A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CENTRO ESPÍRITA IRMÃ MARIA DA LUZ E JOÃO BATISTA SEXUALIDADE E PLANEJAMENTO FAMILIAR.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CENTRO ESPÍRITA IRMÃ MARIA DA LUZ E JOÃO BATISTA SEXUALIDADE E PLANEJAMENTO FAMILIAR."— Transcrição da apresentação:

1 CENTRO ESPÍRITA IRMÃ MARIA DA LUZ E JOÃO BATISTA SEXUALIDADE E PLANEJAMENTO FAMILIAR

2 O que se entende por SEXUALIDADE? SEXUALIDADE e SEXO são a mesma coisa? O que é PLANEJAMENTO FAMILIAR? Para refletir : Como devo me comportar ?

3 O que se entende por SEXUALIDADE? Conceito OMS - "a Sexualidade é uma energia que encontra a sua expressão física, psicológica e social no desejo de contacto, ternura, amor e intimidade. Integra-se no modo como nos sentimos, movemos, tocamos e somos tocados; é ser sensual e ao mesmo tempo sexual. A Sexualidade influencia pensamentos, sentimentos, ações e interações e, por isso, influencia também a nossa saúde física e mental.

4 Considera-se sexualidade as diversas formas, jeitos, maneiras que as pessoas buscam para obter ou expressar prazer. É basicamente a busca do prazer humano em suas diversas formas. A idéia de prazer irá variar de pessoa para pessoa, levando em conta a realidade de cada indivíduo. Quando uma pessoa está sentindo prazer, ela está vivenciando a sua sexualidade.

5 A busca do prazer se dá de várias formas, em variadas circunstâncias.

6 SEXUALIDADE e SEXO são a mesma coisa ?

7 Sexualidade: É uma característica geral, experimentada por todos os seres humanos, e não necessita de relação com o sexo. Define a busca de prazeres sendo apenas explicitamente sexuais. A sexualidade esta presente em todas as fases da vida. Tem a ver com a nossa identidade adolescente. Não são a mesma coisa !

8 Consiste em uma união carnal entre dois seres heterogêneo ou homogêneo com fins de satisfação pessoal, biológica, carnal dentre outras. Sexo: O sexo é um prazer que a pessoa compartilha com uma outra pessoa, um novo prazer jamais sentido anteriormente, o prazer é algo inexplicável que não há palavras para explicar.

9 O que é PLANEJAMENTO FAMILIAR?

10 É um ato consciente que torna possível ao casal programar quantos filhos terá e quando os terá. Permite às pessoas e aos casais a oportunidade de escolher entre ter ou não filhos de acordo com seus planos e expectativas.

11 Quais são os objetivos do planejamento familiar? O principal objetivo é facilitar o exercício de um dos direitos sexuais e reprodutivos, que é o direito de decidir quantos filhos quer ter e quando tê-los.

12 Promover comportamentos saudáveis face à sexualidade; Informar e aconselhar sobre a saúde sexual e reprodutiva; Reduzir a ocorrência das Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) e suas Consequências - a infertilidade; Outros objetivos:

13 Reduzir a mortalidade e a morbidade materna, perinatal e infantil; Preparar e promover uma maternidade e paternidade responsável; Melhorar a saúde e o bem-estar da família e da pessoa em causa. Outros objetivos:

14 Como fazer o Planejamento familiar? Fazendo uma consulta para isso. Onde posso marcar uma consulta de planejamento familiar? No centro de saúde da zona de residência ou em qualquer outro que tenha gabinete de atendimento, bem como em alguns hospitais e maternidades. O que é uma consulta de planejamento familiar? É conversar com profissionais que podem apoiar e esclarecer os indivíduos ou casais, para que estes possam planejar uma gravidez no momento mais apropriado, proporcionando-lhes a possibilidade de viverem a sua sexualidade de forma saudável e segura.

15 Métodos Contraceptivos

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26 DIU

27

28

29

30

31

32

33 Para refletir: Como me comportar ? Deve haver a entrega afetiva, a conversa, a preparação, o antes, o durante e o depois. Valorizar cada momento. O Relacionamento deve ser baseado no Amor, Respeito, Companheirismo, Solidariedade, Carinho, Atenção etc. COM RESPONSABILIDADE O Corpo é a CASA do nosso ESPÍRITO

34 O sexo só deve ser praticado com o consentimento de ambos. Ninguém deve ser obrigado a praticar sexo apenas para satisfazer o outro. O amor, o prazer e a realização deve ser mutua. A família é a célula originária da vida social (célula da sociedade). Para refletir: Como me comportar ? A partir da sexualidade, do sexo, do amor conjugal veem os filhos e a perpetuação da raça humana.

35 Santo Agostinho: Não há coisa pior do que conviverem sob o mesmo teto duas pessoas desunidas em espírito. Para refletir: Como me comportar ? A família é a comunidade em que, desde a infância, se podem aprender os valores morais, começar a honrar a Deus e a fazer bom uso da liberdade. A vida da família é iniciação à vida em sociedade.

36 A verdadeira questão é a sobrevivência das crianças e não sua geração, ou seja, pratica-se a anticoncepção, não para que as crianças não nasçam, mas para que as crianças que nascerem possam viver, uma vez nascidas. Michel Foucault.


Carregar ppt "CENTRO ESPÍRITA IRMÃ MARIA DA LUZ E JOÃO BATISTA SEXUALIDADE E PLANEJAMENTO FAMILIAR."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google