A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A Produção de Materiais Pedagógicos para as Línguas com as TIC Oficina de Formação 15 de Abril de 2005 ESE de Setúbal.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A Produção de Materiais Pedagógicos para as Línguas com as TIC Oficina de Formação 15 de Abril de 2005 ESE de Setúbal."— Transcrição da apresentação:

1 A Produção de Materiais Pedagógicos para as Línguas com as TIC Oficina de Formação 15 de Abril de 2005 ESE de Setúbal

2 Plano da sessão 14:30h - Objectivos da oficina. Apresentação dos participantes;Objectivos da oficina.presentação dos participantes 15:00h – Reflexão sobre as TIC no ensino de línguasReflexão sobre as TIC no ensino de línguas 15:30h – Trabalho de grupo: discussão de perspectivas e levantamento de necessidades; planificação de actividades; início da produção de materiais, utilizando várias ferramentas informáticas: Word, Powerpoint, Frontpage, Internet, Hotpotatoes.Trabalho de grupo 17:00h – apresentação dos trabalhos 17:20h – Perspectivas de continuação dos trabalhos 17:30h – Final da sessão

3 Metodologia da Sessão Apresentação dos participantesApresentação dos participantes –Nome, escola, grupo, razões de participação na sessão, competências em TIC

4 Metodologia da Sessão Objectivos da oficina de formação Motivar os professores para a utilização das TIC no ensino de línguas Dar a conhecer materiais produzidos com as TIC por outros colegas Chamar a atenção para a acessibilidade de materiais produzidos através da Internet Produzir materiais com o apoio de ferramentas informáticas.

5 Reflexão sobre as TIC no ensino de línguas 1. 1. As TIC são a alavanca de muitas mudanças De acordo com Castells, citado por ANDRADE, A. MACHADO. A. (2001)[1] as TIC são a alavanca de muitas mudanças, uma vez que usam a informação como matéria- prima e penetram socialmente com grande facilidade, já que a informação – a sua matéria prima – é essencial a toda a actividade humana.[1] Senso assim as TIC alteram: a estrutura dos nossos interesses o carácter dos símbolos e das comunidades As tecnologias são também responsáveis pela alteração do que pensamos e como pensamos e onde desenvolvemos os nossos pensamentos. [1] Comunidades de Aprendizagem do Urbanismo à Gestão. Disponível online em http://www.nonio.uminho.pt/actchal01/051- Antonio%20Andrade%20451-461.pdf arquivo capturado em Maio de 2004[1]http://www.nonio.uminho.pt/actchal01/051- Antonio%20Andrade%20451-461.pdf

6 Reflexão sobre as TIC no ensino de línguas 2. A Internet como fonte de aprendizagens Quanto à Internet Ana Luísa Neves[1] chama a atenção para as suas vantagens que são a partilha, a discussão de ideias e a diversidade de experiências. De acordo com esta autora a aprendizagem ocorre na troca de saberes entre as várias comunidades.[1] [1] NEVES, A. L. Learning Communities in a Web-based Environment: Educational Intranets. Disponível online em http://student.dei.uc.pt/~analu/pdf/Intranets.pdf. Capturado em Maio de 2004 [1] http://student.dei.uc.pt/~analu/pdf/Intranets.pdf

7 Reflexão sobre as TIC no ensino de línguas 3. A escola tem de tomar consciência da importância do universo digital em que está inserida Montgomery, K. (1996)[1] chama a atenção para a importância das TIC neste novo mundo de adultos e crianças Like adults, children will increasingly be connected to a vast digital universe that transcends the family, the local community, and even the nation. Education will expand beyond the classroom and other traditional settings, as more interactive "edutainment" becomes available. New personal and portable technologies will enable children to inhabit their own separate electronic worlds.[1] [1] Copyright © 1996 by The American Prospect, Inc. Preferred Citation: Kathryn Montgomery, "Children in the Digital Age," The American Prospect vol. 7 no. 27, July 1, 1996

8 Reflexão sobre as TIC no ensino de línguas 4. A formação de professores neste domínio: factor fundamental na mudança de atitudes Riel & Schwartz (2001) [1] afirmam que para se colmatar o vazio digital existente nas nossas escolas há que fazer mais do que apenas buying equipment, it requires increasing the knowledge and skills of teachers using the technology, and access to digital tools in the community. In such a larger system of change, technology can serve as a catalyst for increasing teacher and student learning.[1] [1] School Change with Technology: Crossing the Digital Divide University of California, Irvine Amy Hitt [1]

9 Reflexão sobre as TIC no ensino de línguas 5. La información está en los niños. Ellos son el poder que cambiará las escuelas el gran cambio es más social que tecnológico. En 1980 los niños usaban computadoras en las escuelas, y si uno quería hablar sobre cambiar la educación, las escuelas eran el lugar donde realizar dicho cambio. Hoy día hay muchas más computadoras en las casas que en las escuelas, y existe más innovación interesante y más aprendizaje alternativo ocurriendo en los hogares que en las escuelas. La información está en los niños. Ellos son el poder que cambiará las escuelas. Ellos saben mucho más que muchos de los maestros, colectivamente. Las computadoras en los hogares es la más grande fuente de cambio en la educación. * [1] * Disponível online em http://www.angeltowns.com/members/mondragon/paradiso/EscuelasOut.html [1]

10 Reflexão sobre as TIC no ensino de línguas Exemplos de boas práticas A Comunidade de Aprendizagem de Professores de Línguas A Comunidade de Aprendizagem de Professores de Línguas Os webquestsOs webquestsOs webquestsOs webquests A didactização de uma questão de corA didactização de uma questão de coruma questão de coruma questão de cor Sites pedagógico-didácticosSites pedagógico-didácticosSites pedagógico-didácticosSites pedagógico-didácticos Projectos inovadoresProjectos inovadoresProjectos inovadoresProjectos inovadores

11 Trabalho de Grupo Em pares discuta propostas de trabalho, utilizando as TIC.Em pares discuta propostas de trabalho, utilizando as TIC. Planifique actividades, com o recurso às TIC.Planifique actividades, com o recurso às TIC. Comece a elaboração do seu material.Comece a elaboração do seu material. Apresente o material produzido.Apresente o material produzido. Calendarize as próximas etapas do desenvolvimento deste trabalho.Calendarize as próximas etapas do desenvolvimento deste trabalho.


Carregar ppt "A Produção de Materiais Pedagógicos para as Línguas com as TIC Oficina de Formação 15 de Abril de 2005 ESE de Setúbal."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google