DOS COMPONENTES DA FORMAÇÃO QUEM PARTICIPA NO SISTEMA DE FORMAÇÃO Andrea Antunes Centro de Formação Profissional de Faro

11 Formação Profissional Inserida nos diversos Sistemas
NA EDUCAÇÃO Diferenças entre os métodos de trabalho, nos conteúdos programáticos, na organização do espaço, etc. NA FORMAÇÃO As variáveis que influenciam o processo de formação, aquisição de novas competências, tipos de formação, etc. NO TRABALHO Formação profissional inicial, aperfeiçoamento profissional, especialização ou reconversão profissional, etc. Andrea Antunes Centro de Formação Profissional de Faro

12 Formação Profissional Inserida nos diversos Sistemas
Formação profissional e educação. A formação profissional distingue-se do ensino pelos métodos de trabalho (centrado nos formandos), e pela especificidade das matérias tratadas, contrariando a forma de trabalho realizada no ensino regular, marcada pela sua rigidez e pelo seu carácter generalista. Métodos pedagógicos directivos, centrados no professor Andrea Antunes Centro de Formação Profissional de Faro

13 Formação Profissional Inserida nos diversos Sistemas
Formação profissional e trabalho A formação centra-se nos formandos e não no cumprimento rígido e rigoroso dos programas. A formação no trabalho visa dotar os envolvidos de conhecimentos específicos essenciais à prossecução de uma profissão. Métodos pedagógicos activos, centrados no binómio formador/formando Andrea Antunes Centro de Formação Profissional de Faro

14 Formação Profissional Inserida nos diversos Sistemas
Factores de diferenciação entre formação e aula Espaço (disposição em U / tipo anfiteatro) Tempo (mais curto e concentrado em função dos conteúdos) Terminologia (aula/sessão; matéria/conteúdos; professor/formador; etc.) Pessoal e profissional (enquanto no ensino os alunos estão num processo de socialização, em formação o historial profissional tem grande importância). Andrea Antunes Centro de Formação Profissional de Faro

15 Exercício ENUMERAR AS DIFERENÇAS ENTRE FORMAÇÃO PROFISSIONAL E FORMAÇÃO ACADÉMICA, TENDO EM CONTA TUDO O QUE REFERIMOS ATÉ AO PRESENTE MOMENTO, DIFERENCIANDO-A QUANTO AOS MÉTODOS, MEIOS, OBJECTIVOS, ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO, AVALIAÇÃO, INICIATIVA, ETC. Andrea Antunes Centro de Formação Profissional de Faro

16 FORMAÇÃO ESCOLAR PROFISSIONAL métodos Passivos Activos meios Livros
Participativos Andrea Antunes Centro de Formação Profissional de Faro

17 FORMAÇÃO ESCOLAR PROFISSIONAL Objectivo melhorar desempenho socializar
Espaço escola empresa Andrea Antunes Centro de Formação Profissional de Faro

18 FORMAÇÃO ESCOLAR PROFISSIONAL saber, saber ser mensagem Estado,
saber fazer Estado, Família iniciativa Sistema Andrea Antunes Centro de Formação Profissional de Faro

19 FORMAÇÃO PROFISSIONAL ESCOLAR Avaliação do aluno do sistema
Andrea Antunes Centro de Formação Profissional de Faro


Carregar ppt "Formação Pedagógica Inicial de Formadores"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google