A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Formação de professores do 1º Ciclo Aquisição de Competências Básicas em TIC 11 e 12 de Julho de 2005 ESE de Setúbal.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Formação de professores do 1º Ciclo Aquisição de Competências Básicas em TIC 11 e 12 de Julho de 2005 ESE de Setúbal."— Transcrição da apresentação:

1 Formação de professores do 1º Ciclo Aquisição de Competências Básicas em TIC 11 e 12 de Julho de 2005 ESE de Setúbal

2 Objectivos da formação Motivar os professores para a utilização das TIC no ensino Dar a conhecer materiais produzidos com as TIC Chamar a atenção para a acessibilidade de materiais produzidos através da Internet Explorar as potencialidades do programa Powerpoint e da Internet no ensino- aprendizagem do 1º Ciclo

3 Metodologia POWERPOINT : 1. Apresentação do programa e das suas principais potencialidades 2. Proposta de tarefas de exploração do programa, partindo-se da apresentação Trabalhar com o PowerpointTrabalhar com o Powerpoint 3. Produção de pequenas apresentações em Powerpoint, tendo em vista a sua utilização em contextos educativos no 1º ciclo. 4. Exploração de vários materiais pedagógicos e didácticos, produzidos por estudantes finalistas do curso de professores do 1º ciclo.

4 INTERNET : 1. Familiarização com conceitos básicos – browser, motores de busca 2. A Internet como ferramenta de informação: pesquisa e organização 3. A Internet como ferramenta de de comunicação e de colaboração 4. As ferramentas de comunicação da Internet: , chat, forum, e ferramentas tipo Windows Messenger 5. O – criação de contas de correio electrónico e experimentação das mesmas 6. A pesquisa orientada de sites com interesse para o 1º Ciclo Metodologia

5 Reflexão sobre as TIC no ensino 1. As TIC são a alavanca de muitas mudanças Castells citado por ANDRADE, A. MACHADO. A. (2001)[1][1] a informação como matéria-prima penetram socialmente com grande facilidade, já que a informação – a sua matéria prima – é essencial a toda a actividade humana. Assim as TIC alteram: a estrutura dos nossos interesses o carácter dos símbolos e das comunidades As tecnologias são também responsáveis pela alteração do que pensamos e como pensamos e onde desenvolvemos os nossos pensamentos. [1] Comunidades de Aprendizagem do Urbanismo à Gestão. Disponível online em Antonio%20Andrade% pdf arquivo capturado em Maio de 2004 [1]http://www.nonio.uminho.pt/actchal01/051- Antonio%20Andrade% pdf

6 Reflexão sobre as TIC no ensino 2. A Internet como fonte de aprendizagens Ana Luísa Neves[2][2 vantagens como a partilha, a discussão de ideias e a diversidade de experiências a aprendizagem ocorre na troca de saberes entre as várias comunidades. [1] NEVES, A. L. Learning Communities in a Web-based Environment: Educational Intranets. Disponível online em Capturado em Maio de 2004 [1]

7 Reflexão sobre as TIC no ensino 3. A escola tem de tomar consciência da importância do universo digital em que está inserida Montgomery, K. (1996)[3][3] a importância das TIC neste novo mundo de adultos e crianças Like adults, children will increasingly be connected to a vast digital universe that transcends the family, the local community, and even the nation. Education will expand beyond the classroom and other traditional settings, as more interactive "edutainment" becomes available. New personal and portable technologies will enable children to inhabit their own separate electronic worlds. [ 3] Copyright © 1996 by The American Prospect, Inc. Preferred Citation: Kathryn Montgomery, "Children in the Digital Age," The American Prospect vol. 7 no. 27, July 1, 19963]

8 Reflexão sobre as TIC no ensino 4. A formação de professores neste domínio: factor fundamental na mudança de atitudes Riel & Schwartz (2001) [4][4] para se colmatar o vazio digital existente nas nossas escolas há que fazer mais do que apenas comprar equipamento; há que aumentar the knowledge and skills of teachers using the technology Papert numa entrevista dada a David S. Bennahum afirma que La información está en los niños. Ellos son el poder que cambiará las escuelas. [5] [4] School Change with Technology: Crossing the Digital Divide University of California, Irvine Amy Hitt [4] [5] * Disponível online em [5]

9 Reflexão sobre as TIC no ensino Conteúdos digitais para o 1º Ciclo O Projecto ABOLINA O Projecto SETTIC O Projecto A COMUNIDADE DE APRENDIZAGEM DE PROFESSORES DE LÍNGUAS Os webquests Sites pedagógico-didácticos Sites educativos Escolas inovadores Professores inovadores


Carregar ppt "Formação de professores do 1º Ciclo Aquisição de Competências Básicas em TIC 11 e 12 de Julho de 2005 ESE de Setúbal."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google