A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

RECURSOS DE INFORMÁTICA NO ENSINO DA GEOMETRIA PLANA (5ª à 8ª SÉRIE)

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "RECURSOS DE INFORMÁTICA NO ENSINO DA GEOMETRIA PLANA (5ª à 8ª SÉRIE)"— Transcrição da apresentação:

1 RECURSOS DE INFORMÁTICA NO ENSINO DA GEOMETRIA PLANA (5ª à 8ª SÉRIE)
CENTRO EDUCACIONAL MESSINA RECURSOS DE INFORMÁTICA NO ENSINO DA GEOMETRIA PLANA (5ª à 8ª SÉRIE) Cláudia Bragança Gonçalves

2 INTRODUÇÃO

3 Considerando que propostas para pôr em práticas os novos conhecimentos adquiridos serão mais significativas se realizadas por meio de jogos, desafios lúdicos, fatos que façam parte do dia-a-dia do educando e a informática, este projeto pretende, usando o programa Cabri-Géomètre e outros recursos da internet, apresentar os conteúdos da geometria plana do Ensino Fundamental de forma que o aluno assimile e vivencie esses conteúdos.

4 O Cabri-Géomètre é um software que permite construir todas as figuras da geometria elementar que podem ser traçadas com a ajuda de uma régua e de um compasso. Uma vez construídas, as figuras podem se movimentar conservando as propriedades que lhes haviam sido atribuídas.

5 O software Cabri-géomètre já está sendo utilizado em diversas Escolas e Universidades de todo o Brasil. Ele é uma ferramenta que está proporcionando uma melhoria no ensino e estudo da matemática.

6 DESENVOLVIMENTO

7 Os conteúdos serão apresentados em sala de aula através de aula expositiva;
Resolução de exercícios resolvidos individualmente e em grupos; Construção de figuras geométricas no Cabri-géomètre;

8 Comprovação das propriedades das figuras geométricas através do Cabri-géomètre;
Construção do Tangram no Cabri-géomètre e formação de figuras usando as suas sete peças em jogos específicos encontrados na internet.

9 COMO SERÁ APLICADO

10 Os conteúdos serão iniciados em sala de aula, seguindo orientações do livro texto. O próximo passo será levar os alunos para o laboratório de informática para que eles possam construir as figuras estudadas, comprovar as propriedades conhecidas e construir o Tangram aplicando essas propriedades.

11 CONCLUSÃO

12 Muito se discute sobre o uso de computadores e a influência dos jogos eletrônicos na formação de nossas crianças e adolescentes. Acabamos constatando que “os meios tecnológicos vieram para ficar; mas devemos evitar os excessos”.

13 Será essa expressão suficiente para resolver nossas preocupações?

14 Essa discussão não acaba, pois novidades tecnológicas não param de surgir. O que precisamos é estar aptos a utilizar todos os meios possíveis para enfrentar os desafios que o ensino nos apresenta.

15 Essa discussão não acaba, pois novidades tecnológicas não param de surgir. O que precisamos é estar aptos a utilizar todos os meios possíveis para enfrentar os desafios que o ensino nos apresenta.

16 A Matemática da sala pode melhorar, e muito, da Informática, seja através de programas específicos, como o Cabri-Géomètre, ou de sites de jogos que desenvolvem o raciocínio lógico. Este projeto pretende, de forma simples e moderna, alcançar os objetivos do ensino da Matemática no Ensino Fundamental.

17 Por toda a parte existe Geometria.
A Matemática, quando a compreendemos bem, possui não somente a verdade, mas também a suprema beleza. Bertrand Russel Por toda a parte existe Geometria. Platão


Carregar ppt "RECURSOS DE INFORMÁTICA NO ENSINO DA GEOMETRIA PLANA (5ª à 8ª SÉRIE)"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google