A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ALZIRA MARIA LIEDTKE BECKER CRISTIANE STRAIOTO DINIZ

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ALZIRA MARIA LIEDTKE BECKER CRISTIANE STRAIOTO DINIZ"— Transcrição da apresentação:

1 ALZIRA MARIA LIEDTKE BECKER CRISTIANE STRAIOTO DINIZ
SOFTWARE DINÂMICO ALZIRA MARIA LIEDTKE BECKER CRISTIANE STRAIOTO DINIZ

2 O que é o GeoGebra? É um software de matemática dinâmica para utilizar em ambiente de sala de aula, que reúne GEOmetria, álGEBRA e cálculo. Recebeu muitos prêmios internacionais incluindo o prêmio software educacional Alemão e Europeu.

3 Foi desenvolvido em 2001 pelo austríaco Markus Hohenwarter, professor e pesquisador da Universidade de Salzburg/Áustria, na área de Informática Aplicada à Educação Matemática.

4 Markus Hohenwarter

5 CARACTERÍSTICAS GERAIS Gratuito: pode ser distribuído livremente
CARACTERÍSTICAS GERAIS Gratuito: pode ser distribuído livremente. Construções podem ser disponibilizadas na internet. Roda em qualquer sistema (Windows, LINUX). Comunicação direta com os autores. Assistência técnica e correção de bugs. Incorporação de novos recursos.

6 Permite a abordagem de conteúdos da Educação Básica como geometria e funções. Com a sua utilização, o professor poderá melhorar a compreensão dos alunos pela visualização da representação algébrica e gráfica.

7 ÁREA DE TRABALHO ALGÉBRICA: coordenadas de pontos, equações de retas, funções, áreas e comprimentos. GRÁFICA: sistema de eixos coordenados. ENTRADA: campo destinado à entrada dos comandos que definem os objetos.

8

9 Os objetos criados, imagens com representações obtidas pelo software GeoGebra, podem ser utilizados pelos professores em atividades impressas e na TV Multimídia.

10 Acesso GeoGebra PRD Menu Aplicativos Educação Matemática GeoGebra

11 Podemos exportar construções obtidas pelo GeoGebra como figuras no fomato PNG. Estas imagens podem ser salvas novamente no formato JPG, exibido pela TV Multimídia.

12 Atividade 1: 1. 1 Trace uma reta que passa pelos pontos A e B. 1
Atividade 1: 1.1 Trace uma reta que passa pelos pontos A e B Construa um segmento de reta determinado por dois pontos cuja medida é de 10 unidades Construa um hexágono, identificando seus ângulos.

13 1.4 Construa um triângulo e identifique o seu incentro denominando-o de P. Incentro é o ponto de encontro das bissetrizes de um triângulo. Movimente os vértices e verifique a manutenção da propriedade Construa um segmento AB e seu ponto médio M Construa duas retas r e s paralelas. construa agora uma reta t paralela equidistante às retas r e s.

14 1. 7 Construa um quadrilátero inscrito em uma circunferência
1.7 Construa um quadrilátero inscrito em uma circunferência. Movimente os vértices do quadrilátero, quando ele se torna um quadrado Altere as características do quadrilátero, como cor, espessura da linha, nome dos pontos. (botão direito do mouse).

15 1.9 Construa duas circunferências a e b, de tal forma que uma seja tangente interna da outra no ponto P Faça a reflexão de um ponto através de uma reta.

16 Atividade 2 2. 1 Construa um polígono regular de 4 lados; 2
Atividade Construa um polígono regular de 4 lados; 2.2 Clicando com o botão direito, sobre a figura, entre em propriedades e altere a cor para azul; 2.3 Determine as bissetrizes dos ângulos  e B.

17 2. 4 Marque o ponto de intercecção entre as bissetrizes; 2
2.4 Marque o ponto de intercecção entre as bissetrizes; 2.5 Inscreva este quadrado em uma circunferência com centro no ponto E; 2.6 Abra a janela de Álgebra (se for o caso) na barra de ferramentas exibir; 2.7 Determine a área do círculo e a do quadrado;

18 2.8 Determinar a área entre o círculo e o quadrado: a) observe que na janela de álgebra está escrito áreag e poly1; b) no campo de entrada digite áreag- poly1; c) na janela de álgebra aparecerá o número h;

19 d) selecione a ferramenta de texto clicando em qualquer ponto da tela; e) na janela aberta escreva Área-excedente= f) depois clique sobre o número h, acione a opção fórmula latex e aplicar.

20 Conteúdos ENSINO FUNDAMENTAL Estudo das figuras planas, perímetros, áreas, medidas dos ângulos, os Teoremas de Tales e Pitágoras, O Teorema Fundamental da Semelhança, eixos coordenados e planos cartesianos.

21 Conteúdos ENSINO MÉDIO Primeiro ano: noções de funções, trigonometria do triângulo retângulo. Geometria plana (semelhança, congruência e representações de figuras planas).

22 Conteúdos ENSINO MÉDIO Segundo ano: funções trigonométricas
Conteúdos ENSINO MÉDIO Segundo ano: funções trigonométricas. Trigonometria do triângulo qualquer e da primeira volta. Comprimentos, perímetros e áreas.

23 Conteúdos ENSINO MÉDIO Terceiro ano: geometria analítica: representações do plano cartesiano e equações; intersecção e posições relativas de figuras planas.

24 Referências GeoGebraWiki. Disponível em:http://www. geogebra
Referências GeoGebraWiki. Disponível em: Acesso em 06 maio de GeoGebra: Aplicações ao Ensino de Matemática. Material pedagógico de apoio produzido pelo Departamento de Matemática da UFPR. Março de Geogebra: Curso de Softwares Educacionais. Material produzido por Revelino José Petla, etal.


Carregar ppt "ALZIRA MARIA LIEDTKE BECKER CRISTIANE STRAIOTO DINIZ"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google