A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Formar Professores em Rede

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Formar Professores em Rede"— Transcrição da apresentação:

1 Formar Professores em Rede
Oficina de Formação Financiado pelo      

2 Organização 7 locais nas áreas das 5 Direcções Regionais de Educação (pretendendo-se assim alcançar uma cobertura a nível nacional). Os Pólos da Oficina funcionam com um mínimo de 10 e com um máximo de 15 formandos.

3 Objectivos · Criar uma rede humana de formadores em TIC.
·       Desenvolver uma metodologia de trabalho comum entre os formandos ·       Criar bases teóricas, que fundamentem a utilização dessa metodologia de formação ·       Desenvolver materiais a utilizar em futuras acções de aplicação de um Curriculum Básico para a Formação de Professores em TIC. ·       Experimentar situações de aprendizagem relacionadas com o Currriculum Básico. Familiarizar os formandos com a plataforma de formação a distância a utilizar

4 Destinatários Professores do Ensino Básico (1º, 2º e 3º ciclos) e do Ensino Secundário, com Formação em Tecnologias de Informação e Comunicação. Formadores dos Centros de Formação.  

5 Conteúdos Apresentação acção /Apresentação do Curriculum Básico e da metodologia prevista Constituição e grupos e início do trabalho de produção de materiais Preparação de materiais (2X) Trabalho não presencial e interacção à distância (2X) Apresentação e reformulação dos materiais já desenvolvidos Apresentação final dos materiais desenvolvidos

6 Calendarização Sessões presenciais conjuntas - 36 horas
2 e 3 de Novembro Apresentação acção. Apresentação do Curriculum Básico e da metodologia prevista. Constituição dos grupos e início do trabalho de produção de materiais 4 Novembro a 17 Dezembro Preparação de materiais Trabalho não presencial e interacção à distância 18 e 19 de Dezembro Apresentação dos materiais já desenvolvidos 20 Dezembro a 7 Fevereiro 8 e 9 de Fevereiro Apresentação final dos materiais desenvolvidos Sessões presenciais conjuntas - 36 horas Sessões de trabalho autónomo - 39 horas

7 Conteúdos a abordar para uma futura implementação do CB
Iniciação à utilização educativa das TIC Processamento de texto Navegação na Internet Folhas de cálculo Processamento de Imagem Produção de apresentações electrónicas Bases de Dados As TIC e o Desenvolvimento da Escola

8 Produtos Versão corrigida e melhorada do Curriculum Básico
Versões corrigidas e melhoradas dos materiais de apoio Criação de uma rede humana de formadores que partilhem a mesma metodologia de formação e que possam continuar a colaborar na implementação do Curriculum Básico.

9 Avaliação 2 trabalhos de grupo, (análise de 2 manuais e produção de fichas de actividade alternativas às neles constantes) 1 recensão crítica individual sobre 1 outro manual teste, nas sessões presenciais, das propostas de actividades dos outros grupos de trabalho participação em fóruns de discussão relativos aos módulos trabalhados e ao fórum geral relativo à estrutura do curso 1 porfolio electrónico para registo das tarefas, actividades, interacções e reflexões resultantes da oficina.

10 Metodologia Propõem-se que os formandos se organizem em grupos de 4 (que poderão ser diferentes na 1ª e na 2ª fase) Deverão ser trabalhados todos os módulos (cada formando só trabalhará directamente 2 módulos, sugerindo-se que correspondam às áreas que menos dominam) Nas sessões presencias serão apresentadas e testadas as propostas dos grupos de trabalho, devendo ser preenchidas fichas de avaliação dessas actividades.

11 Infraestrutura a utilizar Trends/Prof2000 http://www.prof2000.pt

12 Bibliografia Fundamental
Dorothy Williams, Kay Wilson, Amanda Richardson, Jennifier Tuson, Louisa Coles - Teachers' ICT skills and knowledge needs. Final Report to SOEID Paul Heinrich, The Design and Implementation of a Competence Based Approach to Initial and In-Service Teacher Education in Information and Communications Technology Teacher Training Agency - Information and Communications Technology (ICT) Wolfgang Frindte & Thomas Köhler - Internet base teaching and learning. A Project of the European Commission Skole-IT - Educational ITDriving License

13 Organização das actividades (1º dia – manhã)
Apresentação de formador e formandos Apresentação da Oficina e dos seus objectivos Esclarecimento de dúvidas sobre avaliação Algumas questões sobre as necessidades de formação de professores Apresentação do Curriculum Básico “O que deve ser básico na formação de professores em TIC?” (Discussão em torno do conceito e de resposta à pergunta) Algumas questões sobre o CB

14 Organização das actividades (1º dia – tarde)
Apresentação da plataforma a utilizar e das funcionalidades existentes Entrega dos 4 primeiros manuais Organização dos grupos de trabalho Preparação da sessão do dia seguinte

15 Organização das actividades (2º dia – manhã)
Trabalho em grupo sobre os manuais seleccionados Síntese da manhã com principais dificuldades

16 Organização das actividades (2º dia – tarde)
Trabalho em grupo sobre os manuais seleccionados Síntese da tarde com principais dificuldades Preparação do trabalho não presencial e das sessões seguintes

17 Algumas questões sobre o CB
Abordagem educativa Estrutura modular ou sequencial Que duração para os módulos? Como organizar os formandos do CB? Que metodologias privilegiar? Como dinamizar a participação à distância? Como avaliar?


Carregar ppt "Formar Professores em Rede"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google