A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Uso de Tecnologias no ensino da Matemática Equipe responsável pela composição: Dilo Marquesine Igor Breda Ferraço Joel Nogueira Gonçalves.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Uso de Tecnologias no ensino da Matemática Equipe responsável pela composição: Dilo Marquesine Igor Breda Ferraço Joel Nogueira Gonçalves."— Transcrição da apresentação:

1 Uso de Tecnologias no ensino da Matemática Equipe responsável pela composição: Dilo Marquesine Igor Breda Ferraço Joel Nogueira Gonçalves

2 Uso de Tecnologias no ensino da Matemática O que é Tecnologia?

3 Uso de Tecnologias no ensino da Matemática Há muitas formas de compreender a tecnologia. Para alguns ela é fruto do conhecimento científico especializado.

4 Uso de Tecnologias no ensino da Matemática Podemos também definir como qualquer artefato, método ou técnica criado pelo homem para: -Tornar seu trabalho mais leve; -Locomoção e comunicação mais fáceis; -Tornar sua vida mais satisfatória, agradável e divertida (conforto).

5 Uso de Tecnologias no ensino da Matemática A tecnologia não é algo novo, na verdade, é quase tão velha quanto o próprio homem.

6 Uso de Tecnologias no ensino da Matemática Em síntese, para alguns ela é fruto do conhecimento científico especializado ou de forma mais ampla, como qualquer artefato, método ou técnica criado pelo homem para tornar seu trabalho mais significativo.

7 Uso de Tecnologias no ensino da Matemática Tecnologia na educação, é possível?

8 Uso de Tecnologias no ensino da Matemática No que diz respeito ao uso das tecnologias no ensino, Levy (1995) afirma que Não há informática em geral, nem essência congelada do computador, mas sim um campo de novas tecnologias intelectuais, aberto, conflituoso e parcialmente indeterminado. Nada está decidido a priori.

9 Uso de Tecnologias no ensino da Matemática A questão da utilização desses recursos na educação, ocupa uma posição central, que é importante refletir as mudanças educacionais provocadas por essas tecnologias, propondo novas práticas docentes e buscando proporcionar experiências de aprendizagem significativas para os alunos.

10 Uso de Tecnologias no ensino da Matemática A presença das tecnologias, principalmente do computador, requer das instituições de ensino e do professor novas posturas frente ao processo de ensino e de aprendizagem.

11 Uso de Tecnologias no ensino da Matemática Essa educação necessitará de um professor mediador do processo de interação tecnologia/aprendizagem, que desafie constantemente os seus alunos com experiências de aprendizagem significativas.

12 Uso de Tecnologias no ensino da Matemática O computador precisa ser visto como mais uma possibilidade de representar o conhecimento e buscar novas alternativas e estratégias para se compreender a realidade.

13 Uso de Tecnologias no ensino da Matemática É necessário criar diferentes formas de aprendizagem e de ensino com o auxílio da tecnologia, numa proposta pedagógica que tenha como centro o aluno e suas necessidades de aprendizado.

14 Uso de Tecnologias no ensino da Matemática Maria Luíza Belloni enfatiza a realidade de perplexidade e despreparo dos professores na escola, frente às mudanças trazidas pelas tecnologias. Em seu artigo TECNOLOGIA, SOCIEDADE E OUTRAS ABSTRAÇÕES, apresenta soluções, como segue:

15 Uso de Tecnologias no ensino da Matemática Acreditamos que no campo emergente de inter-relação entre os processos de comunicação e educação, já existem alguns pontos de referência que são importantes destacar e que podemos assim resumir:....

16 Uso de Tecnologias no ensino da Matemática à formação de educadores sintonizados com as novas linguagens presentes nas mídias, deve corresponder a formação de comunicadores mais sintonizados com as funções educacionais das mídias e sua responsabilidade social.

17 Uso de Tecnologias no ensino da Matemática Da mesma forma que o espaço escolar necessita deixar entrar as mídias, é imprescindível que os espaços comunicacionais ou midiáticos voltem- se mais para objetivos realmente educativos, tentando escapar à lógica mercantil.

18 Uso de Tecnologias no ensino da Matemática A formação de comunicadores e educadores é condição sine qua non para que isto ocorra, embora infelizmente esteja longe de ser condição suficiente. (BELLONI, 2005)

19 Uso de Tecnologias no ensino da Matemática... o computador pode enriquecer ambientes de aprendizagem onde o aluno, interagindo com os objetos desse ambiente, tem a chance de construir seu conhecimento.... (VALENTE,1998.p. 30).

20 Uso de Tecnologias no ensino da Matemática Utilização de softwares no ensino da matemática A ferramenta computacional é uma das possibilidades de trabalho em sala de aula, ocupando papel de destaque nas orientações expressas nos Parâmetros Curriculares Nacionais.

21 Uso de Tecnologias no ensino da Matemática Os aplicativos educacionais de Matemática devem ser utilizados de modo a favorecer a aprendizagem nos diferentes níveis de ensino, para além da memorização dos resultados dessa ciência, favorecendo o saber pensar matemático.

22 Uso de Tecnologias no ensino da Matemática Softwares mais utilizados: Winplot; Geogebra; Poly; Cabri – Géomètre; Maple; Mathematica;

23 Uso de Tecnologias no ensino da Matemática O Winplot é um software matemático muito eficiente e versátil na plotagens de gráficos de funções (de uma ou duas variáveis), além de fácil utilização ele poder ser rodado em computadores menos modernos.

24 Uso de Tecnologias no ensino da Matemática O GeoGebra é um software gratuito de matemática dinâmica que reúne recursos de geometria, álgebra e cálculo, com a vantagem didática de apresentar, duas representações diferentes de um mesmo objeto que interagem entre si: sua representação geométrica e sua representação algébrica.

25 Uso de Tecnologias no ensino da Matemática POLY - é uma ferramenta matemática simples para o aprendizado da Geometria Espacial. Aplicativo interativo com figuras tridimensionais (147 figuras), cujas cores, e posição podem ser modificadas, pode-se, também planificar totalmente ou gradualmente.

26 Uso de Tecnologias no ensino da Matemática O Cabri-Géomètre é um software que permite construir todas as figuras da geometria elementar que podem ser traçadas com a ajuda de uma régua e de um compasso. Uma vez construídas, as figuras podem se movimentar conservando as propriedades que lhes haviam sido atribuídas.

27 Uso de Tecnologias no ensino da Matemática O Cabri-Géomètre permite ao professor criar livremente atividades para suas aulas, ele é assim caracterizado como um software aberto. Ele pode ser utilizado desde o primário até a Universidade em diversas áreas como Matemática, Física e Desenho Artístico.

28 Uso de Tecnologias no ensino da Matemática O Maple é uma linguagem de computação que possui quatro aspectos gerais; algébricos, numéricos, gráficos e de programação. Todos estes aspectos estão integrados formando um corpo único.

29 Uso de Tecnologias no ensino da Matemática O Mathemática é um software que implementa um sistema de álgebra computacional. Está além de uma linguagem de programação, pois contém biblioteca de programação pronta a ser usada, nos mais diversos fins, em várias áreas das ciências exatas.


Carregar ppt "Uso de Tecnologias no ensino da Matemática Equipe responsável pela composição: Dilo Marquesine Igor Breda Ferraço Joel Nogueira Gonçalves."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google