A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Coordenador: Miguel Gonçalves Formadores Miguel Gonçalves, UM Isabel Narciso, FPCEUL Margarida Henriques, FPCEUP João Salgado, ISMAI Destinatários Licenciados.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Coordenador: Miguel Gonçalves Formadores Miguel Gonçalves, UM Isabel Narciso, FPCEUL Margarida Henriques, FPCEUP João Salgado, ISMAI Destinatários Licenciados."— Transcrição da apresentação:

1 Coordenador: Miguel Gonçalves Formadores Miguel Gonçalves, UM Isabel Narciso, FPCEUL Margarida Henriques, FPCEUP João Salgado, ISMAI Destinatários Licenciados em Psicologia ou Medicina Habilitações mínimas Licenciados ou mestres com 300 ECTS/5 anos Número de vagas Mínimo 30 Duração do curso O curso está organizado por Módulos, e decorre em 2 anos. O 2º ano consiste em Supervisão e aprofundamento. AVALIAÇÃO Avaliação de conhecimentos no final de cada módulo Horário Sábados das 9:00h às 18:00h Início: 26 de Abril de 2008 Preço por módulo * Este regime de inscrição disponível apenas para os associados da Sociedade Portuguesa de Psicoterapias Construtivistas |SPPC Módulos de 8 horas*: 80 Módulos de 16 horas*: 160 Módulos de 24 horas*: 240 Informações e Secretariado Graça Silva Tel: Departamento de Psicologia Universidade do Minho Sociedade Portuguesa de Psicoterapias Construtivistas CURSO Curso Avançado em Terapias Narrativas Desde os anos 80 tem vindo a desenvolver-se, a partir das diferentes escolas de psicoterapia, a ideia de que a mudança terapêutica pode ser concebida como uma mudança da narrativa de vida. Assim, diferentes métodos e estratégias terapêuticas têm-se organizado a partir desta metáfora do ser humano como um narrador. Neste curso explora-se o modo como esta metáfora foi incorporada nos modelos sistémicos, cognitivos e dialógicos. Este curso procura: 1) Promover o conhecimento dos fundamentos teóricos da intervenção narrativa. 2) Promover a prática de intervenções narrativas. 3- Promover o desenvolvimento de competências técnicas subjacentes à intervenção narrativa.

2 PROGRAMAVER MAIS 1º Semestre | Abril a Outubro 2008 Módulo I - Introdução 1. Contextualizando a terapia narrativa 2. Ponto de partida: a terapia familiar. Conceitos centrais e análise sumária dos principais modelos. 3. Da primeira à segunda cibernética: dos sistemas aos significados. Duração: 16 horas Formador: Isabel Narciso Local da formação: Lisboa Módulo II - Terapia centrada nas soluções 1. Do modelo estratégico ao modelo centrado nas soluções. Caracterização da terapia estratégica. Concepções de disfunção e do processo terapêutico. 2. Terapia centrada nas soluções. Pressupostos e ferramentas terapêuticas. 3. Treino de competências de entrevista centrada nas soluções. Role-play e discussão de casos. 4. Potencialidades e limitação da terapia centrada nas soluções. Duração: 24 horas Formador: Miguel Gonçalves Local da formação: Braga Módulo III - Terapia centrada nas soluções com famílias 1. Especificidades da terapia centrada nas soluções no trabalho com as famílias. 2. Treino de competências de ferramentas centradas nas soluções em consulta familiar. Duração: 8 horas Formador: Isabel Narciso Local da formação: Lisboa Módulo IV - Terapia narrativa de re-autoria com adultos 1. Pressupostos da terapia narrativa. Narrativa como metáfora organizadora. 2. Ferramentas terapêuticas: conversações de externalização, conversações de re-autoria, conversações de acivação relacional (re-membering conversations), cerimónia definidora. Duração: 24 horas Formador: Miguel Gonçalves Local da formação: Braga 2º Semestre | Novembro 2008 a Março 2009 Módulo V - Treino de competências de entrevista em terapia narrativa. 1. Role-play e análise de casos. 2. Treino de competências de externalização. 3. Treino de competências na elaboração de resultados únicos. 4. Treino de competências de ferramentas de consolidação narrativa. Duração: 8 horas Formador: Margarida Henriques Local da formação: Braga Módulo VI - Terapia narrativa com crianças e famílias. 1. Competências de atendimento narrativo com crianças e famílias. 2. Utilização das ferramentas narrativas com crianças e famílias. 3. Treino de competências de entrevista em terapia narrativa com crianças e famílias. Duração: 24 horas Formador: Margarida Henriques Local de formação: Braga Módulo VII - Modelos hermenêuticos 1. Equipas de reflexão de Tom Andersen e como se… de Harlene Anderson. 2. Terapia colaborativa de Harlene Anderson. Pressupostos básicos e estratégias conversacionais. 3. Análise e discussão de casos. Duração: 16 horas Formador: Isabel Narciso Local da formação: Lisboa Módulo VIII – Terapia cognitiva-narrativa Duração: 8 horas Formador: Margarida Henriques Local da formação: Braga Módulo IX – Terapia narrativa e auto-confrontação Duração: 8 horas Formador: João Salgado Local da formação:Lisboa Total de 136 horas | 17 sessões 8h 2º ano Módulo X - Supervisão e discussão de casos 80 horas Supervisores: Miguel Gonçalves (Braga) Margarida Henriques (Porto) Isabel Narciso (Lisboa) Total de horas de formação: 216 horas

3 CALENDÁRIOVER MAIS 1º Ano | Abril 2008/ Março 2009

4 CALENDÁRIOVER MAIS


Carregar ppt "Coordenador: Miguel Gonçalves Formadores Miguel Gonçalves, UM Isabel Narciso, FPCEUL Margarida Henriques, FPCEUP João Salgado, ISMAI Destinatários Licenciados."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google