A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

3ª POLICLÍNICA - NITERÓI GESPÚBLICA 2008/2009

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "3ª POLICLÍNICA - NITERÓI GESPÚBLICA 2008/2009"— Transcrição da apresentação:

1 3ª POLICLÍNICA - NITERÓI GESPÚBLICA 2008/2009
GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO SUBSECRETARIA DE ESTADO DA DEFESA CIVIL CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO DIRETORIA GERAL DE SAÚDE 3ª POLICLÍNICA - NITERÓI 3ª POLICLÍNICA - NITERÓI GESPÚBLICA 2008/2009 FISIOTERAPIA 1º TEN. BM QOS/FIS/02 SALUSTIANO

2 FISIOTERAPEUTAS DA 3ª POLICLÍNICA
1º TEN. BM QOS/FIS/02 –SALUSTIANO 1º TEN. BM QOS/FIS/02 - DANIELA CABRAL

3 CONCEITO DA FISIOTERAPIA
A Fisioterapia, tem o sentido restrito à área de saúde, está voltada para o entendimento da funcionalidade humana. Ela estuda, diagnostica, previne e trata os distúrbios, entre outros, da cinesia humana decorrentes de alterações de órgãos e sistemas humanos. O fisioterapeuta é capacitado a avaliar, reavaliar, emitir ou prescrever o diagnóstico fisioterapêutico, prognóstico, prescrição, intervenção e alta, dentro de sua tipicidade assistencial. A Fisioterapia atua nas mais diferentes áreas com procedimentos, técnicas, metodologias e abordagens específicas que tem o objetivo de avaliar, tratar, minimizar, prevenir e curar as mais variadas disfunções. A Fisioterapia foi regulamentada oficialmente no Brasil pelo Decreto-Lei nº 938 em 1969 e pela Lei Federal nº em 1975

4 A FISIOTERAPIA NA 3ª POLICLÍNICA
Na 3ª Policlínica a função da fisioterapia é avaliar, tratar e acompanhar os pacientes, que na maioria das vezes são encaminhados pelo serviço de ortopedia e neurologia. * O paciente a ser atendido na fisioterapia deve possuir encaminhamento médico com diagnóstico. * Marcação na agenda eletrônica para avaliação fisioterápica. * A avaliação fisioterápica é registrada no prontuário eletrônico, constando todos os dados do paciente. * Após o término da sessão é realizada a marcação de retorno na recepção. * Reavaliação fisioterápica após DEZ sessões.

5 PROCEDIMENTOS Os procedimentos da Fisioterapia contribuem para a prevenção, cura e recuperação da saúde. Conheça os mais conhecidos recursos da Fisioterapia à sua disposição: Cinesioterapia - Terapia por movimentos. São procedimentos onde se usa o movimento com os músculos, articulações, ligamentos, tendões e estruturas do sistema nervoso central e periférico, que têm como objetivo recuperar a função dos mesmos. A reeducação postural é um princípio da cinesioterapia: tratar deformidades da coluna ou problemas de postura com exercícios de alongamento e de fortalecimento muscular. Eletrotermofototerapia - - são procedimentos com aparelhos geradores de energia elétrica, térmica e luminosa, como o Ultra-som, o Laser, TENS, dentre outros. Facilita a recuperação de estruturas e funções comprometidas.

6 PROCEDIMENTOS Mecanoterapia - Procedimento com aparelhos mecânicos para fortalecer, alongar, repotencializar a musculatura e reeducar movimentos comprometidos. Massoterapia - Conjunto de abordagens terapêuticas visando a mobilização/manipulação de segmentos articulares, músculos, nervos e fáscias e trações segmentares e axiais. Os procedimentos manipulativos estimulam a dinâmica circulatória e a mobilidade dos tecidos e segmentos. Termoterapia - Procedimento com administração de modalidades biotérmicas. Crioterapia - Emprego de gelo como procedimento terapêutico, geralmente em segmentos para tratamento de contusões e torções.

7 MELHORIAS A SEREM IMPLEMENTADAS
* RPG (Reeducação Postural Global) - é um método de tratamento da dor e do desconforto causados por erros de postura.  Utilizada em conjunto com outras técnicas de terapia manual, combate dores nos músculos, nas articulações e na cabeça, melhora o funcionamento do sistema respiratório e realinha a coluna. * PILATES – é um método de tratamento que utiliza exercícios não somente como atividade física, mas também para fins de reabilitação, podendo tratar diversas patologias. O Método Pilates tem como objetivos: FLEXIBILIDADE, FORÇA, EQUILÍBRIO, POSTURA e SAÚDE.

8 www.3apoliclinica.cbmerj.rj.gov.br polniteroi@cbmerj.rj.gov.br
GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO SUBSECRETARIA DE ESTADO DA DEFESA CIVIL CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO DIRETORIA GERAL DE SAÚDE 3ª POLICLÍNICA - NITERÓI Tel:


Carregar ppt "3ª POLICLÍNICA - NITERÓI GESPÚBLICA 2008/2009"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google