Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouDiego Rodrigues Alterado mais de 11 anos atrás
1
RECURSOS DE INFORMÁTICA NO ENSINO DA GEOMETRIA PLANA (5ª à 8ª SÉRIE)
CENTRO EDUCACIONAL MESSINA RECURSOS DE INFORMÁTICA NO ENSINO DA GEOMETRIA PLANA (5ª à 8ª SÉRIE) Cláudia Bragança Gonçalves
2
INTRODUÇÃO
3
Considerando que propostas para pôr em práticas os novos conhecimentos adquiridos serão mais significativas se realizadas por meio de jogos, desafios lúdicos, fatos que façam parte do dia-a-dia do educando e a informática, este projeto pretende, usando o programa Cabri-Géomètre e outros recursos da internet, apresentar os conteúdos da geometria plana do Ensino Fundamental de forma que o aluno assimile e vivencie esses conteúdos.
4
O Cabri-Géomètre é um software que permite construir todas as figuras da geometria elementar que podem ser traçadas com a ajuda de uma régua e de um compasso. Uma vez construídas, as figuras podem se movimentar conservando as propriedades que lhes haviam sido atribuídas.
5
O software Cabri-géomètre já está sendo utilizado em diversas Escolas e Universidades de todo o Brasil. Ele é uma ferramenta que está proporcionando uma melhoria no ensino e estudo da matemática.
6
DESENVOLVIMENTO
7
Os conteúdos serão apresentados em sala de aula através de aula expositiva;
Resolução de exercícios resolvidos individualmente e em grupos; Construção de figuras geométricas no Cabri-géomètre;
8
Comprovação das propriedades das figuras geométricas através do Cabri-géomètre;
Construção do Tangram no Cabri-géomètre e formação de figuras usando as suas sete peças em jogos específicos encontrados na internet.
9
COMO SERÁ APLICADO
10
Os conteúdos serão iniciados em sala de aula, seguindo orientações do livro texto. O próximo passo será levar os alunos para o laboratório de informática para que eles possam construir as figuras estudadas, comprovar as propriedades conhecidas e construir o Tangram aplicando essas propriedades.
11
CONCLUSÃO
12
Muito se discute sobre o uso de computadores e a influência dos jogos eletrônicos na formação de nossas crianças e adolescentes. Acabamos constatando que “os meios tecnológicos vieram para ficar; mas devemos evitar os excessos”.
13
Será essa expressão suficiente para resolver nossas preocupações?
14
Essa discussão não acaba, pois novidades tecnológicas não param de surgir. O que precisamos é estar aptos a utilizar todos os meios possíveis para enfrentar os desafios que o ensino nos apresenta.
15
Essa discussão não acaba, pois novidades tecnológicas não param de surgir. O que precisamos é estar aptos a utilizar todos os meios possíveis para enfrentar os desafios que o ensino nos apresenta.
16
A Matemática da sala pode melhorar, e muito, da Informática, seja através de programas específicos, como o Cabri-Géomètre, ou de sites de jogos que desenvolvem o raciocínio lógico. Este projeto pretende, de forma simples e moderna, alcançar os objetivos do ensino da Matemática no Ensino Fundamental.
17
Por toda a parte existe Geometria.
A Matemática, quando a compreendemos bem, possui não somente a verdade, mas também a suprema beleza. Bertrand Russel Por toda a parte existe Geometria. Platão
Apresentações semelhantes
© 2025 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.