A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Formar Professores em Rede Oficina de Formação Financiado pelo.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Formar Professores em Rede Oficina de Formação Financiado pelo."— Transcrição da apresentação:

1 Formar Professores em Rede Oficina de Formação Financiado pelo

2 Organização 7 locais nas áreas das 5 Direcções Regionais de Educação (pretendendo-se assim alcançar uma cobertura a nível nacional). Os Pólos da Oficina funcionam com um mínimo de 10 e com um máximo de 15 formandos.

3 Objectivos Criar uma rede humana de formadores em TIC. Desenvolver uma metodologia de trabalho comum entre os formandos Criar bases teóricas, que fundamentem a utilização dessa metodologia de formação Desenvolver materiais a utilizar em futuras acções de aplicação de um Curriculum Básico para a Formação de Professores em TIC. Experimentar situações de aprendizagem relacionadas com o Currriculum Básico. Familiarizar os formandos com a plataforma de formação a distância a utilizar

4 Destinatários Professores do Ensino Básico (1º, 2º e 3º ciclos) e do Ensino Secundário, com Formação em Tecnologias de Informação e Comunicação. Formadores dos Centros de Formação.

5 Conteúdos Apresentação acção /Apresentação do Curriculum Básico e da metodologia prevista Constituição e grupos e início do trabalho de produção de materiais Preparação de materiais (2X) Trabalho não presencial e interacção à distância (2X) Apresentação e reformulação dos materiais já desenvolvidos Apresentação final dos materiais desenvolvidos

6 Calendarização Sessões presenciais conjuntas - 36 horas Sessões de trabalho autónomo - 39 horas 2 e 3 de Novembro Apresentação acção. Apresentação do Curriculum Básico e da metodologia prevista. Constituição dos grupos e início do trabalho de produção de materiais 4 Novembro a 17 Dezembro Preparação de materiais Trabalho não presencial e interacção à distância 18 e 19 de Dezembro Apresentação dos materiais já desenvolvidos 20 Dezembro a 7 Fevereiro Preparação de materiais Trabalho não presencial e interacção à distância 8 e 9 de Fevereiro Apresentação final dos materiais desenvolvidos

7 Conteúdos a abordar para uma futura implementação do CB Iniciação à utilização educativa das TIC Processamento de texto Navegação na Internet Folhas de cálculo Processamento de Imagem Produção de apresentações electrónicas Bases de Dados As TIC e o Desenvolvimento da Escola

8 Produtos Versão corrigida e melhorada do Curriculum Básico Versões corrigidas e melhoradas dos materiais de apoio Criação de uma rede humana de formadores que partilhem a mesma metodologia de formação e que possam continuar a colaborar na implementação do Curriculum Básico.

9 Avaliação 2 trabalhos de grupo, (análise de 2 manuais e produção de fichas de actividade alternativas às neles constantes) 1 recensão crítica individual sobre 1 outro manual teste, nas sessões presenciais, das propostas de actividades dos outros grupos de trabalho participação em fóruns de discussão relativos aos módulos trabalhados e ao fórum geral relativo à estrutura do curso 1 porfolio electrónico para registo das tarefas, actividades, interacções e reflexões resultantes da oficina.

10 Metodologia Propõem-se que os formandos se organizem em grupos de 4 (que poderão ser diferentes na 1ª e na 2ª fase) Deverão ser trabalhados todos os módulos (cada formando só trabalhará directamente 2 módulos, sugerindo-se que correspondam às áreas que menos dominam) Nas sessões presencias serão apresentadas e testadas as propostas dos grupos de trabalho, devendo ser preenchidas fichas de avaliação dessas actividades.

11 Infraestrutura a utilizar Trends/Prof2000

12 Bibliografia Fundamental Dorothy Williams, Kay Wilson, Amanda Richardson, Jennifier Tuson, Louisa Coles - Teachers' ICT skills and knowledge needs. Final Report to SOEID title.htm title.htm Paul Heinrich, The Design and Implementation of a Competence Based Approach to Initial and In-Service Teacher Education in Information and Communications Technology Teacher Training Agency - Information and Communications Technology (ICT) Wolfgang Frindte & Thomas Köhler - Internet base teaching and learning. A Project of the European Commission tele.org/ tele.org/ Skole-IT - Educational ITDriving License

13 Organização das actividades (1º dia – manhã) Apresentação de formador e formandos Apresentação da Oficina e dos seus objectivos Esclarecimento de dúvidas sobre avaliação Algumas questões sobre as necessidades de formação de professores Apresentação do Curriculum Básico O que deve ser básico na formação de professores em TIC? (Discussão em torno do conceito e de resposta à pergunta) Algumas questões sobre o CB

14 Organização das actividades (1º dia – tarde) Apresentação da plataforma a utilizar e das funcionalidades existentes Entrega dos 4 primeiros manuais Organização dos grupos de trabalho Preparação da sessão do dia seguinte

15 Organização das actividades (2º dia – manhã) Trabalho em grupo sobre os manuais seleccionados Síntese da manhã com principais dificuldades

16 Organização das actividades (2º dia – tarde) Trabalho em grupo sobre os manuais seleccionados Síntese da tarde com principais dificuldades Preparação do trabalho não presencial e das sessões seguintes

17 Algumas questões sobre o CB Abordagem educativa Estrutura modular ou sequencial Que duração para os módulos? Como organizar os formandos do CB? Que metodologias privilegiar? Como dinamizar a participação à distância? Como avaliar?


Carregar ppt "Formar Professores em Rede Oficina de Formação Financiado pelo."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google