A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Apresentação de sequência didática Professora: Alessiane de Oliveira Freitas.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Apresentação de sequência didática Professora: Alessiane de Oliveira Freitas."— Transcrição da apresentação:

1 Apresentação de sequência didática Professora: Alessiane de Oliveira Freitas

2 Motivar o processo de aprendizagem da geometria através da visualização, construir as formas geométricas; Desenvolver noções de área e perímetro de figuras plana; Calcular área e perímetro das figuras geométricas: triângulo; Construir figuras geométricas; Utilizar fórmulas matemáticas desenvolvendo operações e conceitos sobre medidas; Comparar as áreas de superfície.

3 Construção de figuras geométricas planas; Unidade de medidas; Área e perímetro; Operações básicas.

4 03 aulas.

5 Papel cartão; Lápis; Régua Borracha.

6 Aula expositiva e dialogada a fim de relembrar conceitos de geometria plana, enfatizando as fórmulas para calcular área e perímetro de figuras planas.

7 Foi proposto aos alunos uma pesquisa extraclasse sobre área e perímetro de figuras planas.

8 Construção das figuras geométricas em sala de aula.

9 Apresentação dos trabalhos pelos grupos em sala de aula.

10 PAT IV A

11 Os alunos foram avaliados durante a realização da atividades propostas (pesquisa e construção) e através da apresentação dos trabalhos. Foi realizada uma análise dos trabalhos concluídos e também dos não concluídos. Utilizei os critérios de qualidade e organização dos trabalhos e atribui notas de 0 a 5 pontos.

12

13

14 No plano, triângulo (também aceito como trilátero) é a figura geométrica que ocupa o espaço interno limitado por três linhas retas que concorrem, duas a duas, em três pontos diferentes formando três lados e três ângulos internos que somam 180°. Também se pode definir um triângulo em superfícies gerais. Nesse caso, são chamados de triângulos geodésicos e têm propriedades diferentes. Também podemos dizer que o triângulo é a união de três pontos não-colineares (pertencente a um plano, em decorrência da definição dos mesmos), por três segmentos de reta. O triângulo é o único polígono que não possui diagonais e cada um de seus ângulos externos é suplementar do ângulo interno adjacente. O perímetro de um triângulo é a soma das medidas dos seus lados. Denomina-se a região interna de um triângulo de região convexa (curvado na face externa) e a região externa de região côncava (curvado na face interna).

15 Triângulo Escaleno:O triângulo escaleno possui os três lados e os três ângulos diferentes. Neste triângulo podemos observar ainda que temos dois ângulos agudos nas bases e um ângulo obtuso e assim podemos classificá-lo quanto aos ângulos como OBTUSÂNGULO (Que veremos mais a seguir).

16 Triângulo Isósceles:O triângulo isósceles possui dois de seus lados com as mesmas medidas cujo um lado tenha sempre um ângulo reto e dois agudos. E assim podemos classificá-lo quanto aos ângulos como RETÂNGULO(Que veremos mais a seguir).

17 Triângulo Equilátero:O triângulo equilátero possui os seus três lados com as mesmas medidas cujo tendo quase sempre 3 ângulos agudos. E assim podemos classificá-lo quanto aos ângulos como ACUTÂNGULO(Que veremos mais a seguir).

18 OBTUSÂNGULO é um triângulo que possui um ângulo obtuso, ou seja, maior que 90º e menor que 180º. RETÂNGULO é um triângulo que possui todos os ângulos agudos, ou seja, menor que 90º e maior que 0º. ACUTÂNGULO é um triângulo que possui todos os ângulos internos agudos, ou seja, as medidas dos ângulos são menores do que 90º.

19 Observe a figura ao lado. A letra h representa a medida da altura do triângulo, assim como letra b representa a medida da sua base. A área do triângulo será metade do produto do valor da medida da base, pelo valor da medida da altura, tal como na fórmula abaixo: A área deste triângulo é 12,25 cm 2.

20 P_t Obtemos o perímetro de um triângulo pela soma de seus lados. P_t P=L+L+L P=4+6+3 P=13cm P_t Ou seja o perímetro do triângulo do exemplo é de 13 cm.

21

22 O quadrado é a figura geométrica formada por quatro linhas retas de mesma longitude, denominados lados, que formam ângulos perfeitamente retos nos pontos de união entre elas (esquinas a 90º). O quadrado é uma figura muito estável e de caráter permanente, associada a conceitos como estabilidade, permanência, honestidade, retidão, limpeza, esmero e equilíbrio. A figura derivada do quadrado por modificação de seus lados é o retângulo, de propriedades análogas ao quadrado, apesar de sugerir menos perfeição e estabilidade. O quadrado expressa direcionamento horizontal e vertical, referência primária com respeito ao equilíbrio e o bem-estar. É menos proponente e mais neutro que os retângulos, porém mais sólido. Convida a olhar seu centro e passear a olhada em espiral em volta desse ponto.

23 P_q Perímetro é a soma dos lados de uma figura. Vamos calcular qual é o perímetro de um quadrado. P_q P=L+L+L+L P=8*4 P=32 P_q Ou seja a medida de perímetro do quadrado do exemplo é de 32 cm.

24 Para calcular a área de um quadrado, basta elevar ao quadrado a medida de um lado. Exemplo: O lado de um quadrado mede 8 cm. A = L x L A= 8×8 A= 64 cm 8 8

25

26 Um retângulo é um paralelogramo cujos lados formam ângulos retos entre si e que, por isso, possui dois lados paralelos verticalmente e os outros dois paralelos horizontalmente. Um retângulo é um paralelogramo cujos lados formam ângulos retos entre si e que, por isso, possui dois pares de lados de mesma medida. Pode-se considerar o quadrado como um caso concreto de um retângulo em que todos os seus lados têm o mesmo comprimento. Retângulo Horizontal Retângulo Vertical

27 A_r A área de um retângulo se resume à Multiplicação da base x a altura. A_r A=L*A A=8*4 A=32 A_r Ou Seja a área de um retângulo com 8 cm de comprimento e 4 de altura É de 32 cm

28 P_r O perímetro de um retângulo obtense pela soma de seus lados. P_r P=L+L+C+C P= P=24cm P_r Logo o perímetro desse retângulo é de 24 cm.

29

30

31

32 Agradecimento Aos coordenadores: Aos coordenadores: - Marco Abreu Santos; - Aparecida Cristina Dias Souza.


Carregar ppt "Apresentação de sequência didática Professora: Alessiane de Oliveira Freitas."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google