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UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul Recursos Abertos: produção, disponibilização e compartilhamento de conteúdos IV Seminário de Pesquisa.

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1 UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul Recursos Abertos: produção, disponibilização e compartilhamento de conteúdos IV Seminário de Pesquisa em EaD Luis Roque Klering – EA/UFRGS e EGC/UFSC

2 29/4/ Acesso à Educação Que futuro queremos? (miragens para o país) Brasil desenvolvido e justo -Estratégia fundamental para alcançar um desenvolvimento sustentável: acesso à Educação

3 29/4/ Acesso à Educação Opções de acesso à educação: universidades abertas, programas de formação continuada, e recursos educacionais abertos, dentre outras. Facilitador desse crescente acesso ao conhecimento e à inclusão: a Tecnologia

4 29/4/ Acesso à Educação Brasil e o acesso a Universidades: enorme lacuna a ser preenchida, a educação continuada e profissionalizante, bem como a educação aberta e a distância constituem importantes meios de acesso ao ensino superior; Educação a distância: capaz de preencher lacunas em relação à educação presencial

5 29/4/ Demandas da educação contemporânea Demandas da educação superior contemporânea: flexibilidade e variedade de horários e de locais de aprendizagem; variedade e qualidade de formações; escala (maior quantidade) e custos (menores); aprendizagem com maior qualidade (pedagogia mais contemporânea, alcance de metas práticas e complexas, formação de pessoas mais autônomas, sociais e cidadãs)

6 29/4/ Modelos antigo e novo de educação Modelo tradicional de ensino (presencial): professor dono do saber; hierarquia; unidimensionalidade; recursos (tecnologia): de oficina; materiais de ensino: físicos, com acesso limitado lugar e horário: salas físicas, em horários pré- definidos, de acesso limitado/difícil, e com exercício de papeis bem distintos

7 29/4/ Modelos antigo e novo de educação Modelo novo de ensino (a distância/flexível): professor como coordenador e catalisador do processo de aprendizagem; menos hierarquia, mais pluralidade; recursos (tecnologia): de uma estação de atuação: TICs e AVAs com diferentes ferramentas, com possibilidade de atuação em equipe; material de aprendizagem: objetos de aprendizagem, arquivos virtuais próprios e da internet

8 29/4/ Modelos antigo e novo de educação Modelo novo de ensino (a distância/flexível): lugar e horário: em qualquer lugar; em horários quaisquer (tarefas assíncronas) ou pré-definidos (atividades síncronas)

9 29/4/ Papel dos Rec. Educacionais Abertos Papel dos Recursos Educacionais Abertos no acesso à educação: representam uma possibilidade de democratização do acesso ao conhecimento e à educação superior gratuita; Via uso de tecnologias de comunicação e informação, é possível disponibilizar conteúdos de aprendizagem úteis, variados e interessantes, adaptáveis, traduzíveis e reutilizáveis em diferentes contextos de educacionais.

10 29/4/ Caract. dos Rec. Educ. Eletrônicos Características dos Recursos Educacionais Eletrônicos: tem custo fixo de produção; podem ser multiplicados e difundidos indefinidamente (não se desgastam); são acessíveis de qualquer lugar, a custo mínimo (não tem custos de transação); podem ser ajustados/melhorados de forma continuada e inúmeras vezes; podem ser experimentados (na forma de simulações) com menores custos

11 29/4/ Caract. Dos Rec. Educ. Eletrônicos Características dos Recursos Educacionais Eletrônicos: Permitem acesso, localização, manuseio e manutenção muitíssimo mais fáceis e baratos (exemplo: acesso a uma biblioteca virtual como do Google, e uma biblioteca física).

12 29/4/ Estratégias de ampliação dos REA Estratégias de ampliação da produção, disponibilização e compartilhamento de conteúdos educacionais virtuais abertos Valorização dos acervos digitais, pelas instituições, como sendo capitais de conhecimento; envidando prioridade de esforços nesses, em relação às bibliotecas físicas; estímulos à geração e organização de crescentes acervos digitais, em termos de artigos, objetos virtuais de aprendizagem, experimentos e outros;

13 29/4/ Estratégias de ampliação dos REA Estratégias de ampliação da produção, disponibilização e compartilhamento de conteúdos educacionais virtuais promoção de modelos pedagógicos mais condizentes com a nova modalidade de ensino, estimulando a utilização de recursos que demandem compartilhamento do saber: uso de foruns, produções compartilhadas (textos produzidos em conjunto, jogos de aprendizagem em equipe), uso de linguagens e padrões abertos;

14 29/4/ Estratégias de ampliação dos REA Estratégias de ampliação da produção... busca de patrocínios a cursos; e para a geração e disponibilização de recursos educacionais; institucionalização da publicização da produção em instituições públicas; início da institucionalização da disponibilização aberta dos conteúdos produzidos em Universidades, inclusive das aulas (promoção de um programa de transparência para a produção acadêmica).

15 29/4/ Referências Bibliográficas SANTOS, Andreia Inamorato dos. Recursos Educacionais Abertos: Novas Perspectivas para a Inclusão Educacional Superior via EAD. Disponível em Acessado em 27/06/2012.

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