A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

INFORMATICA NA EDUCAÇÃO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "INFORMATICA NA EDUCAÇÃO"— Transcrição da apresentação:

1 INFORMATICA NA EDUCAÇÃO
Nomes:Lúcio Lewgoy Tiago Junges

2 Introdução Nosso trabalho tem como objetivo apresentar os pontos positivos e negativos da utilização da informática na educação, tanto em nível fundamental como em nível superior. Serão destacadas algumas das novas tendências desta pratica nos campos educacionais. Iremos mostrar também o inicio do uso da informática na educação nos E.U.A e no Brasil, tanto em universidades com no ensino médio e fundamental.

3 O Início do Uso (E.U.A) O início da informática na educação nos Estados Unidos, no princípio dos anos 70, não foi muito diferente do que aconteceu no Brasil. Os recursos que existiam em 1975 eram semelhantes aos que existiam no Brasil, o uso do giz e quadro-negro. Por outro lado, as universidades já dispunham de muitas experiências sobre o uso do computador na educação. No início da década de 90, o uso do computador foi inserido em todos os níveis da educação americana.

4 O Uso no Brasil Início da década de 70
Universidades pioneiras: UFRJ (1973), UFRGS (1973), UNICAMP (1974). 1975: Introdução de computadores no ensino do segundo grau(programa de reformulação do ensino) Primeiro e Segundo seminário nacional de informática na educação (EDUCOM) O objetivo principal era o de provocar mudanças pedagógicas profundas e não, simplesmente, a automação do ensino.

5 Informática na Educação Especial
Utilizar os recursos de um ambiente computacional e telemático, desenvolvendo as potencialidades cognitivas de alunos com necessidades educacionais especiais. Torná-los mais autônomos no equacionamento e solução dos próprios problemas, utilizando de maneira eficaz seu raciocínio lógico-dedutivo, capacitando-os a uma melhor interação com as pessoas e com seu meio, além de, em alguns casos, prepará-los para um trabalho efetivo.

6 Pontos Positivos e Pontos Negativos
O uso da informática na educação pode trazer muitos benefícios para os alunos, como: o acesso rápido à informações necessárias, através da Internet e outras mídias; a utilização do entretenimento (jogos e programas educativos) como a arma para facilitar a passagem de conteúdo aos alunos do ensino fundamental; além do fato de estimular familiarização dos alunos com o computador e outras mídias, que são altamente necessários para se “sobreviver” no mercado de trabalho. Com a facilidade que a informática proporciona aos alunos para o acesso ao conteúdo, os alunos acabam esquecendo de algumas mídias mais “primitivas”, como os livros, jornais, etc. Muitas vezes pode-se encontrar, na Internet, ou se conseguir por meios de disquetes e CDs, trabalhos já prontos, o que não exigem em nada o esforço do aluno na procura e pesquisa de trabalhos e conteúdos, ministrados pelo corpo docente.

7 Novas Tendências Mesmo as pessoas tendo uma proximidade crescente com a informática, inclusive com a comunicação via Internet, seja através de correio eletrônico, seja por meio de salas de bate papo existe a crença de que não ocorre aprendizagem sem um contato direto ou síncrono entre professor e aluno o que é uma das características da Educação a Distância.

8 Novas Tendências A Educação a Distância é uma estratégia educativa baseada na aplicação da tecnologia à aprendizagem, sem limitação do lugar, tempo, ocupação ou idade dos alunos. Pessoas com acesso a computador: Não 20% Sim Não Sim 80%

9 Novas Tendências Há também, a cada dia, o surgimento de novos aplicativos que ajudam na educação de crianças e adultos, desde Atlas até joguinhos para aprender a tabuada.

10 Conclusão O uso da informática na educação está evoluindo cada vez mais, nos trazendo muitos benefícios e facilidades, que devem ser utilizados com moderação, para não se tornarem elementos de exclusão das mídias antigas (livros, jornais, etc.).


Carregar ppt "INFORMATICA NA EDUCAÇÃO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google