A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

É uma energia que motiva para encontrar amor, contacto, ternura, intimidade; integra-se no modo como nos sentimos, movemos tocamos e somos tocados; é

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "É uma energia que motiva para encontrar amor, contacto, ternura, intimidade; integra-se no modo como nos sentimos, movemos tocamos e somos tocados; é"— Transcrição da apresentação:

1

2 É uma energia que motiva para encontrar amor, contacto, ternura, intimidade; integra-se no modo como nos sentimos, movemos tocamos e somos tocados; é ser-se sensual e ser-se sexual. A sexualidade influencia pensamentos e, por isso, influencia também a saúde física e mental. ( OMS)

3 Não é o ensinamento de técnicas e posições, mas antes a transmissão de valores, para que não se viva na ignorância e repressão sexual que muitos de nós vivemos. É dar-lhes conhecimentos que possibilitam atitudes conducentes ao desenvolvimento da sua personalidade em convívio com os outros. (Pereira e Freitas, 2001)

4 Todas as sociedades, com os seus recursos e instrumentos de socialização, procuram, de uma maneira formal ou informal, transmitir os seus valores fundamentais e as suas regras de conduta no campo da sexualidade. A Escola, enquanto espaço de grande importância na socialização das crianças e dos jovens, tem, portanto, um papel a desempenhar neste âmbito. (in Educação sexual em meio Escolar, 2000)

5 A Educação sexual é matéria legislada pela: Lei nº 60/2009, 6 de Agosto -- Artigo 7º Portaria nº 196 A/2010, 9 de Abril -- Artigo 4º pontos 1 e 2.

6 Criar um clima seguro e de confiança mútua. Conhecer os seus alunos. Estabelecer regras com base no respeito mútuo. Saber ouvir. Respeitar as opiniões do grupo e de cada indivíduo. Considerar como pertinentes todas as questões. Convidar todos a participar no debate, mas permitir que só participe quem quiser.

7 Acho bem falar do meu corpo. Como encaro o meu crescimento. O que pensam de mim as pessoas que acho especiais e o que pensam elas de mim. Respeitar-me a mim próprio e aos outros. Lidar com a rejeição.

8 Falar com naturalidade da sexualidade. Descobrir coisas/assuntos desconhecidos. Dizer coisas simpáticas às pessoas que admira e também a outras. Lidar com provocações e críticas. Relacionamento com pessoas do mesmo sexo e do sexo oposto.

9 Compreensão ética da sexualidade humana. Compreensão e determinação do ciclo menstrual. Idade de início das relações sexuais, em Portugal e na EU. Taxas de gravidez e aborto em Portugal. Métodos contraceptivos disponíveis e utilizados. Segurança proporcionada por diferentes métodos.

10 Consequências físicas, psicológicas e sociais da maternidade e da paternidade de gravidez na adolescência e do aborto. Doenças e infecções sexualmente transmissíveis (como infecção por VIH e HPV) e suas consequências. Prevenção de doenças sexualmente transmissíveis. Prevenção dos maus tratos e das aproximações abusivas.

11 Expressões emocionais Amor, Amizade, Desejo, Enamoramento, Atracção… Auto-estima. Orientação sexual … Comunicação e competências pessoais e sociais Resolver conflitos, Dizer não, Tomar decisões… Incesto e as suas consequências na família e na sociedade. Ideias, sentimentos e valores próprios e dos outros.

12 Diversidade dos comportamentos sexuais ao longo da vida. Reconhecimento da importância dos sentimentos e da afectividade na vivência da sexualidade. Aceitação do direito a cada pessoa de decidir sobre o seu próprio corpo. Estereótipos /igualdade de género. A história da sexualidade humana. A evolução da educação sexual humana em termos legislativos. Mitos sobre a sexualidade. Aspectos culturais da sexualidade.

13 Trabalho de Pesquisa Brainstorming ou tempestade de ideias Resolução de problemas Jogos de clarificação de valores Role Play Visita externa Produção de Cartazes Caixa de perguntas/Blog Exploração de vídeos…

14 Esta cena dava um filme… Eu e os outros Kit Educação Sexual da APF


Carregar ppt "É uma energia que motiva para encontrar amor, contacto, ternura, intimidade; integra-se no modo como nos sentimos, movemos tocamos e somos tocados; é"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google