A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO SUBSECRETARIA DE ESTADO DA DEFESA CIVIL CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO DIRETORIA GERAL DE SAÚDE.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO SUBSECRETARIA DE ESTADO DA DEFESA CIVIL CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO DIRETORIA GERAL DE SAÚDE."— Transcrição da apresentação:

1 GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO SUBSECRETARIA DE ESTADO DA DEFESA CIVIL CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO DIRETORIA GERAL DE SAÚDE 3ª POLICLÍNICA - NITERÓI FISIOTERAPIA 1º TEN. BM QOS/FIS/02 SALUSTIANO 3ª POLICLÍNICA - NITERÓI GESPÚBLICA 2008/2009

2 FISIOTERAPEUTAS DA 3ª POLICLÍNICA 1º TEN. BM QOS/FIS/02 –SALUSTIANO 1º TEN. BM QOS/FIS/02 - DANIELA CABRAL

3 CONCEITO DA FISIOTERAPIA A Fisioterapia, tem o sentido restrito à área de saúde, está voltada para o entendimento da funcionalidade humana. Ela estuda, diagnostica, previne e trata os distúrbios, entre outros, da cinesia humana decorrentes de alterações de órgãos e sistemas humanos. O fisioterapeuta é capacitado a avaliar, reavaliar, emitir ou prescrever o diagnóstico fisioterapêutico, prognóstico, prescrição, intervenção e alta, dentro de sua tipicidade assistencial. A Fisioterapia atua nas mais diferentes áreas com procedimentos, técnicas, metodologias e abordagens específicas que tem o objetivo de avaliar, tratar, minimizar, prevenir e curar as mais variadas disfunções. A Fisioterapia foi regulamentada oficialmente no Brasil pelo Decreto-Lei nº 938 em 1969 e pela Lei Federal nº em

4 A FISIOTERAPIA NA 3ª POLICLÍNICA Na 3ª Policlínica a função da fisioterapia é avaliar, tratar e acompanhar os pacientes, que na maioria das vezes são encaminhados pelo serviço de ortopedia e neurologia. *O paciente a ser atendido na fisioterapia deve possuir encaminhamento médico com diagnóstico. * Marcação na agenda eletrônica para avaliação fisioterápica. * A avaliação fisioterápica é registrada no prontuário eletrônico, constando todos os dados do paciente. * Após o término da sessão é realizada a marcação de retorno na recepção. * Reavaliação fisioterápica após DEZ sessões.

5 PROCEDIMENTOS Os procedimentos da Fisioterapia contribuem para a prevenção, cura e recuperação da saúde. Conheça os mais conhecidos recursos da Fisioterapia à sua disposição: Cinesioterapia - Terapia por movimentos. São procedimentos onde se usa o movimento com os músculos, articulações, ligamentos, tendões e estruturas do sistema nervoso central e periférico, que têm como objetivo recuperar a função dos mesmos. A reeducação postural é um princípio da cinesioterapia: tratar deformidades da coluna ou problemas de postura com exercícios de alongamento e de fortalecimento muscular. Eletrotermofototerapia - - são procedimentos com aparelhos geradores de energia elétrica, térmica e luminosa, como o Ultra-som, o Laser, TENS, dentre outros. Facilita a recuperação de estruturas e funções comprometidas.

6 Mecanoterapia - Procedimento com aparelhos mecânicos para fortalecer, alongar, repotencializar a musculatura e reeducar movimentos comprometidos. Massoterapia - Conjunto de abordagens terapêuticas visando a mobilização/manipulação de segmentos articulares, músculos, nervos e fáscias e trações segmentares e axiais. Os procedimentos manipulativos estimulam a dinâmica circulatória e a mobilidade dos tecidos e segmentos. Termoterapia - Procedimento com administração de modalidades biotérmicas. Crioterapia - Emprego de gelo como procedimento terapêutico, geralmente em segmentos para tratamento de contusões e torções. PROCEDIMENTOS

7 MELHORIAS A SEREM IMPLEMENTADAS * RPG (Reeducação Postural Global) - é um método de tratamento da dor e do desconforto causados por erros de postura. Utilizada em conjunto com outras técnicas de terapia manual, combate dores nos músculos, nas articulações e na cabeça, melhora o funcionamento do sistema respiratório e realinha a coluna. * PILATES – é um método de tratamento que utiliza exercícios não somente como atividade física, mas também para fins de reabilitação, podendo tratar diversas patologias. O Método Pilates tem como objetivos: FLEXIBILIDADE, FORÇA, EQUILÍBRIO, POSTURA e SAÚDE.

8 GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO SUBSECRETARIA DE ESTADO DA DEFESA CIVIL CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO DIRETORIA GERAL DE SAÚDE 3ª POLICLÍNICA - NITERÓI Tel:


Carregar ppt "GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO SUBSECRETARIA DE ESTADO DA DEFESA CIVIL CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO DIRETORIA GERAL DE SAÚDE."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google