A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Educação Sexual contributos para a implementação do P.C.T.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Educação Sexual contributos para a implementação do P.C.T."— Transcrição da apresentação:

1 Educação Sexual contributos para a implementação do P.C.T.

2 Definição de sexualidade
“ É uma energia que motiva para encontrar amor, contacto, ternura, intimidade; integra-se no modo como nos sentimos, movemos tocamos e somos tocados; é ser-se sensual e ser-se sexual. A sexualidade influencia pensamentos e, por isso, influencia também a saúde física e mental.” ( OMS)

3 Educação sexual “Não é o ensinamento de técnicas e posições, mas antes a transmissão de valores, para que não se viva na ignorância e repressão sexual que muitos de nós vivemos. É dar-lhes conhecimentos que possibilitam atitudes conducentes ao desenvolvimento da sua personalidade em convívio com os outros.” (Pereira e Freitas, 2001)

4 Sexualidade em meio escolar
“Todas as sociedades, com os seus recursos e instrumentos de socialização, procuram, de uma maneira formal ou informal, transmitir os seus valores fundamentais e as suas regras de conduta no campo da sexualidade. A Escola, enquanto espaço de grande importância na socialização das crianças e dos jovens, tem, portanto, um papel a desempenhar neste âmbito.” (in “ Educação sexual em meio Escolar”, 2000)

5 -- Artigo 7º A Educação sexual é matéria legislada pela:
Enquadramento legal A Educação sexual é matéria legislada pela:  Lei nº 60/2009, 6 de Agosto -- Artigo 7º  Portaria nº 196 A/2010, 9 de Abril -- Artigo 4º pontos 1 e 2.

6 Regras básicas para o debate de ideias em Sexualidade
Criar um clima seguro e de confiança mútua. Conhecer os seus alunos. Estabelecer regras com base no respeito mútuo. Saber ouvir. Respeitar as opiniões do grupo e de cada indivíduo. Considerar como pertinentes todas as questões. Convidar todos a participar no debate, mas permitir que só participe quem quiser.

7 Atitudes, valores e sentimentos a analisar
Acho bem falar do meu corpo. Como encaro o meu crescimento. O que pensam de mim as pessoas que acho especiais e o que pensam elas de mim. Respeitar-me a mim próprio e aos outros. Lidar com a rejeição.

8 Competências a desenvolver nos alunos
Falar com naturalidade da sexualidade. Descobrir coisas/assuntos desconhecidos. Dizer coisas simpáticas às pessoas que admira e também a outras. Lidar com provocações e críticas. Relacionamento com pessoas do mesmo sexo e do sexo oposto.

9 Conhecimento /informação a transmitir
Compreensão ética da sexualidade humana. Compreensão e determinação do ciclo menstrual. Idade de início das relações sexuais, em Portugal e na EU. Taxas de gravidez e aborto em Portugal. Métodos contraceptivos disponíveis e utilizados. Segurança proporcionada por diferentes métodos.

10 Consequências físicas, psicológicas e sociais da maternidade e da paternidade de gravidez na adolescência e do aborto. Doenças e infecções sexualmente transmissíveis (como infecção por VIH e HPV) e suas consequências. Prevenção de doenças sexualmente transmissíveis. Prevenção dos maus tratos e das aproximações abusivas.

11 Temáticas Expressões emocionais “Amor”, “Amizade”, “Desejo”, “Enamoramento”, “Atracção”… Auto-estima. Orientação sexual … Comunicação e competências pessoais e sociais “Resolver conflitos”, “Dizer não”, “Tomar decisões”… Incesto e as suas consequências na família e na sociedade. Ideias, sentimentos e valores próprios e dos outros.

12 Mitos sobre a sexualidade. Aspectos culturais da sexualidade.
Diversidade dos comportamentos sexuais ao longo da vida. Reconhecimento da importância dos sentimentos e da afectividade na vivência da sexualidade. Aceitação do direito a cada pessoa de decidir sobre o seu próprio corpo. Estereótipos /igualdade de género. A história da sexualidade humana. A evolução da educação sexual humana em termos legislativos. Mitos sobre a sexualidade. Aspectos culturais da sexualidade.

13 Metodologias possíveis
Trabalho de Pesquisa Brainstorming ou tempestade de ideias Resolução de problemas Jogos de clarificação de valores Role Play Visita externa Produção de Cartazes Caixa de perguntas/Blog Exploração de vídeos…

14 Recursos Didácticos do Gabinete
“Esta cena dava um filme…” “Eu e os outros” Kit Educação Sexual da APF


Carregar ppt "Educação Sexual contributos para a implementação do P.C.T."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google