A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PROGRAMA DE PLANEJAMENTO FAMILIAR

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PROGRAMA DE PLANEJAMENTO FAMILIAR"— Transcrição da apresentação:

1 PROGRAMA DE PLANEJAMENTO FAMILIAR
GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO SUBSECRETARIA DE ESTADO DA DEFESA CIVIL CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO DIRETORIA GERAL DE SAÚDE 3ª POLICLÍNICA - NITERÓI PROGRAMA DE PLANEJAMENTO FAMILIAR

2 O principal objetivo da orientação em planejamento familiar é facilitar o exercício de um dos direitos sexuais e reprodutivos, que é “o direito de decidir quantos filhos quer ter e quando tê-los”.

3 A anticoncepção teve seu reconhecimento mundial como Direito Humano Básico a partir da I Conferência Internacional sobre Direitos Humanos, realizada em 1968, em Teerã. Foi caracterizada como ação básica de saúde pública na Declaração de Alma-Ata em Setembro de 1978, fruto das mudanças comportamentais da população frente ao exercício da sexualidade, legitimando a realização de seus desejos sexuais.

4 Emanam das Conferências Mundiais sobre População de Budapeste,1974; do México,1984 e do Cairo em 1994, os princípios básicos do Planejamento Familiar.

5 Princípios Básicos do Planejamento Familiar
1-A política demográfica é de soberania de cada país. 2-A decisão sobre o número e espaçamento dos filhos é direito inalienável do indivíduo e/ou casal. 3-A função do Estado restringe-se à garantia do exercício deste direito(informação e acesso). 4-O Planejamento Familiar deve ser implementado em um conjunto de ações que visam à assistência integral à saúde. 5-Nenhum procedimento na área de Planejamento Familiar é totalmente inócuo, exigindo, como responsabilidade coletiva, contínua avaliação dos usuários por pessoal capacitado, com qualidade e resolução.

6 Etapas do Programa 1ª Etapa: Divulgação 2ª Etapa: Inscrição
3ª Etapa: Formação dos Grupos 4ª Etapa: Metodologia

7 Divulgação Sala de espera;
Publicação na página eletrônica da 3ª Policlínica; Ampla distribuição de folder no âmbito da SUBSEDEC/CBMERJ; Publicação no Boletim Ostensivo.

8 Inscrição Grupos de no máximo 20 pessoas; de ambos os sexos;
Faixa etária: Prioritariamente de 15 a 45 anos; Grupos de no máximo 20 pessoas; de ambos os sexos; Estar cadastrada(o) na DGS.

9 Formação dos Grupos A(o) cliente será entrevistada(o) pelo ginecologista, realizará os exames necessários, será encaminhada(o) para o especialista caso necessário, e posteriormente encaminhada(o) ao Programa de Planejamento Familiar.

10 Metodologia Reuniões quinzenais de 40(quarenta) minutos, com equipe multidisciplinar; Participação dos Serviços de Ginecologia e Urologia do HCAP; Abordar os diversos métodos contraceptivos existentes; Comunicar de forma clara,aspectos médicos e sócio-psicológicos dos métodos contraceptivos; Abordar com naturalidade os assuntos relacionados à sexualidade humana; Utilizar vasto material visual, ilustrativo e manequins; Utilizar comunicação interpessoal e permitir que as pessoas exponham seus pontos de vista; Reconhecer nossos limites e referir a(o) usuária(o) a outro serviço quando considerar necessário; Avaliar o grau de satisfação com o método escolhido.

11 Considerações Finais O Planejamento familiar, embasado em atitudes Éticas, configura uma das mais importantes ações na reversão dos indicadores de saúde e estatísticas vitais, mormente na morbidade e na mortalidade materno-infantil. Ainda a parceria e a responsabilidade coletiva devem ser o objetivo, que em última instância visam à melhoria da qualidade de vida e da organização social.

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28 DIU

29

30

31 “ A verdadeira questão é a sobrevivência das crianças e não sua geração, ou seja, pratica-se a anticoncepção, não para que as crianças não nasçam, mas para que as crianças que nascerem possam viver, uma vez nascidas.” Michel Foucault.

32 www.3apoliclinica.cbmerj.rj.gov.br polniteroi@cbmerj.rj.gov.br
GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO SUBSECRETARIA DE ESTADO DA DEFESA CIVIL CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO DIRETORIA GERAL DE SAÚDE 3ª POLICLÍNICA - NITERÓI Tel:


Carregar ppt "PROGRAMA DE PLANEJAMENTO FAMILIAR"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google