A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Projecto piloto A educação sexual no contexto da formação profissional Centro de Formação Profissional do Seixal CFP Seixal, 29 de Abril de 2010 Problemas.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Projecto piloto A educação sexual no contexto da formação profissional Centro de Formação Profissional do Seixal CFP Seixal, 29 de Abril de 2010 Problemas."— Transcrição da apresentação:

1 Projecto piloto A educação sexual no contexto da formação profissional Centro de Formação Profissional do Seixal CFP Seixal, 29 de Abril de 2010 Problemas e Necessidades Detectadas: Uma Perspectiva Comparada Painel 2 Grupo de Trabalho Carla Matos Corália Rocha José João Mendes Rosária Ratão Vítor Alhandra Seminário Nacional A Educação Sexual no Contexto da Formação Profissional

2 Projecto piloto A educação sexual no contexto da formação profissional Centro de Formação Profissional do Seixal Recolha de dados por questionário (Caixa de Perguntas) Tratamento e análise dos dados Técnica Utilizada 1. Problemas e necessidades detectadas

3 Projecto piloto A educação sexual no contexto da formação profissional Centro de Formação Profissional do Seixal Problemas e necessidades detectadas Diagnóstico Jovens.Dúvidas acerca da utilização adequada dos métodos contraceptivos associados a problemas de saúde e da gravidez e interrupção voluntária da gravidez;.Desconhecimento das DSTs, formas de transmissão, prevenção e suas consequências;.Necessidade de compreender a diversidade dos comportamentos sexuais e do relacionamento interpessoal. Adultos.Necessidade de conhecer a metodologia mais adequada para abordar a temática da sexualidade, em geral, junto dos adolescentes (filhos);.Dúvidas acerca da mudança do corpo a nível físico e psíquico com influência na sexualidade na idade adulta.

4 Projecto piloto A educação sexual no contexto da formação profissional Centro de Formação Profissional do Seixal O quê? Título Sexualidade, Maturidade e Equilíbrio 3. Problemas e Necessidades Detectadas Caracterização do projecto piloto do CFP Seixal Para quem? Destinatários/as Cursos de Educação Formação de Jovens (CEF) Sistema de Aprendizagem em Alternância (APZ) Educação e Formação de Adultos (EFA) Formadores/as do C F P Seixal Porquê? Objectivos Aumentar o nível de conhecimentos sobre a sexualidade quer ao nível corporal e psicossocial como também ao nível da saúde sexual e reprodutiva; Promover uma vivência mais positiva e responsável da sexualidade; Sensibilizar os formadores/as do C F P Seixal para a necessidade de desenvolverem de forma adequada programas de educação sexual dirigidos a jovens e adultos em Formação Profissional.

5 Projecto piloto A educação sexual no contexto da formação profissional Centro de Formação Profissional do Seixal Caracterização da população-alvo População jovem 15 e 25 anos, com habilitações mínimas ao nível do 6º ano; População adulta 18 e os 65 anos, com habilitações mínimas entre o 6º e 11º ano; 3. Problemas e necessidades detectadas Caracterização do projecto piloto do CFP Seixal Área geográfica Formandos/as residentes nos concelhos do Seixal, Almada, Barreiro, Sesimbra, Montijo, Setúbal e Lisboa. Formadores/as A ministrarem formação nos módulos de Desenvolvimento Pessoal e Social, Mundo Actual e Cidadania e Profissionalidade, ou outras áreas que possam abranger esta temática.

6 Projecto piloto A educação sexual no contexto da formação profissional Centro de Formação Profissional do Seixal Questões mais colocadas (CEF e APZ) JOVENS Quais as doenças sexualmente transmissíveis? Quais os perigos do aborto? Como prevenir as doenças sexualmente transmissíveis? Como se deve colocar o preservativo? Quais os perigos de ter mais que um parceiro? Quais as consequências da pílula do dia seguinte?

7 Projecto piloto A educação sexual no contexto da formação profissional Centro de Formação Profissional do Seixal Questões mais colocadas (EFA) ADULTOS Como é possível hoje em dia com tanta informação, ainda existir uma elevada percentagem de gravidez na adolescência? Qual a melhor forma de iniciar uma conversação com um adolescente, sobre a educação sexual? Quais as implicações do sexo na dinâmica social? Diferenças de maturidade social homem/mulher? Quanto tempo demora uma doença sexualmente transmissível a mostrar os seus efeitos? A sexualidade será bem aceite nos idosos, sem tabus? O que é o ponto G?


Carregar ppt "Projecto piloto A educação sexual no contexto da formação profissional Centro de Formação Profissional do Seixal CFP Seixal, 29 de Abril de 2010 Problemas."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google