A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Projecto co-financiado por:. Curso de Formação de eFormadores Projecto eTrainers: Pedagogia, Formação e Certificação em Ambiente de eLearning ©

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Projecto co-financiado por:. Curso de Formação de eFormadores Projecto eTrainers: Pedagogia, Formação e Certificação em Ambiente de eLearning ©"— Transcrição da apresentação:

1 Projecto co-financiado por:

2 Curso de Formação de eFormadores Projecto eTrainers: Pedagogia, Formação e Certificação em Ambiente de eLearning ©

3 Curso de Formação de eFormadores Módulo 1 - Módulo 1 - Evolução Histórica e Teoria do Ensino a Distância Objectivos do módulo Descrever a evolução histórica do EFAD (Ensino e Formação a Distância) relacionando com os meios de comunicação. Identificar os elementos intervenientes na relação pedagógica a distância. Descrever as principais teorias do EFAD. Identificar e caracterizar os diferentes modelos de aprendizagem adequados ao EFAD. Caracterizar o modelo de ensino adaptado ao EFAD.

4 Unidades do Módulo Unidade 1 – História do Ensino e Formação a Distância e Meios de Comunicação Unidade 2 – Teorias do Ensino e Formação a Distância Unidade 3 – Teorias de Formação e Ensino/Aprendizagem Módulo 1 Evolução Histórica e Teoria do Ensino a Distância Curso de Formação de eFormadores

5 1. História do EFAD e Meios de Comunicação 2. Teorias do EFAD 2.1. Autonomia e Independência – Moore 2.2. Interacção e Comunicação – Holmberg 2.3.Industrialização – Peters 2.4. Integração – Perraton e Kearsley 3. Teorias de Formação e Ensino/Aprendizagem 3.1. Comportamentalismo 3.2. Construtivismo 3.3. Aprendizagem Colaborativa Conteúdos Programáticos do Módulo Módulo 1 Evolução Histórica e Teoria do Ensino a Distância Curso de Formação de eFormadores

6 Cronograma do módulo Módulo 1 Designação (de __/__/____ a __/__/____ ) Total: 18 horas Unidade 1 – História do EFAD e Meios de Comunicação e do EFAD Unidade 2 – Teorias do EFAD Unidade 3 – Teorias de Formação e Ensino/Aprendizagem Módulo 1 Evolução Histórica e Teoria do Ensino a Distância Curso de Formação de eFormadores

7 Metodologia de Formação Sessões de Formação Presencial Sessões de Formação Online -Sessões online síncronas (ex. Chat) -Sessões online assíncronas (ex. Fórum) Módulo 1 Evolução Histórica e Teoria do Ensino a Distância Curso de Formação de eFormadores

8 Métodos Expositivos -Explanação da evolução histórica do EFAD, dos modelos teóricos e conceptuais do EFAD. Métodos Activos -Brainstorming; -Debate e Grupos de Discussão de temáticas. Estratégia e Métodos Pedagógicos Módulo 1 Evolução Histórica e Teoria do Ensino a Distância Curso de Formação de eFormadores

9 Avaliação Avaliação Contínua (CS) - Formativa (20%) Participação e empenho (PE= 20%) nos trabalhos e tarefas online síncronas e assíncronas, realizadas ao longo da formação: o Participação em discussões nos fóruns o Realização de actividades o Participação em discussões no chat - Sumativa (40%) Aplicação periódica/ por módulos, de instrumentos de avaliação que permitam aferir o grau de domínio dos objectivos (AO=40%) Módulo 1 Evolução Histórica e Teoria do Ensino a Distância Curso de Formação de eFormadores

10 Avaliação Avaliação Final (CF) - Aplicação Pedagógica (40%) Grau do domínio dos Objectivos pelos formandos, medido na avaliação do Trabalho de Aplicação Pedagógica: o Produção e planeamento da tutoria (PT) duma pequena unidade de ensino/formação a distancia (10%) o Planeamento de uma sessão (PS) de ensino-aprendizagem a distância a aplicar na Simulação Pedagógica (10%) o Realização, analise critica e avaliação de sessões de ensino- -aprendizagem simuladas, (SP) online, síncronas (20%) Módulo 1 Evolução Histórica e Teoria do Ensino a Distância Curso de Formação de eFormadores

11 Avaliação ESCALAS DE CLASSIFICAÇÃO NÍVELPERCENTUALQUALITATIVA 590 a 100Muito Bom 475 a 89Bom 350 a 74Suficiente 220 a 49Insuficiente 10 a 19Muito Insuficiente Módulo 1 Evolução Histórica e Teoria do Ensino a Distância Curso de Formação de eFormadores

12 Bibliografia Arends, Aprender a Ensinar, MckGrowill Keegan, Desmond (1993) Theoretical Principles of Distance Education. London and New York: Routledge Keegan, Desmond (1996) Foundations of Distance Education, London: Routledge Lourenço, O.P. (1997) Psicologia de Desenvolvimento Cognitivo – Teoria, dados e implicações; Coimbra: Livraria Almedina Moore, Michael; Kearsley, Greg (1996) Distance Education, A Systems View, USA: Wadsworth Publishing Company Peters, Otto (1998) Learning and Teaching in Distance Education (Analyses and Interpretations from an International Perspective, London: Kogan Page Módulo 1 Evolução Histórica e Teoria do Ensino a Distância Curso de Formação de eFormadores

13 Bibliografia Rocha, J.E. (1999) Condições e Factores de Aprendizagem; Colecção Formar Pedagogicamente – IEFP Santos, Arnaldo (2000) Ensino a Distância e Tecnologias de Informação E-Learning. FCA – Lisboa TAM, Maureen (2000) Constructivism, Instructional Design, and Technology: Implications for Transforming Distance Learning in Educational Technology & Society 3 (2) ISSN 1436-4522 Trindade, Armando Rocha (2000) Educação e Formação a Distância. Universidade Aberta – Lisboa Trindade, Armando Rocha (2000) A Eficácia do Ensino: indicadores, métodos e instrumentos. Universidade Aberta – Lisboa Módulo 1 Evolução Histórica e Teoria do Ensino a Distância Curso de Formação de eFormadores

14 Links MOORE, Michael G. The American Journal of Distance Education, (12/2004)www.ajde.com VÁRIOS, elearningeuropa.info, (12/2004)www.elearningeuropa.info VÁRIOS, e-Learning Centre, (12/2004)www.e-learningcentre.co.uk VÁRIOS, Associação Brasileira de Educação a Distância, (12/2004)www.abed.org.br VÁRIOS, The American Distance Education Consortium, (12/2004)http://www.adec.edu/ VÁRIOS, The Internacional Centre for Distance Learning, (12/2004)http://www- icdl.open.ac.uk/ VÁRIOS, United States Distance Learning Association, (12/2004)http://www.usdla.org/ Módulo 1 Evolução Histórica e Teoria do Ensino a Distância Curso de Formação de eFormadores


Carregar ppt "Projecto co-financiado por:. Curso de Formação de eFormadores Projecto eTrainers: Pedagogia, Formação e Certificação em Ambiente de eLearning ©"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google