A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Unidade Curricular Portfólio Ano Lectivo 2008-2009 / finalistas/ 3º Ano Formação Inicial de Formadores Marco Dias /Num. do Aluno: 4360 Engenharia Informática.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Unidade Curricular Portfólio Ano Lectivo 2008-2009 / finalistas/ 3º Ano Formação Inicial de Formadores Marco Dias /Num. do Aluno: 4360 Engenharia Informática."— Transcrição da apresentação:

1 Unidade Curricular Portfólio Ano Lectivo / finalistas/ 3º Ano Formação Inicial de Formadores Marco Dias /Num. do Aluno: 4360 Engenharia Informática / Regime: Diurno Docente Orientador: João Paulo Barros Tempo máximo previsto: 15m

2 Resumo C ompetências pedagógicas, psicossociais, técnicas etc.. Actividade de Formador Actividade Formação Inicial de Formadores 2

3 Resumo 12 formandos – Idades compreendidas entre os 24 e os 52 anos 2 Formadores 100 horas de Formação Objectivo Obter um certificado de Formação Profissional e solicitar o Certificado de Aptidão Profissional (CAP) ao IEFP – Instituto de Emprego e Formação Profissional 3

4 A Actividade : Âmbito & Objectivos 7 de Setembro a 19 de Novembro de de Setembro a 19 de Novembro de 2009 Duração : 100 horas Duração : 100 horas Entidade Formadora : FDTI – Fundação para a Divulgação das Tecnologias de Informação Entidade Formadora : FDTI – Fundação para a Divulgação das Tecnologias de Informação Local : Castro Verde Local : Castro Verde 4

5 A Actividade : Âmbito & Objectivos Módulos Módulos O Formador face aos sistemas e contexto de formação; O Formador face aos sistemas e contexto de formação; Simulação Pedagógica Inicial; Simulação Pedagógica Inicial; Factores e Processos de Aprendizagem; Factores e Processos de Aprendizagem; Comunicação e Animação de Grupos; Comunicação e Animação de Grupos; Métodos e Técnicas Pedagógicas; Métodos e Técnicas Pedagógicas; Objectivos Pedagógicos; Objectivos Pedagógicos; Avaliação da Aprendizagem; Avaliação da Aprendizagem; Recursos Didácticos na Formação; Recursos Didácticos na Formação; 5

6 A Actividade : Âmbito & Objectivos Módulos (continuação…) Módulos (continuação…) Novas Tecnologias de Informação e Comunicação; Novas Tecnologias de Informação e Comunicação; Planificação da Formação; Planificação da Formação; Acompanhamento e Avaliação da Formação; Acompanhamento e Avaliação da Formação; Plano de Sessão; Plano de Sessão; Simulação Pedagógica Final; Simulação Pedagógica Final; Proposta de Intervenção Pedagógica – PIP. Proposta de Intervenção Pedagógica – PIP. 6

7 A Actividade : Âmbito & Objectivos Avaliação Avaliação Avaliação Contínua (20%); Avaliação Contínua (20%); 2 Testes Teóricos(30%); 2 Testes Teóricos(30%); Simulação Pedagógica Final(40%) Simulação Pedagógica Final(40%) PIP (Proposta de Intervenção Pedagógica(10%); PIP (Proposta de Intervenção Pedagógica(10%); 7

8 Competências vs Tarefas Competências Psico-Sociais: Competências Psico-Sociais: Saber estar em situação profissional no posto de trabalho (Assiduidade, pontualidade, postura…) Saber estar em situação profissional no posto de trabalho (Assiduidade, pontualidade, postura…) Possuir capacidade de relacionamento com os outros (Comunicação interpessoal, liderança, estabilidade emocional…) Possuir capacidade de relacionamento com os outros (Comunicação interpessoal, liderança, estabilidade emocional…) Ter capacidade de relacionamento com o objecto de trabalho (planificação e organização, resolução de problemas, tomar decisões…) Ter capacidade de relacionamento com o objecto de trabalho (planificação e organização, resolução de problemas, tomar decisões…) 8

9 Competências vs Tarefas Competências Técnicas: Competências Técnicas: Contexto técnico em que exerce a sua actividade (população activa, organização de cursos…) Contexto técnico em que exerce a sua actividade (população activa, organização de cursos…) Ser capaz de se adaptar a diferentes contextos organizacionais e grupos de formandos; Ser capaz de se adaptar a diferentes contextos organizacionais e grupos de formandos; Ser capaz de planificar e preparar sessões de formação; Ser capaz de planificar e preparar sessões de formação; Ser capaz de conduzir o processo de formação/aprendizagem em grupos de formação; Ser capaz de conduzir o processo de formação/aprendizagem em grupos de formação; …..etc …..etc 9

10 Competências vs Tarefas Tarefas realizadas : Tarefas realizadas : Apresentações; Apresentações; Troca de opiniões e debates; Troca de opiniões e debates; Exercícios de dinâmica de grupo; Exercícios de dinâmica de grupo; Testes teóricos; Testes teóricos; Simulações Pedagógicas (Autoscopias); Simulações Pedagógicas (Autoscopias); Conceber e adequar meios pedagógico-didácticos. Conceber e adequar meios pedagógico-didácticos. 10

11 Desenvolvimento Pessoal: uma reflexão Preparação técnica no domínio pedagógico-didáctico ; Preparação técnica no domínio pedagógico-didáctico ; Profissão de Formador; Profissão de Formador; Especialista; Especialista; Técnico; Técnico; Comunicador; Comunicador; 11

12 Referências Unidade curricular de Portfólio 2008/2009 guiaPorfolio_ pdf, Unidade curricular de Portfólio 2008/2009 guiaPorfolio_ pdf, online, 26 de Outubro de 2009, disponível em Unidade curricular de Portfólio 2008/2009 Portfolio_v1.pdf, online, 26 de Unidade curricular de Portfólio 2008/2009 Portfolio_v1.pdf, online, 26 de Outubro de 2009, disponível em UnidaUnidade curricular de Portfólio 2008/2009 guiaPorfolio_ pdf, online, 26 de Outubro de 2009, disponível em UnidaUnidade curricular de Portfólio 2008/2009 guiaPorfolio_ pdf, online, 26 de Outubro de 2009, disponível em Lopes, Liliana e Pereira, Margarida Formação Pedagógica Inicial de Lopes, Liliana e Pereira, Margarida Formação Pedagógica Inicial de Formadores 2.ª edição, fundação para a Divulgação das Novas Tecnologias de Informação, Lisboa, Setembro


Carregar ppt "Unidade Curricular Portfólio Ano Lectivo 2008-2009 / finalistas/ 3º Ano Formação Inicial de Formadores Marco Dias /Num. do Aluno: 4360 Engenharia Informática."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google