A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O Desenvolvimento do Projecto-Piloto CNQF 29-4-2010 Seminário A Educação Sexual no Contexto da Formação Profissional Maria Viegas.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O Desenvolvimento do Projecto-Piloto CNQF 29-4-2010 Seminário A Educação Sexual no Contexto da Formação Profissional Maria Viegas."— Transcrição da apresentação:

1 O Desenvolvimento do Projecto-Piloto CNQF 29-4-2010 Seminário A Educação Sexual no Contexto da Formação Profissional Maria Viegas

2 Projecto: A Educação Sexual no Contexto da Formação Profissional 1 - Desenvolvimento do Projecto 2 - Balanço e Perpectivas Futuras

3 Formação Contextualizada Projecto: A Educação Sexual no Contexto da Formação Profissional Porquê?

4 Porque Sabemos A sexualidade é uma das componentes essenciais do corpo, da vida e das relações interpessoais dos seres humanos. Faz parte integrante do nosso crescimento, das nossas aprendizagens, da nossa socialização.

5 Formação Contextualizada PORQUÊ?

6 Projecto: A Educação Sexual no Contexto da Formação Profissional Duplo objectivo: - Capacitar os/as formadores/as para o desenvolvimento de programas de educação sexual para os jovens e adultos; - Inovar nas metodologias, desenvolvendo trabalho de projecto no contexto organizacional nos 5 centros envolvidos.

7 1990 – Integrou-se esta temática no módulo de promoção da saúde 2008 – Edição do Referencial – A Educação sexual no Contexto da Formação Profissional A Educação Sexual no Contexto da FP

8 Projecto: A Educação Sexual no Contexto da Formação Profissional 1- Desenvolvimento

9 Fases Set Out Nov15 Dez Seminários 1ª fase- Selecção de um Centro por DR 2ªfase – Constituição de 2 grupos de formação 3ª fase Formação presencial APF - 30H 4ª fase – Elaboração de Projectos e execução de algumas actividades - 18H Consultoria APF 5ª fase – Apresentação dos projectos – 12H Cronograma - 2009

10 Cooperação e Empenhamento 5 DRS APF CFP Braga CFP Portalegre CEFP Arganil CFP Faro CFP Seixal APF

11 Projecto: A Educação Sexual no Contexto da Formação Profissional -Mais de 40 profissionais de formação envolvidos -mais de 600 formandos/as e formadores/as - 600 Participantes envolvidos/as

12 Projecto: A Educação Sexual no Contexto da Formação Profissional Constrangimentos: Só cinco participantes com vínculo. O que implicou um esforço enorme de horas de trabalho acrescido para os/as formadores/as externos/as sem qualquer remuneração.

13 Projecto: A Educação Sexual no Contexto da Formação Profissional Constrangimentos Trabalhar a temática da educação sexual implica não só competências técnicas na àrea da saúde mas também ao nivel dos valores e das atitudes, está ligada à pessoa no seu todo. Mais tempo de formação.

14 Projecto: A Educação Sexual no Contexto da Formação Profissional Constrangimentos - Curta duração do projecto: Outubro a Dezembro (inicialmente previsto para dar início em Abril)

15 2- Balanço e Perspectivas Futuras O que fazer para dar continuidade a este trabalho e não ficar apenas como uma acção pontual?

16 Balanço e Perspectivas Futuras 2009 95.520 – Formandas 65.520 - Formandos Total 160.562

17 Balanço e Perspectivas Futuras 2009 – Desistências: - Maternidade e Paternidade - Assistência à Família 220 Formandas 28 Formandos

18 Balanço e Perspectivas Futuras Monitorizarmos melhor a nossa intervenção, para termos mais dados sobre as causas de abandono.

19 Balanço e Perspectivas Futuras Os levantamentos de necessidades nos cinco centros: - Formandos/as jovens e adultos - Formadores/as e técnicos/as Provam a necessidade de Acções de Educação Sexual na FP

20 Balanço e Perspectivas Futuras Educação Formação Lei nº 90/2001 Define medidas de apoio social às mães e pais estudantes, Tendo como objectivo prioritário o combate ao abandono e insucesso escolares. ?

21 Balanço e Perspectivas Futuras Educação Formação Lei nº 90/2001 Estão abrangidos as mães e pais estudantes do ensino básico e secundário, o ensino profissional ou o ensino superior, em especial as jovens grávidas, puérperas e lactantes. ?

22 Balanço e Perspectivas Futuras Educação Formação Lei nº 90/2001 Direitos de ensino - Um regime especial de faltas - A realização de exames em época especial Direitos de Preferência - Na admissão dos filhos em equipamentos públicos ?

23 Balanço e Perspectivas Futuras Educação Formação Lei nº 60/2009 Estabelece a aplicação da educação sexual nos estabelecimentos do ensino básico e do ensino secundário. ?

24 Balanço e Perspectivas Futuras Educação Formação Lei nº 60/2009 - Carga horária anual, não inferior a 12 horas para o 3º ciclo do ensino básico e secundário. - Criação de gabinetes de apoio e informação no âmbito da educação para a saúde e educação sexual ?

25 Balanço e Perspectivas Futuras O que fazer para dar continuidade a este trabalho e não ficar apenas como uma acção pontual?

26 Balanço e Perspectivas Futuras 1- Propomos a criação de um grupo de trabalho, que prepare uma proposta legislativa, que possa dar ênfase à obrigatoriedade da implementação da educação sexual no contexto da formação profissional.

27 Balanço e Perspectivas Futuras 2- Para a rede de Centros do IEFP: - Formação de Formadores/as, utilizando o Referencial de Formação Contínua A Educação Sexual no Contexto da Formação Profissional - Construção de materiais didácticos orientados para os nossos públicos.

28 Balanço Final Foi muito gratificante ter coordenado este projecto, ver o empenhamento e a criatividade das equipas, constatar como no Portugal de hoje, é possível debater a temática da sexualidade de forma aberta e livre. Obrigada!

29

30


Carregar ppt "O Desenvolvimento do Projecto-Piloto CNQF 29-4-2010 Seminário A Educação Sexual no Contexto da Formação Profissional Maria Viegas."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google