A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ESTRATÉGIAS DE INCLUSÃO EM EAD TIC em tecnologias educativas: como estratégias de ensino-aprendizagem, e não como meros recursos de demonstração.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ESTRATÉGIAS DE INCLUSÃO EM EAD TIC em tecnologias educativas: como estratégias de ensino-aprendizagem, e não como meros recursos de demonstração."— Transcrição da apresentação:

1

2 ESTRATÉGIAS DE INCLUSÃO EM EAD

3 TIC em tecnologias educativas: como estratégias de ensino-aprendizagem, e não como meros recursos de demonstração.

4 A DIVERSIDADE É PEDAGÓGICA O que caracteriza a diversidade na EAD? – formatos que viabilizem a comunicação de todos com todos e a educação com seus diversos aspectos. ABERTA E COLABORATIVA – um sistema de troca,(co)construção de conteúdos e metodologias que visem a ampliação da autonomia. O que caracteriza a diversidade na EAD? – formatos que viabilizem a comunicação de todos com todos e a educação com seus diversos aspectos. ABERTA E COLABORATIVA – um sistema de troca,(co)construção de conteúdos e metodologias que visem a ampliação da autonomia.

5 FORMAS DE APRENDER – construção do conhecimento Diferenças X legitimidade da apreensão do sujeito FORMAS DE APRENDER – construção do conhecimento Diferenças X legitimidade da apreensão do sujeito

6 EAD, Educação aberta, Educação online - contexto diferenciado de flexibilidade pedagógica – metodologia, procedimentos..... Tecnologia – produtora e potencializadora de recursos ou ferramentas para a construção de espaços e contextos com culturas e especificidades próprias. EAD, Educação aberta, Educação online - contexto diferenciado de flexibilidade pedagógica – metodologia, procedimentos..... Tecnologia – produtora e potencializadora de recursos ou ferramentas para a construção de espaços e contextos com culturas e especificidades próprias.

7 NECESSIDADES? Compreensão pedagógica quanto aos estilos de aprendizagem

8 Estilos de aprendizagem segundo Alonso e Galego(2002) Keef (1998) Garcia Cue (2007): Cognitivos, afetivos, fisiológicos- ambiente, cultura, psicológico, comodidade desenvolvimento e personalidade esses estilos não são para medir os estilos de cada indivíduo, mas para identificar a predominância na forma de cada um aprender e com isso elaborar (Okada,2010) Estilos de aprendizagem segundo Alonso e Galego(2002) Keef (1998) Garcia Cue (2007): Cognitivos, afetivos, fisiológicos- ambiente, cultura, psicológico, comodidade desenvolvimento e personalidade esses estilos não são para medir os estilos de cada indivíduo, mas para identificar a predominância na forma de cada um aprender e com isso elaborar (Okada,2010)

9 Nova forma de pensar o CURRÍCULO Com mídias interativas, aprendizagem aberta, colaborativa – que vão além da auto aprendizagem e das interfaces da mídia de massa.

10 Nova forma de pensar o CURRÍCULO Exigem: – Ressignificação das práticas pedagógicas – Recursos educacionais abertos (REA) – Bibliotecas digitais – Portais – Objetos virtuais de aprendizagem Um horizonte de possibilidades Exigem: – Ressignificação das práticas pedagógicas – Recursos educacionais abertos (REA) – Bibliotecas digitais – Portais – Objetos virtuais de aprendizagem Um horizonte de possibilidades

11 © 2010 – Todos os direitos reservados. Uso exclusivo no Sistema de Ensino Presencial Conectado.


Carregar ppt "ESTRATÉGIAS DE INCLUSÃO EM EAD TIC em tecnologias educativas: como estratégias de ensino-aprendizagem, e não como meros recursos de demonstração."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google